Resenha #22 - A Vida, O Universo e Tudo Mais (O Guia dos Mochileiro da Galáxia Vol 3)!



Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em "O Restaurante no Fim do Universo", Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um gruto de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina.
Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros fundamentais para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo.
Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o Universo e tudo mais.


*********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
*********************************************************************
★☆☆☆☆


O volume mais caótico da série até o momento. Uma leitura maçante, extremamente tediosa e enrolada.

Em mais aventura do mochileiro Ford Prefect e Arthur Dent, Douglas Adams nos trás nesse 3º volume de sua trilogia de 5, o lado mais obscuro da história da galáxia. Desta vez, uma terrível ameaça trás com seu surgimento o fim iminente do universo (outra vez). Com mais uma de suas façanhas, envolvendo críticas para a sociedade atual, Adams da assas a sua imaginação e cria o planeta Krikkit, um povo e.t não muito diferente de nós. Em uma verdadeira corrida contra o tempo, Arthur, Ford e todos os outros personagens vão te levar por viagens alucinantes que não possuem limite, seja dos confins do universo ao espaço-tempo modificável.

O tempo é, por assim dizer, o pior lugar onde ficar perdido.” (A Vida, O Universo e Tudo Mais pag: 11)

Terrível essa sensação de impotência, não?” (A Vida, O Universo e Tudo Mais pag: 117)

Esse foi um livro difícil para terminar. Sinceramente, eu pensei diversas vezes em desistir da série por um tempo, mas sou daquele tipo de leitor que quando começa a ler alguma coisa, não para até terminar. Depois de ler O Restaurante no fim do Universo (Vol 2 do Mochileiro), eu imaginava que o terceiro volume, A Vida, o Universo e Tudo Mais, fosse muito melhor. Estava enganado. Foi mais confuso, mais doido e mais tedioso. O enredo ficou muito repetido. As viagens temporais são legais, mas sinceramente, eles necessitavam tanto ressaltar esse detalhe? Quero dizer, falar que uma viagem no tempo vai começar a cada dois parágrafo do capítulo? O terceiro volume teria tudo para ser o mais legal, porque o enredo central, envolvendo o planeta Krikkit era realmente chamativo. Eu só insisti em terminar pelo fato de que me apeguei à base da história. O resto para mim estava insuportável. Os personagens parecem uns malucos, sem noção alguma. Muitas das falas entre Ford e Arthur eu simplesmente dispensei. Não entendia muita coisa (acho que minha mentalidade não é tão evoluída quanto à do Adams). 

Genialidade é algo que não podemos retirar do autor. Suas críticas mascaradas em suas irônicas piadas são insubstituíveis. Seu personagem mais marcante continua sendo Marvim (o robô deprimido). E devo admitir, a criação de Krikkit (uma sociedade submissa aos desejos de outros) foi uma jogada e tanto, quero dizer. As histórias foram escritas há anos atrás, mas vemos tão claramente traços da nossa sociedade atual que simplesmente ficamos boquiabertos. E mesmo minha experiência com esse volume tendo sido péssima, eu o recomendo, afinal cada um tem seu ponto e modo de enxergar, e no fim, isto aqui é apenas minha sugestão. No fim, ele definitivamente não estará na lista dos que eu irei reler.
Ah, mas a minha vida nada é senão uma caixa de engrenagens sem fim.” (A Vida, O Universo e Tudo Mais pag: 47)


Um comentário

  1. Não conhecia o livro
    Mas parece oferecer uma boa leitura

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Expresse-se