Coluna: Na Tela #27!




Olá gente, vocês gostam de contos de fadas? Que tal conhecer uma nova visão dos contos de fadas que nós conhecemos? Essa é a proposta de Once Upon a Time, trazendo uma nova visão sobre as histórias encantadas que tantos amam.




Sinopse: Once Upon a Time se passa na cidade litorânea fictícia de Storybrooke, no Maine, cujos moradores são todos personagens de contos de fadas que foram transportados da Floresta Encantada para o "mundo real" através de uma poderosa maldição lançada pela Rainha Má. Após perderem a memória de suas vidas na Floresta Encantada, ganharam novas identidades e empregos adaptados ao mundo moderno. A única esperança para eles reside em Emma Swan, filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado, que foi transportada ainda bebê da Floresta Encantada para o mundo real antes que a maldição fosse lançada. Como tal, ela é a única pessoa que pode quebrar o encanto da maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos. Emma é auxiliada por seu filho Henry, ao qual foi recentemente reunida depois de tê-lo dado para adoção logo após seu nascimento, e que tem um livro de contos de fadas detentor da chave para acabar com a maldição. Henry é também o filho adotivo de Regina, o que cria conflito e interesse.


Elenco:
Ginnifer Goodwin (Branca de Neve / Mary Margaret Blanchard), Jennifer Morrison (Emma Swan), Lana Parrilla (Rainha Má / Regina Mills), Josh Dallas (Príncipe Encantado / David Nolan), Jared S. Gilmore (Henry Daniel Mills), Robert Carlyle (Rumplelstiltskin / Fera / Sr. Gold), Emilie de Ravin (Bella / Lacey), Colin O'Donoghue (Capitão Gancho/ Killian Jones), Meghan Ory (Chapeuzinho Vermelho / Ruby), Michael Raymond-James (Baelfire / Neal Cassidy), Rebecca Mader (Bruxa Má do Oeste / Zelena), Sean Maguire (Robin Hood).


Once Upon a Time (ou OUAT como é mais chamada) é uma série que envolve fantasia, drama, mistério e aventura, uma mistura que deu mais que certo. A série é exibida pelo canal americano ABC e é escrita por Edward Kitsis e Adam Horowitz, os mesmo criadores de Lost. OUAT se encontra atualmente em sua quinta temporada, tendo sua season finale no último domingo (15/05/2016), e já foi renovada para uma sexta temporada. Quanto a recepção, a série tem bons números em relação as notas sendo 8,0 no IMDb e 8,87 no Banco de Séries.

Embora uma temporada esteja ligada a outra, em OUAT temos um seguinte modelo: para uma metade da temporada temos um história base e um vilão principal, já na outra metade temos outra história e outro vilão. Vou explicar melhor para que vocês compreendam melhor. Na primeira temporada temos uma história totalmente central, na qual o objetivo é quebrar a maldição lançada há muitos anos atrás pela Evil Queen (Rainha Má), a vilã principal. Na segunda temporada, temos a introdução da Rainha de Copas, a mãe de Regina, sendo ela a principal vilã da temporada. São as únicas temporadas com a mesma história e mesmo vilão a temporada inteira. 

Já na terceira, o modelo começa a mudar. No inicio conhecemos a história de Peter Pan, que diferente da história da Disney, aqui ele que é o vilão. Enquanto na segunda metade temos a história da Bruxa Má do Oeste de O Mágico de Oz, no qual Zelena é a vilã dessa metade. Partindo para a quarta temporada temos a tão amada história de Frozen, onde temos a Rainha de Gelo como vilã (só para não confundir, ela não é a Elsa) e como segundo momento, iremos explorar um pouco mais sobre o Autor, um personagem enigmático na história, desde a primeira temporada, e em meio a isso, também surge o principal vilão da série que é a Escuridão. 

Por fim, na quinta temporada temos o reconto do Cisne Negro, tendo um gancho bem grande com os eventos finais da quarta, e juntamente a isso teremos a história de Camelot, sendo que o vilão é o próprio Rei Artur. E na outra metade, a que se finalizou a pouco,  temos a história do submundo com Hades como o vilão dessa parte, introduzindo a mitologia de Hércules. Confuso eu sei, mas você compreende melhor quando assisti. Mesmo se tratando de histórias separadas no universo dos contos de fadas, na série todas ganham uma ligação, para ir uma puxando a outra, sem deixar brecha. 

AVALIAÇÃO

Em relação aos efeitos especiais, há um misto de bons efeitos e efeitos medíocres. Por exemplo, um ótimo efeito foi o da Season Finale da quinta temporada; efeito esse muito bem trabalhado e que me deixou bastante impressionado. Por outro lado temos efeitos de cenários que deixam e muito a desejar, não te faz acreditar nem por um segundo que aquilo poderia ser real.

Em relação ao enredo, houve altos e baixos, algumas coisas foram pouco trabalhadas ou pequenos erros de continuidade. Certa vez em um flashback eles mostraram uma cena e em outra temporada por um motivo ou outro a mesma cena foi modificada. Porém a trama em si  é muito bem estruturada e nos anima a continuar. Como uma série longa, acaba tendo sempre seus altos e baixos, normal. A quinta temporada por exemplo, não teve um dos melhores desenvolvimentos. A primeira parte foi muito boa, mas em determinado momento a história ficou um pouco mais chata. Em suma, a série é um ótimo divertimento, e pessoalmente amo, mesmo com tantos altos e baixos.

Não poderia terminar essa indicação sem falar de Regina, a Evil Queen. Regina é aquela vilã que nós simplesmente não conseguimos odiar. Pelo contrário, muitas vezes lá no fundo a gente torce pra ela vencer os mocinhos. Mas ela teve seus motivos para ser má, ela só queria um final feliz como todos tinham. Com certeza ela é a personagem que mais rouba as cenas tanto pelo carisma que Lana Parrilla transpassa, quanto pelo o quanto ela entra na personagem e dá o melhor de si, nos encantando. Vale vê a série só por ela (MELHOR PESSOA).

The Queen is back!!!!!!




24 comentários

  1. Oi Anderson, essa é uma ótima recomendação. Eu acompanho essa série desde seu lançamento e adoro muito, inclusive todos os personagens/atores foram muito bem escolhidos e adaptados. Sempre recomendo essa série para quem curte contos de fadas ou histórias do gênero.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por essa série!
    Adoro o elenco e o jeito na qual a história flui.
    Concordo que a série apresenta alguns defeitos, é na minha opinião são alguns dos efeitos especiais.
    O último episódio da quinta temporada foi chocante!! Estou louca para a sexta.

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti esta série porque não gosto de conto de fadas e nem de releituras, então acredito que não me satisfaria. Mas tenho amigas que amam apaixonadamente os episódios e eu entendo porque faz tanto sucesso!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Anderson
    Tenho muita vontade de começar a assistir essa série, mas a falta de tempo não me permite =/
    Só vejo análises positivas como a sua e isso me deixa ainda mais na vontade.
    Mas quem sabe um dia?
    Adorei o post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!!!
    Eu sou louca para assistir Once Upon a Time, eu li a saga Encantas e nas sinopses dos três livros falam que são indicados para os fãs de Once Upon a Time. Eu nunca tinha visto um post sobre e adorei esse aqui, gostei muito de saber sobre os personagens e sobre a trama. Assim que eu conseguir um tempinho vou correr para assistir =D

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anderson! Tudo bem?
    Tenho vários amigos que acompanham a série e também sempre me indicaram para assistir. Gosto muito de contos de fadas e quero mesmo poder assistir este seriado, ainda mais agora que fiquei sabendo que tem também Rei Artur e Hades nele! Me contaram sobre a Rainha do Gelo nele e eu estava mesmo pensando que era a Elsa (maravilhosa!). Que pena que não é, mas ainda assim quero muito ver a série, sé preciso de um tempinho. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Oi Anderson!
    Eu amo essa serie, serio mesmo, embora as vezes os efeitos especiais me deixem com raiva também, estou meio atrasada, uns cinco eps pelo menos que eu tenho que assistir ainda, mas a ideia da serie e muito boa e os personagens são envolventes... parabéns pela descrição bem feita gostei muito...

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu preciso voltar a assistir essa série. Parei na terceira temporada e não continuei mais. E olha que quando comecei achei cada episódio um mais fofo que o outro. Essa série é muito fofa, gosto de cada uma das tramas.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá Anderson,
    Não gostava muito de séries, mas adquiri uma assinatura no Netflix e entrei numa fase que via série o tempo todo. Apesar de agora estar mais tranquila, venho procurando indicações para me viciar.
    Sempre ouvi muitos elogios para Once Upon a Time, mas não conhecia muito bem a série. Pelo que pude ler, acho que é uma série que me agradará muito.
    Gostei da sua avaliação e já anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Faz muitos anos que parei de ver séries, não consigo mais encaixá-las na minha rotina, mas se eu conseguisse tempo para ver alguma, com certeza escolheria Once Upon a Time. Fantasia, drama, mistério e aventura são coisas que eu amo, e personagens transportados dos contos de fadas para o mundo real realmente é um tema irresistível para mim. Que bom que você ama mesmo com os altos e baixos, porque quero muito assistir!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oláa! Gostei bastante do teu post. Não sou uma grande fã de contos de fadas, e não gosto tanto das releituras também, mas lembro que assisti dois eps de OUAT e gostei, então acho que irei voltar a assistir! Além disso, seu post me animou bastante :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Anderson,
    tentei assistir essa série e até gostei no inicio, mas acabei perdendo o interesse muito rápido e desisti na segunda ou terceira temporada, agora no entanto, lendo sua empolgação e coerência ao descrever a série, confesso que fiquei com vontade de dar mais uma chace.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Oie, sempre ouço falar nessa série, tanto na série quanto nos livros, e tenho uma curiosidade bem grande. que pena que a série tem esses altos e baixos de efeitos e cenários, ams acho que eu gostaria de assistir mesmo assim, acho contos de fadas maravilhosos principalmente quando aparecem de alguma forma diferente como nessa série. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Anderson
    Confesso que ainda não conhecia a série, mas adorei saber um pouco sobre ela, ainda mais com sua crítica cheia de elogios. Alguns vilões não conseguimos elogiar mesmo. Para saber se para mim esse seria também o caso, só assistindo mesmo.
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Confesso que tenho muita curiosidade com essa série, mas que não costumo ver séries e por isso não tenho muita animação para realmente ver, sabe? Mas minhas séries entraram em "hiato" e agora posso tentar ver outras kkkkk Bom, é normal séries ter altos e baixos, a maioria tem, né? Mas apesar disso acredito que essa deve ser bacana e que me agradará bastante, porque gosto dessa coisa de contos de fadas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. OIe tudo bom??

    quando a série estreio eu fiquei muito empolgada porque o plot era muito bom e chamava a atenção. Mas com o decorrer da série, eu fui ficando um pouco de sono, se você me entende... dai abandonei, mas ainda cogito a possibilidade de voltar a ver. Talvez a parte que eu tenha parado era aquela que toda série tem, aquele tempo morno antes da série realmente vir com tudo.

    =)

    ResponderExcluir
  17. Oie!!!!
    Gostei muito da recomendação! Assisti somente às duas primeiras temporadas inteiras e como não continuei assistindo acreditava que as temporadas agora eram mais curtas....não havia percebido que elas estavam mudando a trama em seu meio....por exemplo assisti toda a do Peter Pan (que achei bem interessante e explicativa), mas jurava que aquele final tinha sido o da temporada! Santa ignorância!!!!
    Também concordo com seu ponto de vista sobre a Regina....ela é a personagem que mais amamos odiar! E de longe a melhor atriz da série, não que as outras não atuem bem, mas ela se sobressai!
    Ótima dica e resenha!!!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii Anderson, tudo bem?
    Olha, eu super amei a matéria e a sua indicação. Concordo plenamente com tudo que dissestes sobre a série. Eu acho ela realmente muito boa.
    Adoro todo o elenco, os personagens e tudo mais. Só ainda não consegui entender a árvore genealógica dos personagens. HAHAHA'

    Amo o Capitão Ganho pelo simples fato dele ser lindo, isso mesmo. kkkk
    E a Regina é muito diva, também adoro ela.

    Bem, parabéns pelo trabalho.
    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  19. Oi Anderson, sabe que eu assisto as primeiras temporadas dessa série e me apaixonei, parei de assistir por falta de tempo mesmo, mas não vejo a hora de voltar a assistir pois amo essa releitura de contos de fadas. Acho a série ótima e sempre indico!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Eu amoooooooooooooooooooo OUAT!
    Gente, essa série é só amor!
    Adoro o jeito que os produtores interligam as histórias de contos de fadas a problemas reais, e como eles sempre se ajudam.
    Agora só falta 3 episódios pra mim terminar a série (nessa última temporada que passou) e já estou com o coração na mão por saber quem saiu =/

    ResponderExcluir
  21. Olá!!

    Morro de vontade de ver essa série!! Mas sempre tem tantas que eu me perco e não vejo nada kkkk
    Essa tem esse diferencia de se interligar aos contos de fadas né? Só vejo falarem, quero muito conhecer!! Mas cinco temporadas? Vai levar tempinho rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  22. Oi *---*

    Sou a doida das séries e logo te falo que amo Once Upon a Time. Quando comecei a assistir achei a primeira temporada bem ZzzzZzz e parei ver. Mas ai um amigo meu assistiu e disse que valia a pena voltar assistir e vou agradece-lo o resto da vida. Amei cada temporada principalemente a do Peter Pan. Adorei sua critica dá pra ver que você realemnte gosta da sereie.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu fiquei super empolgada com a ideia da serie que já estava ficando nervosa que não começava nunca por aqui... quando começou, eu amei mesmo. Não perdia um episodio e ficava tentando imaginar como seria o próximo... as duas primeiras temporadas me ganharam, mas depois começou a ficar meio morna e dei uma parada. Agora estou achando que está na hora de voltar a acompanhar :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Expresse-se