09 fevereiro 2017

Cinema #27 - Moana!





Título: Moana
Gênero: Aventura
Direção: John Musker, Ron Clements
Elenco: Alan Tudyk, Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson
Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi
Produção: Osnat Shurer
Duração: 107 min.
Estúdio: Walt Disney Animation Studios / Walt Disney Pictures
 Sinopse
A animação conta a história de uma jovem corajosa, Moana, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Ela busca por explicações sobre o seu passado e parte em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Com a ajuda do semideus Maiu, a garota enfrentará uma aventura em mar aberto.


**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Divertido, musical e com lições para fazer você acreditar em si e aceitar quem é, 'Moana' é uma aventura cheia de mensagens bonitas e cenários deslumbrantes.


Em sua trama iremos acompanhar a jovem Moana que sempre foi apaixonada pelo mar e anseia descobrir quais segredos estão guardados depois do recife que cerca a ilha em que mora. Sendo filha do chefe da aldeia, a garota acaba encontrando dificuldade para seguir seu sonho, já que possui deveres com seu povo. Mas a partida dela pode estar mais perto do que poderia imaginar. A ilha começou a morrer devido ao um crime cometido a muitas eras atrás pelo semideus Maui, que roubou o coração da deusa Te Fit. Agora, Moana precisa encontrar Maui, juntar-se a ele e atravessar o mar com a missão de colocar o coração da deusa em seu antigo lugar e restabelecer a ordem no mundo.

É maravilhoso ver a Disney trabalhar mitologia em seus longas. Eu pelo menos fico extremamente feliz. Mesmo não conhecendo nada dos elementos abordados, foi uma experiência gratificante ser apresentado a uma cultura tão rica. E isso é o mais interessante das novas princesas Disney. Elas trazem toda uma mitologia; todo um apurado cultural que fazem o telespectador se encantar. Foi assim em 'Frozen' e aconteceu novamente com 'Moana'.



Com certeza o roteiro de John MuskerRon ClementsTaika Waititi não deixa a desejar. Todos os elementos são bem apresentados, construídos e explorados, de forma que os personagens vão passando pelas dificuldades e aprendendo com elas. Talvez necessitasse que o filme fosse um tanto mais longo, pois houve algumas cenas que eu queria mais sobre ela, e não que acontecesse tão rapidamente como aconteceu (exemplo o treinamento de Maui). Mas nada disso afeta a experiência com o filme e não diminui seu glamour. 'Moana' me ganhou nos mais inusitados detalhes, desde as músicas animadas e alto-astral, que fazem você realmente ficar bem, as piadas e personagens engraçados (os animais tem sempre grande destaque nesse quesito).

Fiquei maravilhado com a personagem. Não só pelo seu jeito, mas com a maneira dela de lidar com as situações. Sempre muito positiva, tem suas recaídas, mas acaba localizando algo que a faça continuar. Moana com certeza é um exemplo a se ter e com mais certeza ainda, vai encantar quem for aos cinemas conhecer. A ideia da produtora de trazer mais uma garota que luta pela sobrevivência de sua família ao invés de batalhar pelo coração de um príncipe, pra mim, é empolgante. Torna a história inesperado. Em momento algum o ar romântico fez falta no longa. O drama pessoal dos dois protagonista é muito envolvente para que você note esse vazio.

'Moana' tem tudo que uma bela animação Disney poderia ter, e arrisco-me a dizer que gostei muito mais de sua história do que a do 'Frozen'. Trazendo humor, enredo bem construído, personagens cativantes e uma mensagem bonita e transformadora, a nova princesa disney apresenta muita diversidade estética, religiosa e cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se