Resenha #311 - Cinco Centímetros Por Segundo Vol 1 e Vol 2!







TítuloCinco Centímetros Por Segundos Vol1
Coleção: Cinco Centímetros Por Segundos
AutorMakoto Shinkai
Editora: NewPop
Ano2015
Especificações: Brochura |240 páginas
 Sinopse
A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa viável para comunicação a distância. Takaki Tono e Akari Shinohara se conhecem desde o primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles. A relação, porém, se complica quando Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas. Com o passar do tempo, a situação só piora, pois, chega a vez de Takaki se mudar, para ainda mais longe de Akari. Na vida do garoto, também entrará uma nova personagem: a sonhadora Kanae Sumida. Será que ele conseguirá esquecer Akari? Irão eles se reencontrar no futuro?






TítuloCinco Centímetros Por Segundos Vol 2
Coleção: Cinco Centímetros Por Segundos
AutorMakoto Shinkai
Editora: NewPop
Ano2015
Especificações: Brochura |240 páginas
 Sinopse
A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa viável para comunicação a distância. Takaki Tono e Akari Shinohara se conhecem desde o primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles. A relação, porém, se complica quando Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Encantador, visualmente lindo e com uma temática romântica que faz o leitor se apaixonar incondicionalmente por todos os seus personagens, Cinco Centímetros por Segundo é aposta de leitura em estilo mangá mais indicada para os fãs de um romance água com açúcar, perfeito para relaxar, cheio de reviravoltas e momentos apelativos. Em uma edição fofa, estilo pocket, a Editora NewPop trás essa agradável história dividida em dois volumes, cada um mais emocionante do que o outro.

Para quem não conhece, o mangá foi inspirado no longa metragem de mesmo nome, criado pelo autor Makoto Shinkai. Aqui no blog, a alguns anos atrás resenhamos o filme, que você pode encontrar na nossa página de "CINEMA", mas hoje, cá estamos, retornando com a resenha dos mangás. No Japão a obra já havia sido publicada a bastante tempo, mas aqui no Brasil só surgiu no ano passado, em julho, quando a NewPop finalmente publicou. Em sua trama, conheceremos Tono Takaki e Shinohara Akari, duas pessoas que se conhecem ainda na escola primária, onde, vitimas do improvável, tornam-se melhores amigos. Com o tempo, Takaki começa a nutrir sentimentos muitos mais fortes por Akari, e as coisas começam a se transformar. Infelizmente essa felicidade é desfeita quando Akari precisa mudar-se para um cidade que fica longe de onde Takaki mora. Os dois separam-se, mas seus pensamentos um no outro continuam. Desta forma, ambos mantém contato através de cartas. Mas com o decorrer do tempo, a distância vai superando e transformando o amor em solidão e saudade. Akari seguiu em frente. Takaki não. Ele ainda se arrepende de não ter revelado seus sentimentos. Pode, depois de tantos anos, retornar o relacionamento que tanto ansiou?

Assim como o filme, o mangá tem três grandes momentos: o primeiro quando temos a introdução ao romance, conhecendo os dois protagonistas da trama, e nos aprofundando neles; o segundo quando Takaki muda-se para um novo lugar e tenta iniciar novas amizades e envolvimentos amorosos, ainda mantendo o contato de seu pensamento no grande amor de sua infância, e por fim, o desfecho, quando nossas dúvidas e a problemática total do enredo é fechada. Nesse quesito, o autor não só trabalhou bem, como também soube manter o leitor cativado em todos os sentidos, mas falemos de cada volume separadamente.


VOL 1



Pra mim, sem dúvidas, o mais encantador. Neste primeiro mangá somos ligados aos personagens tanto pela sua personalidade, como pela intensidade dos acontecimentos. Vira e mexe o leitor se pega envolvido seja pelos sentimentos confusos de Akari, seja pelo medo de Takaki. A história que começa como uma linda amizade, não segue os rumos esperados, e faz o que é clichê, transformar-se inteiramente em algo surpreendente.

Este mesmo surpreendente pode ser visto nas ilustrações do autor Yukiko Seike, que são também lindas, atrativas e muito simbólicas. Por toda a obra, a reflexão que fica ao leitor é a insignificância e descontrole que temos para com nosso destino sobre o universo. Desta maneira, Seike trabalha com exatidão em seus cenários, amplos e lindos, sendo sempre o foco, mesmo quando os personagens aparecem nesta mesma cena. Não vai ser novidade visualizar eles diminuídos pela paisagem e perspectiva.


VOL 2



O segundo volume é tão emocionante quanto o primeiro. A história de Cinco Centímetros por Segundo não só me encantou pelo seu apelo romântico, mas também por uma imensa identificação que tive com Takaki. Sua trajetória, suas decisões, somam-se a momentos que pude assemelhar a minha própria experiência. Além disso, a maneira da narrativa empregada pelo autor, através das ilustrações, sempre centrando os dois personagens principais, mesmo tendo espaço para outros, me cativou, não só porque os outros se tornam irrelevantes na trama, como também pelo mergulho que o leitor tem dentro de todos, sem deixar a desejar no quesito construção.

As ilustrações de Seike continuam inspiradoras, mas o ponto fraco pra mim, foi o desfecho, bastante aberto e sem muito sentindo (infelizmente não posso dá mais detalhes se não seria spoler). Mesmo assim, indico muito a leitura para os bons apreciadores de romance que gostam de clichês extremos.



Makoto Shinkai é um diretor de cinema de anime japonês. O seu filme 5 Centimeters Per Second ganhou o Asia Pacific Screen Award para Melhor Filme de Animação.





Um comentário

  1. Oi, David!
    Não sou muito de ler mangá, mas fiquei bem interessada na história. Pela sua resenha, a história parece ser fofa.
    Vou atrás da adaptação também (caso eu não me dê bem com o mangá)
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir

Expresse-se