Resenha #368 - Garota Desaparecida!





Título: Garota Desaparecida
Autora: Sophie McKenzie
Editora: Verus
Ano: 2016
Especificações: Brochura | 238 páginas
ISBN: 13: 9788576864172
 Sinopse
Lauren mora na Inglaterra e sempre soube que é adotada. Mas, quando uma breve pesquisa sobre o seu passado revela a possibilidade de ela ter sido roubada de uma família americana ainda bebê, a vida de Lauren de repente parece uma fraude. O que ela pode fazer para tentar encontrar os pais biológicos? E seus pais adotivos terão sido os responsáveis por sequestrá-la? Lauren convence sua família a fazer uma viagem para o outro lado do Atlântico e, lá chegando, foge para tentar descobrir a verdade. Mas as circunstâncias de seu desaparecimento são sombrias, e os sequestradores de Lauren ainda estão à solta — e dispostos a qualquer coisa para mantê-la calada.
Cortesia Editora Verus (Grupo Editorial Record) 

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Quem nunca pensou que poderia ser adotado? Pensei nisso algumas vezes durante a minha infância cheia de imaginação e aventuras. No entanto, no caso da Lauren, é verdade o fato da adoção. Só que a jovem adolescente acredita que os termos desse processo judicial não foram nada comuns, e ela foi sequestrada de sua família biológica. Essa é a problemática de 'Garota Desaparecida' da autora Sophie Mckenzie, que trás as dúvidas e questões de uma jovem adolescente adotada que busca conhecer as suas raízes e talvez descubra que nem toda história de adoção seja muito simples. 

Com a narrativa em primeira pessoa, Mackenzie conta a história sobre o ponto de vista de Lauren, uma adolescente inglesa adotada que precisa fazer uma redação sobre “Quem sou eu?”. Essa atividade poderia ser uma atividade como qualquer outra, mas leva Lauren realmente a se questionar quem seria e isso leva a sua mente adolescente cheia de ideias pesquisar sobre seu passado e sua família biológica. Nessas pesquisas, Lauren encontra Martha, uma criança desaparecida com a sua idade e que sumiu meses antes dela ser adotada por sua família. Mas existe um problema nisso tudo: Lauren mora na Inglaterra e Martha sumiu no Estados Unidos. Com isso, ela escolhe viver uma aventura internacional com o seu “melhor amigo”, Jam, para descobri qual é a sua real história e quem poderia ser sua verdadeira família.

'Garota Desaparecida', inicialmente, parecia ser um livro bastante promissor para mim, porém, penso que criei muita expectativa e acabei não sendo correspondido por elas. 

Mackenzie possui uma boa narrativa e tem uma premissa interessante, entretanto, a história de Lauren durante os primeiros capítulos parece um pouco lenta e vem ganhar ritmo quando a garota começa a investigar o seu passado.Não sei se foi a minha ausência de empatia com a protagonista, pois as problemáticas dela são únicas e, talvez, eu não tenha conseguido entrar em sincronia com todo o drama dela; mas em certos momentos da narrativa de Lauren trazia uma ideia meio de “rebeldes sem causa”, que me deixavam muito frustrado com ela (talvez, eu esteja adulto demais para compreender as motivações dela rs). 

Considero um bom livro para adolescentes, no entanto, não foi minha melhor leitura, então, minha avaliação sobre a obra de Mackenzie vai ser três estrelas, pois se trata de um bom livro, mas não me encantou tanto devido aos dilemas que a personagem vive e não geraram empatia em mim. A ideia foi boa, só não se executou bem durante minha leitura.


Autora britânica de romances YA de suspense e mistério. Por um tempo, combinou a escrita com trabalhos freelancer em editoras e como professora de escrita criativa mas, atualmente, escreve em tempo integral - seu trabalho favorito! No seu tempo livre, gosta de assistir futebol com seu filho. Não gosta de ratos, grosserias ou comprar sapatos.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se