Resenha #304 - Sorria, Você Está Sendo Iluminado!






Título: Sorria, Você Está Sendo Iluminado
AutorFelipe Guga
Editora: Galera Record
Ano2015
Especificações: Brochura |96 páginas
ISBN9788501105899
 Sinopse
Um convite ao leitor para visões de mundo mais profundas, ideias jovens e novas atitudes.
Como descreveu o jornal O Globo, “foi um coração partido, esse amargo combustível, que empurrou Felipe Guga em direção a uma série de desenhos que fazem sucesso on-line” – já são quase 100 mil seguidores no Instagram.
De Osho a Gandhi, de Jesus a Neil Young. O trabalho do artista se inspira em aforismos diversos, e as frases motivacionais se misturam a desenhos modernos e contestadores para espalhar luz, amor e gratidão.
Guga traz consigo o dom de acender a esperança nos corações dos que o seguem, mas também sabe adotar um tom provocador, daquele que nos tira da zona de conforto do dia a dia e faz pensar. Sua arte, exposta ao público, vai além do contemplativo.
Um ótimo presente, para os queridos ou para si mesmo, este é um daqueles livros que provoca emoções e faz refletir sobre o poder da fé. Que traduz sentimentos em cores e nos faz sorrir, quando confrontados à iluminação da arte.
Cortesia Editora Galera Record (Grupo Editorial Record)


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************

Sorria, Você Está Sendo Iluminado é um livro fofo, tocante e muito reflexivo. Em suas páginas, não espere uma leitura engrandecedora cheia de aprendizagem. Pelo contrário, são os textos sintéticos e simples que fazem da obra um apurado tão emocionante de sentimentos, causando uma nostalgia, liberdade e leveza ao leitor.

O livro lista meras 96 páginas, sendo que todas são ilustradas com pinturas vivas, atrativas e carregadas de significado sobre a mensagem que cada páginas trás. Desta maneira, a obra não entra em uma categoria auto ajuda, mas serve para não só fazer o leitor refletir um pouco mais sobre si, como também se identificar, em algumas passagens, sobre atitudes que pode tomar. Guga tomou o cuidado não só conscientizar as pessoas, em seus textos, como também, falar, talvez, um pouco do individual de cada um. Algumas mensagens trazem um tom mais apelativo, conscientizador, pedindo ao leitor que tente diferenciar sua rotina (como por exemplo interagir mais na vida social, ou fortalecer laços), enquanto outras são mais sentimentais, trazendo ideais para o futuro ou para o desenvolvimento dos seus dias. Ainda temos espaço para mensagens bíblicas, sendo algumas modificadas, mas ainda assim, fortes, comoventes.





A narrativa do autor é fluida e muito tocante, de forma que mesmo que os textos sejam lidos rápidos, você ainda para algumas páginas para refletir um pouco sobre o conceito que aquilo pode ter em sua vida. Sorria, Você Está Sendo Iluminado é um livro extremamente voltado para o pessoal, e com certeza, em algum momento, não importa que tipo de leitor você é, encontrará uma mensagem que lhe toque ou lhe chame atenção. Perfeitamente diagramado, tendo uma montagem tão singela quanto suas magnificas citações, a obra me ganhou, tocou e se tornou uma espécie de mantra que devo repetir e reler mais vezes conforme os anos se passem.



Felipe Guga nasceu em 1979, no Rio de Janeiro. Carioca frequentador da barraca do P.Q.D. (point de uma turma quente, no Arpoador), é designer de produtos pela PUC-Rio, ilustrador e dj, mas encontrou na colagem sua verdadeira paixão. Foi querendo variar um pouco do traço de suas ilustrações que Guga resolveu experimentar essa outra linguagem e, desde 2006, não larga a tesoura, a cola e as revistas de pelo menos cinco décadas atrás.
Guga já colaborou com marcas como Ausländer e Redley, entre outras. Suas colagens já foram expostas na Casa Dezinove, em parceria com Mari Liberali, e no espaço Comuna, numa mostra coletiva. De quebra, viraram uma abertura animada para o programa Na Moral, da Rede Globo, e agora o moço ganha uma exposição só sua, na galeria da multimarcas Q.GUAI, em Ipanema.


5 comentários

  1. <3
    que amorzinho de livro.
    adorei a capa e as ilustrações que você mostrou.
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, David!
    Apesar de não ser meu tipo preferido de livro, achei super fofa as ilustrações e fiquei bem tentada a adquirir.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Se você tiver interesse, dê uma chance. A edição é linda *-*

      Abraços
      David
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir
  3. Olá,
    Recebi esse livro, ainda vou falar sobre ele no blog, é definitivamente um amorzinho, com ilustrações lindas e tal, mas a verdade é que não compraria, tenho porque ganhei.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Foi meu caso também. Adorei o livro, mas não gastaria com ele. Só li porque ganhei.

      Abraços
      David
      http://www.olimpicoliterario.com/

      Excluir

Expresse-se