Coluna: Papeando com o Leitor #14!





SEJAM TODOS BEM VINDO AO NOVO TERRITÓRIO GEEK NERD. Depois de uma semana trazendo posts especiais sobre os melhores de 2016 (ta na aba lateral o link para cada um dos indicados), finalmente entramos oficialmente em 2017, de cara nova, espírito renovado, e a certeza que esse novo ano será tão grandioso quanto o anterior ^^ 

Esperamos que tenham gostado do novo visual, e nessa coluna especial de hoje, trago para vocês, as metas que vou me atribuir e tentar cumprir em 2017.

Segundo nosso calendário de recesso nas colunas, estamos em hiatus (tempo que separamos para repor as indicações que iremos fazer ou pensar em novos temas para tratar), mas, o post de metas, é especial e claramente, não poderia demorar mais a sair. Para 2017, eu particularmente não fiz muitas metas, já que as que me propus em 2016, foram todas flopadas. Não consegui ler meus entulhados; não li os clássicos infantis que queria ler; não li as HQs que prometi. Ou seja, erro total. Para 2017, estou firme e forte para realizar esses objetivos e como temos novos 365 dias (que já começaram) para tentar cumprir, mantemos a fé que tudo vai dá certo. 

Mas chega de enrolação não é? Vamos ao que importa.


- Como primeira meta de 2017, eu não fechei um número de leituras que vou tentar fazer esse ano. Vou me focar em qualidade ao invés de quantidade. No goodreads eu marquei 30 livros, mas provavelmente vou ultrapassar, até porque, o ano que menos li, li 56. Então, está de boa. Mas para não deixar os entulhados mortos na minha estante (e tem livro aqui de 2014), eu separei 12 que serão um desafio pessoal a cada mês. Isso vai fazer a pilha diminuir consideravelmente, já que alguns são inicio ou continuação de séries que tenho, e quando pegá-los para lê-los, automaticamente já adicionarei a continuação na TBR mensal. Então, 12 livros para 12 meses. Espero que ao final, eu complete pelo menos esse desafio.

Para janeiro, como primeiro livro dessa meta, já realizei a leitura de 'Dama da Meia Noite'. Claramente que para saber quais são os outros 11 livros, vocês terão que acompanhar as colunas de Resumo do Mês aqui no blog, ou os videos de TBR no canal (alias, já temos a TBR de Janeiro).

Outro aspecto novo dessa meta também são minhas tbr. Ano passado eu montei uma lista que seria minha meta de leitura do ano todo. Em 2017 eu vou montá-la mensalmente, até porque, sempre chegavam livros de parceria e eu acabava passando eles na frente e não lia os que tinha me proposto ler. Vai ser por mês, porque assim fica muito mais simples para eu me organizar.


- A segunda meta de 2017 é ler mais HQs/Mangas. Eu sei, vou repetir o desafio, mas prometo que 2017 vai finalizar com pelo menos cinco HQs lidas. Eu tenho feito muitas críticas de filmes das Marvel/Dc aqui no blog, e o Glauber sempre aborda aspectos desses personagens em colunas especificas. Pessoalmente estava sentindo a carência de tratar desse assunto aqui com vocês; assunto esse que gosto muito, por isso, está estabelecido que em 2017, EU QUERO LER MAIS HQs/mangás. Então, pelo menos um arco por mês. Claramente que eu vou tentar ler mais do que isso, mas, como a prioridade ainda são meus livros, e vamos ser razoável na organização e tentar colocar algo papável, até porque no momento estou desempregado e não sei como vai ficar minha rotina quando um emprego surgir, por isso, vou adequando o desafio conforme as circunstâncias vão aparecendo e fixando, por hora, um arco por mês.


Para Janeiro eu separei a leitura de uma HQs, que é o arco 'Ragnarok' do 'Thor' (aproveitar o embalo do filme).


- Por fim, a terceira e última meta de 2017 é ler toda a bibliografia do Rick Riordan já publicada aqui no Brasil (porque nois ainda não é fluente em outra língua). Esse daqui é talvez o desafio mais fácil que me propus, e sério, quero muito cumprir.

A ideia dessa meta surgiu depois de assistis os especiais que a Mayra, do canal All About The Book realizou com as obras do Stephen King e do Neil Gaiman. Claramente que esses autores possuem uma bibliografia muito maior, mas como é um projeto inicial pra mim, pensei em começar com um autor que eu goste e já conheça. Quem sabe mais pra frente eu não me arrisque em outros como ela?


Nesse momento você deve estar pensando "mas Rick Riordan só escreve Percy Jackson". Na verdade não. Ele tem uma série policial, que aqui no Brasil teve três volumes publicados, e também escreveu um volume da série de mistério, 'The 39 Clues'. Pretendo realizar a leitura de todos. Só vou parar se for algo realmente inviável. Ahh, e para não dizer que o desafio está fácil demais, bem, irei reler a série 'Percy Jackson' toda, 'Heróis do Olimpo' e 'As Crônicas dos Kanes'. Isso aqui já deve totalizar uns 18 a 19 livros que eu vou precisar concluir até dezembro desse ano.

"Mas porque até dezembro desse ano?" você deve estar pensando. A ideia é que no especial do Percy Day (feriado comemorado pelos fãs devido a chegado do solstício de inverno) que sempre faço alguma coisa aqui no blog, eu passe para o canal e lá publique vários videos sobre o autor e suas obras durante o mês de dezembro. Claro que vou contar com a participação de vocês, óbvio. Um semideus é bom, mas 20, 50, 100, 1000, é ainda melhor. E caso vocês queiram realizar a leitura em conjunto comigo, também vou estar interagindo pelo instagram e pelo twitter, então, só gritar por mim lá.

E o desafio já começou. Para janeiro já adicionei 'Tequila Vermelha', primeiro volume da série policial dele. Espero que a leitura no mínimo flua, já que vai ser a primeira obra do gênero que vou tentar ler. Vou comentando quando começar a ler.

E vocês pessoal, quais metas estabeleceram para 2017? Essas são as minhas. Gostou de alguma?
Comenta aqui embaixo com a gente!


Um comentário

  1. Sempre gostei de ver metas de leitura e achei a sua muito divertida principalmente pelos desafios interessantes. O que mais me cativou foi o de PJO, coincidentemente ontem estava assistindo o filme de Mar de Monstros (por sinal os filmes de PJO são divertidos, mas decepcionam) e bateu aquela vontade de reler os livros do tio Rick já que faz eras, vulgo 2014, que não leio nada do coitado.

    Espero que consiga realizar seus desafios,

    Atenciosamente

    H. Scorpio

    ResponderExcluir

Expresse-se