Resenha #256 - Intempérie!






Título: Intempérie
Autor: Jesús Carrasco
Editora: Record
Ano: 2015
Especificações: Brochura |180 páginas
ISBN 9788528617085
 Sinopse
Agachado no esconderijo que achou para si, um garoto fugitivo escuta os gritos dos homens que o perseguem. Quando não o encontram, o que lhe resta é uma planície infinita e árida, a qual deve atravessar se quiser ficar longe de uma vez por todas do que provocou sua fuga. Certa noite, seu caminho cruza com o de um pastor de cabras idoso, e, a partir desse momento, tudo mudará na vida dos dois. Intempérie narra a fuga de uma criança através de um país devastado pela seca e regido pela violência. Um mundo isolado, onde não há nomes ou datas. É nesse cenário que o garoto, ainda não totalmente entregue, terá a oportunidade de se iniciar nos dolorosos rudimentos da consciência, ou, pelo contrário, exercer para sempre a violência da qual já provou. Uma estreia vitoriosa, um potencial clássico literário.
Cortesia Editora Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record)


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************




Uma criança sem infância, vítima desde muito cedo de um mundo violento e sem moral, em busca de um recomeço prometido por terras muito além do que seus olhos conseguem enxergar. Perseguido, ele parte em sua jornada, se deparando, não muito distante, daquele que representaria o seu tutor pelos caminhos da consciência e da vida.

Apesar de um enredo simples,  dentro de um universo árido que deforma não só a paisagem como as feições dos personagens através da intempérie, Jesús Carrasco constrói sua narrativa através das sombras de acontecimentos brutais demais para serem pronunciados. E mesmo diante de uma história violenta, vislumbramos através das fissuras abertas pelo autor, sentimentos tão avessos e ao mesmo tempo tão humanos diante da realidade em que esses personagens foram criados. 

Durante toda a obra, nenhum personagem é identificado por um nome, quando muito, alguns são apresentados por apelidos, mas seus principais personagens, como o garoto e o pastor de ovelhas, são identificados exatamente dessa maneira, de forma tão genérica que ao invés de torna-los incógnitos com o desenvolver da narrativa, acaba a exaltar as características que norteiam o seu caráter, assim como o do lugar que os cerca.

A simbologia religiosa também se faz marcante dentro da narrativa de Carrasco, e novamente o autor faz do pouco o muito, demonstrado o significativo, seja numa bíblia nas mãos do pastor de ovelha, seja a estátua de Cristo a se projetar intacta das ruínas de um castelo abandonado. As situações em que cada um desses elementos se apresenta os preenche de novos significados, é simplesmente fantástico.

Dentro de um cenário literário que se volta cada vez mais a modismos e futuros possíveis, Carrasco adentra a este universo, firmando suas raízes com uma realidade crua, simples e vivaz, nos deixando em suspense quanto seus próximos passos, mas tendo a certeza de que será algo tão surpreendente quando seu livro de estreia, Intempérie.


Carrasco Jesús Jaramillo (Olivenza, Badajoz, 1972) é um escritor espanhol, autor do romance Weathering, publicado em 2013 e que foi traduzido para mais de 13 idiomas, tendo ganhando com ele o prêmio de Livro do Ano em Madrid, no mesmo ano do lançamento. 
Jesús Carrasco nasceu em Olivenza em 1972, mas mudou-se para Toledo, cidade onde seu pai trabalhava como professor. Licenciado em Educação Física, exerceu por um bom tempo esta profissão. Em 2005, mudou-se para Sevilha, onde trabalhou como redator, atividade que o despertou para a escrita e o levou a seu sucesso literário.




4 comentários

  1. Oi, Lena!

    Eu não conhecia esse livro, nem o autor, mas me interessei bastante pela estória, narrativas naturalistas me encantam. :)

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro, mas fiquei bastante curioso para saber mais a respeito da obra.
    "Intempérie" me pareceu ser uma leitura bem forte e impactante. Ainda mais abordando temas como a seca e a violência.

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  3. Que livro tabu! Interessantíssimo! Já quero ler. Amo este tema de literatura e sem dúvidas nos toca e nos deixa cheios de reflexões a cerca de tudo o que conhecemos. Quero ler a narrativa deste autor para ver se ele encaixou direitinho um assunto muitas vezes tão polêmico no sentido de causar espanto aos que leem. Tenho a impressão que nem todo mundo pode ler este livro. Obrigado pelas belas impressões Lena! Vou ler, grande beijo!

    Ps: adorei conhecer o blog de vocês. <3

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lena, (Oii David)
    Como estão?
    O livro parece ser interessante e ao mesmo tempo intrigante.

    Parabéns pela resenha!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Expresse-se