Coluna: Papeando com o Leitor #10!




Pecisamos falar sobre o Apocalipse!



Claro que precisamos! O filme “X-Men: Apocalipse” está prestes a estrear e necessitamos com certa pressa conhecer um pouco de En Sabah Nur (esse é nome verdadeiro do Apocalipse, sabia?) e toda a mitologia que envolve este personagem, que vive batendo de frente com os heróis mutantes, além de falar das novidades que FOX vem trazendo para o cinema.

Começamos falando sobre o principal, Apocalipse. Falar sobre o personagem é um tanto delicado, pois é um antagonista bastante misterioso e com um peso muito grande dentro do universo mutante. En Sabah Nur surgiu nos quadrinhos da Marvel em 1986 nas revistas do X-Factor, com a ideia persistente de querer destruir a humanidade, pois acredita que o mundo deveria ser dos mutantes (que no universo Marvel, trata-se do próximo salto na evolução da espécie humana). No entanto, esses desejos seriam só desejos para um mutante comum, entretanto, Apocalipse, nos quadrinhos, possui as seguintes habilidades: imortalidade, força sobre-humana, telepatia, teletransporte, telecinese, velocidade sobre-humana, alteração biomolecular, manipulação de energia, entre outros (dependendo da fonte, pode haver mais ou menos habilidades) (pouquinho ne?). 

Em outras palavras, Apocalipse é realmente um vilão difícil de lidar, pois se trata de um mutante muito poderoso para todo o universo. Entretanto, se fosse só os poderes dele que o tornasse poderoso, as coisas seriam mais fáceis, no entanto, ele ainda possui controle sobre tecnologia celestial (nos quadrinhos, os celestiais são seres cósmicos muito poderosos, que conseguiram criar diversas raças pelo universo), que é uma espécie de tecnologia de última geração em todo o universo. Em síntese, podemos dizer que Apocalipse é um vilão invencível.

Com esse personagem riquíssimo em poderes e recursos para dominar o mundo, a FOX vem trazendo o terceiro filme dos X-Men, desde que fizeram o reboot da franquia mutante no cinema (a palavra reboot pode ser um pouco forte para o que aconteceu nos cinemas com os X-men, porém, prefiro usá-la para tornar as coisas mais simples). Depois de Deadpool receber uma ótima crítica dos fãs no começo do ano, as expectativas para esse filme dos X-Men estão gigantescas, pois muito material vazado para a imprensa mostra a FOX se preocupando mais com a fidelidade dos personagens aos quadrinhos. Grande exemplo disso é Psylocke, Elizabeth Braddock, que está sendo interpretada pela Olívia Munn e está espetacular com uniforme que a personagem costuma usar nos quadrinhos.


Por falar em Psylocke, no filme, a personagem vai integrar o grupo de generais de Em Sabah Nur conhecidos como “os cavaleiros de apocalipse”. Esse grupo é constituído por quatro representantes e possui uma forte referência aos quatro cavaleiros presentes no livro bíblico Apocalipse escrito pelo apóstolo João. Como na bíblia, os cavaleiros são denominados pelos seguintes nomes: Fome, Morte, Guerra e Peste. Em todas as aparições de Em Sabah Nur nos quadrinhos, o vilão sempre vinha acompanhado dos seus quatro cavaleiros para lhe auxiliar em meio a seu plano de dominação mutante. No entanto, os cavaleiros não eram personagens fixos, e sim, personagens que variavam de acordo com cada aparição do vilão, chegando a serem diversos conhecidos dos fãs dos X-Men. O mais conhecido de todos os cavaleiros entre os fãs é o Arcanjo, ou Anjo depois que passou por alterações e teve o seu poder potencializado pela tecnologia celestial de Apocalipse. Ele representou, durante a primeira formação dos “cavaleiros de apocalipse”, o cavaleiro Morte e desde então é um personagem que é bastante retomado dentro dos quadrinhos dos X-Men


Além do Anjo nos quadrinhos, podemos falar sobre o Wolverine e o Gambit, que também já assumiram o manto do cavaleiro Morte ao lado de Em Sabah Nur durante a terceira e quarta formação dos cavaleiros de Apocalipse. No filme, não sabemos (eu não consegui achar em minhas pesquisas) que personagem vai representar qual cavaleiro, porém, sabemos que os cavaleiros de Apocalipse serão: Tempestade, Anjo, Psylocke e Magneto. Chego a suspeitar que o Anjo continue sendo o Cavaleiro Morte para fazer referência aos quadrinhos, porém, esperemos o filme chegar as telinhas para depois podermos falar alguma coisa.

 
  
  
Outro ponto interessante, que poderíamos falar sobre a relação dos quadrinhos e o filme, para maiores esclarecimentos com os fãs, é o fato de En Sabah Nur ter um arco icônico nas revistas dos X-Men, conhecida como “A Era de Apocalipse”. Esse arco lançado no meio dos anos noventa ficou tão conhecido e famoso a ponto da realidade existente no arco se tornar um universo paralelo dentro dos quadrinhos da Marvel, quando o problema existente em “A Era de Apocalipse” foi resolvido (OU SEJA, já fica a dica para você que quiser conhecer um pouco mais do material original). 

   

No entanto, diferente do que muitos fãs pensam, o filme não é baseado nesse arco e nem em nenhum outro arco do quadrinho que eu possua conhecimento (e olha que eu conheço muitos, hein!). Na verdade, pelo que percebo, a FOX pegou o vilão, por se tratar de um vilão de peso no cenário mutante, e o adaptou ao cenário de personagens que a FOX possui nesse momento em seu universo cinematográfico. Tal atitude da produtora, eu considero completamente aceitável, pois pelo que vi do material divulgado na imprensa, o filme está seguindo a linha dos enredos os quais Apocalipse é posto como vilão nos quadrinhos. E para nos animar, está ocorrendo uma busca do estúdio pela fidelidade dos personagens as suas contrapartes dentro da HQ, tornando a adaptação cinematográfica muito mais interessante (em minha humilde opinião).

    
       
   

Com exceção de todas essas coisas sobre o vilão, o filme está trazendo algumas coisas que os fãs provavelmente vão adorar, que é a heroína mais legal de todos os quadrinhos existentes em todo o mundo (rufem os tambores): Jean Grey (Talvez, não por todos os fãs, mas eu sou apaixonado por ela e é o que importa). 


Junto com ela teremos o Scott Summers (Ciclope), o Kurt Wagner (Noturno), a Jubilation Lee (Jubileu), e talvez mais alguma surpresa, porém, foram esses que eu consegui confirmação em minhas pesquisas. Também teremos a volta dos personagens dos filmes anteriores: Mística, Professor Xavier, Fera, Destrutor, entre outros. Aparentemente, a FOX esse ano veio com o objetivo de surpreender os fãs que andavam bastante desanimados com as adaptações que a produtora fez nos últimos anos dos quadrinhos da Marvel. Resta agora esperar o que vai acontecer não é? E se você ainda não conferiu o trailer, fica a dica logo abaixo, afirmando que até eu, que não sou muito adepto as adaptações da produtora (por ser muito fã das HQs) estou tendo minha curiosidade atiçada.


Espero que tenham gostado da minha postagem e não deixem de comentar suas expectativas! :)



32 comentários

  1. Olá
    Gosto muito dos filmes do X-Men, para falar a verdade é a única série da Marvel que consigo ver, não consigo gostar dos outros heróis da editora. Só não consigo acompanhar os quadrinhos porque acho tudo meio confuso com esses universos paralelos. Li esse arco do apocalipse e fiquei bem perdida XD
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! :3
      Eu acho engraçado, que essa cisão de produtoras é totalmente aceitável, pois dentro de todo o universo Marvel existe uma cisão entre o núcleo dos Vingadores, o núcleo dos X-men e núcleo do Quarteto e dos heróis individuais (Homem-Aranha, Justiceiro, Demolidor e outros).
      Eu gosto muito dos X-men e passei muito tempo comprando as revistas, porém, na época que eu comprava tinha cerca de três revistas publicadas no Brasil que falava do Universo dos X-men (e algumas edições especiais) e o pior é que elas dialogavam entre si. Para se entender algo, eu precisei começar a comprar as três revistas, entretanto, eu aconselho que pegue de um determinado momento dos mutantes e continue lendo até a atualidade, que os roteiristas retomam tanto acontecimentos passados, que você logo vai começar a compreender melhor.

      Continue acompanhando o blog!

      Obrigado pelo comentário! :3

      Excluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Preciso dizer que fico muito irritada, diante de tantos lançamentos de filmes assim, como você postou falando sobre, eu sou aquela fã clássica de filmes antigos deles e dos desenhos, são os únicos que fazem meu coração acelerar de felicidade. Adorei ter tido a oportunidade de ler uma postagem dessas, com todo este texto maravilhoso. Parabéns <3 vou continuar acompanhando para ler mais sobre isso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, Morgana! :3
      Muito obrigado! *-*
      Continua acompanhando, que quando eu estiver um pouco mais livre, eu vou começar a fazer postagens esporádicas aqui no blog sobre personagens dos quadrinhos.
      Vai ter muito mais conteúdo de HQ por aqui (não vai ser nenhum Legião de Heróis, mas vamos ter um espaço legal rs), então fica acompanhando, que a tendência de postagens sobre heróis e quadrinhos aqui é só melhorar!

      Abraços!

      E obrigado pelo comentário :3

      Excluir
  3. Oiee

    Eu adoro!! X-Men é o meu favorito e eu procuro sempre acompanhar. Mais pelos filmes, os quadrinhos, infelizmente não consigo tanto.
    Adorei sua postagem, perfeita e completa. Parabéns!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!

      Anda meio difícil acompanhar os filmes,pois está saindo quase um por mês, né? E os quadrinhos nem se fala, porque as revistas são mensais e dependendo do seu gosto, sai mais de uma no mesmo mês. No entanto, não desista de acompanhar (que eu não desistir até hoje de retomar as minhas leituras dos X-men rs) e sempre mantenha o olho aqui no blog, pois estamos tentando dá conta do universo de super heróis também!

      Obrigado pelos elogios! :3

      Abraços!

      Excluir
  4. Oioi! Tudo bem?
    Semana que vem vou assistir esse filme, com certeza um dos mais esperados por mim em 2016.
    Achei os efeitos mto bons e gosto mto dos atores escolhidos.
    Bacana o post e mesclando com os quadrinhos.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzzy! :3

      Os meninos (Anderson da coluna "Na Tela" e o David) assistiram e adoraram filme! No entanto, mesmo com o Bryan Singer tendo voltado para a franquia X-men, eu nesse caso sou adepto daquele velho ditado "Pau que nasce torto, morre torto".
      Não gostei muito do "X-Men: Primeira Classe" e gostei muito menos do "X-Men: Dias de um futuro esquecido", pois como leitor dos quadrinhos, vi alguns personagens bons serem mal utilizados para se fazer cenas de ação bonitas e dramáticas.
      Como eu comentei no post, acredito que possa ter uma melhora considerável pela nova abordagem da FOX com os filmes de super heróis, que presenciamos a partir e Deadpool. No entanto, eu ainda vejo problemas gritantes que me incomodam como fã dos quadrinhos, porém, eu não nego que pode ser um bom filme que chegue agradar Gregos (fãs do filme) e Troianos (fãs da HQ).

      Vou esperar patrocinarem minha entrada, ou o filme sair na internet, ou até mesmo passar na TV aberta.
      Mantenha-me informado se suas expectativas foram correspondidas.

      Abraços!

      Obrigado pleo comentário :3

      Excluir
  5. Ooi! Eu não sabia exatamente do que iria se tratar o filme, já que não sou fã e não fico pesquisando sobre, apesar de assistir aos filmes e gostar ^-^ Achei interessante você trazer mais informações, até porque se eu fosse assistir, ficaria um pouco perdida rs Obrigada :D
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário :3

      O David sempre me pede para fazer posts sobre os filmes que vão ser lançados do mundo dos super-heróis. Então, sempre que for haver um lançamento, dá uma olhada aqui, que eu sempre estou fazendo pesquisas para manter a galera informada sobre o que vai acontecer no cinema (sem dá spoiler, claro!).

      Excluir
  6. Oi
    Tudo bom?
    Adoro X men <3 é a unica serie de super herois que eu consigo me manter atualizada, apesar de nunca ter lido os quadrinhos, adoro os filmes!
    Adorei o seu post, bem explicado e completo!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! :3

      Estou gripado nesse exato momento, porém, não vem ao caso (rsrs).
      X-men é uma série maravilhosa de super-heróis e eu super indico que leia os quadrinhos, se quiser alguma indicação de arco por onde começar, só pedir, que eu digo :3

      Obrigado pelos elogios e comentários :3

      Abraços!

      Excluir
  7. Minha expectativa é zero. Na realidade nem irei assistir nos cinemas, só quando passar na tv e olha lá. Eu amo os X-men no quadrinho, tal vez sejam meus personagens preferidos, mas com exceção do primeiro filme, o resto deixou muito a desejar na minha opinião. Então esse não faz parte dos meus planos pra cinema. Esperarei as críticas.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...

      O David sempre pede para pegar leve nos comentários e modalizar o máximo possível, pois ele não gosta de ver ódio e sangue sendo destilado aqui (rs). Entretanto, quando os meninos disseram para mim que o filme estava "MUITO FODA", eu ainda fiquei com meus pés atrás (não foi só um, foram os dois), pois não gostei muito do que fizeram com os X-men nos últimos filmes (por amar os X-men nos quadrinhos).
      Não consigo acreditar que eles consigam melhorar em 100% a minha opinião sobre os filmes com esse último, por causa do fato da FOX está fazendo uma mudança na sua forma de produzir os filmes de super-heróis, pois tem muito erro de background dentro dos filmes.
      No entanto, posso dizer que pelos trailer, houve uma melhora muito boa.

      Vamos esperar!

      Estou mais ou menos como você na espera desse filme!


      Obrigado pela sua opinião!

      Abraços :3

      Excluir
  8. Olá, adorei a postagem, sempre gostei de X-Men, mas confesso que para esse filme minha ansiedade é zero. Não sei, mas não estou curtindo os últimos filmes. Você falou que adora a Jean, ela deve ser muito incrível e adorável nos quadrinhos, porque nos filmes eu não gostei nada dela, acho que foi mais pela atriz que a interpreta.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel :3

      Eu gosto muito da Jean desde os desenhos animados do fim dos anos 90, pois é uma personagem que segue o esteriótipo de boa moça muito conhecido das histórias românticas. Entretanto, a personagem Jean é obrigada a passar por uma mudança muito forte, quando se torna a hospedeira da Fênix (que nos quadrinhos e desenhos animados se trata de uma entidade cósmica que está tanto para destruir coisas no universo, quanto para (re)criar).
      Nisso, ela passa de uma boa moça, para uma jovem que tem que lidar com coisas realmente intensas e difíceis, pois quando ela é possuída pela Fênix, sua personalidade de boa moça some e ela passa ser o pior dos perigos para todo o universo.
      Isso, nos quadrinhos, faz com que a personagem Jean ganhe uma personalidade forte e decisiva. Ela passa de uma jovem romântica, a "mãe" dos X-Men nos quadrinhos (por isso que eu amo tanto essa personagem).

      Nos filmes, eu achei que Famke Janssen fez bem o papel, porém, tinha muito mais da personalidade da Jean para ser explorada até ocorrer o que aconteceu no terceiro filme da primeira trilogia.
      Não sei se a Sophie Turner vai conseguir explorar esse lado mais boa moça da Jean e vai conseguir convencer com a interpretação da Fênix Negra, porém, a FOX falhou tanto comigo nos primeiros filmes, que estou criando pouca expectativa diante de tudo (só estou querendo saber como foi a interpretação da Sophie, mesmo rs).
      Entretanto, vamos esperar se esse filme dá uma melhorada, pois, para mim, só de mostrar a Jean Grey, já é um avanço (rs).

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços!

      Excluir
  9. Oi

    adorei o post! respondeu um montão de perguntas sobre o filme, que até então eu só tinha visto trailer rapidinho! Adorei ver as fotos dos personagens!!!

    abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e elogio :3

      Fica de olho, que sempre a gente faz postagens sobre os filmes de super-heróis da Marvel que estão sendo lançados esse ano.

      Abraços! :3

      Excluir
  10. Olá!

    Parabéns primeiramente, seu post ficou bem explicado, até mesmo pra mim que sou leiga nesse assunto - na verdade não gosto, mas ok. Assisti o X-Men Evolution quando criança,mas só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila :3

      X-men: Evolution é muito bom! :3
      Foi um desenho tão bom, que muitas coisas do desenho foram parar nos quadrinhos (desde os roteiristas, até personagens que não existiam nas HQ).
      Dá uma chance para os quadrinhos, pois tem muita coisa legal dentro deles interessante. Se quiser dicas por onde começar, só pedir indicações por aqui, que eu te dou algumas dicas.

      Obrigado pela participação.

      Abraços!

      Excluir
  11. Muito legal o teu post. Vou te falar que adoro X-Men, mas esse filme eu não me animei ainda, vamos ver se mais pra frente eu tenha vontade.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Bianca :3

      Como eu disse, estou com curiosidade por causa da volta da Jean para os filmes dos X-men, pois é uma personagem que eu gosto muito e eu quero saber se dessa vez, eles acertam a mão.

      Abraços!

      E continua acompanhando!

      Excluir
  12. Olá,
    Amei o seu post, mas nunca li os quadrinhos - na cidade onde moro não vende nem jornal -, e nunca assisti todos os filmes, mas eu amava o desenho - sei que isso não é nada comparado a ler os quadrinhos -. Quero muito poder ler todos os quadrinhos algum dia, e a minha personagem favorita também é a Jean. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elay, me abraça! *-*
      Outra fã da Jean! rs

      Eu sei que é bem tenso essa questão da distribuição dos quadrinhos, pois por morar no nordeste, muitos quadrinhos chegavam aqui com meses de atraso (eu comprava o quadrinho de Maio em Julho rs).
      Os desenhos são muito bons, mesmo! Muito dos desenhos foram reciclados para os quadrinhos, então, se você gostava dos desenhos (tanto o clássico dos anos 90, quanto o X-Men: Evolution) você está indo por um bom caminho para os quadrinhos.
      Sobre ler todos os quadrinhos, digo que até eu queria ler todos eles, pois temos cerca de 50 anos de quadrinhos de X-Men para ler para conseguir ler todos rs É muita coisa, muita fase maravilhosa, porém, muitas fases terríveis, então, quando for começar a procurar ver o que vale a pena e vai com fé :3 rs

      Abraços!

      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  13. Oi..
    Minha irmã é muito fã dos x men..
    não leio quadrinhos e sou desligada p filmes assim..
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh! Flávia! :/ Dá uma chance rs

      Pelo menos para os quadrinhos, pois eles possuem personagens tão legais, que eu tenho certeza que você vai conseguir achar a sua personagem predileta em meio a loucura da Marvel X DC.

      Qualquer sugestão que precisar é só pedir :3

      Abraços!

      Excluir
  14. Olá Glauben!!!
    Eu gosto de algumas adaptações da Marvel, porém prefiro a DC rsrsrs
    Gosto dos X-Men, mas algumas adaptações andaram me desanimando nos últimos tempos :(
    Porém esse ano fiquei empolgada com o filme e espero logo ver.
    Adorei conhecer mais sobre os personagens, pois realmente só sei o que meu pai diz pois ele é fã de quadrinhos e sabe melhor as histórias.
    Valeu pelo esclarecimento de muita coisa desse mundo =D

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Atonia (ou prefere que eu chame de Isa?)!

      Tem gosto pra tudo, né, amiga? u.u rs
      Brincadeiras a parte, eu gosto do universo DC, porém, na minha época de comprar quadrinhos (que deve ser mais recente que a do seu pai), eu não tinha tanto dinheiro assim para comprar os quadrinhos dos personagens da DC que me chamam atenção (a Wonder Woman, a Ravena e os Jovens Titãs, entre outros que me deixam bastante curioso). No entanto, eu considero um universo bem legal e eu adoro essa rixa nas produções cinematográficas baseados nos quadrinhos de cada editora, pois motiva as produtoras a melhorarem sempre na qualidade dos filmes.
      Sobre as adaptações de X-men, como eu disse em alguns outros comentários, estou apenas animado com o volta de Jean, pois eu adoro essa personagem de dentro do meu coração <3 Quero ver se a adaptação da Sansa do GoT ficou legal e se realmente a FOX veio esse ano para competir no meio do mercado de super-herói, porque nesses últimos anos ela tem decepcionado tanto na crítica profissional, quanto na crítica do público.
      Vamos ver, né?

      Obrigado pelo comentário!

      Continua acompanhando!

      Abraços! :3

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Adoro os x men, mas ainda não assistir a esse filme. Tenho vontade de le os quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenna!
      Tudo legal e com você? :3

      Expanda essa vontade de ler os quadrinhos e comece a ler logo, pois anda saindo muita coisa boa dentro das revistas da Marvel nesses últimos anos (pelo menos a crítica vem comentando isso). Então... Se joga nos quadrinhos! São muito legais :3

      Obrigado pelo comentário :3


      Abraços! :3

      Excluir
  16. Esse não é bem o gênero de filme de que eu goste, então, as chances de que eu vá ao cinema assisti-lo são minimas. Meu sobrinho tem uma coleção de quadrinhos e adora o Superman. Até já pensei em pegar para ler, mas ainda não tive oportunidade.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana! :3

      Tive a ideia de olhar esse post para ver se tinha algum comentário e achei você rs
      Então, sendo sincero, eu acredito que poucas adaptações cinematográficas dos quadrinhos ficaram realmente boas a ponto de merecer um reconhecimento imenso (principalmente quando se fala de filmes da FOX). Entretanto, os filmes do Batman que tiveram o Christian Bale como o Bruce Wayne são muito elogiados pela crítica (e teve um ator que ganhou o Oscar atuando num dos filmes da trilogia), os seriados que a Netflix anda fazendo da Marvel vem ganhando elogios da crítica, então, talvez devesse dá uma chance para filmes esses seriados e filmes. Tem muita coisa produzida que visa só ter um show de efeitos especiais, porém, tem muita coisa produzida que é boa em roteiro e adaptação.
      Outra coisa que aconselho... Leia os quadrinhos! Tem muita coisa boa nos quadrinhos, muita mesmo!

      Obrigado pelo comentário, Tatiana!

      Abraços! :3

      Excluir

Expresse-se