24 fevereiro 2017

Coluna: Anime da Semana!




Na segunda indicação do ano, temos um anime mais atual. Saindo das relíquias para os recentes assistidos, esse com certeza vai agradar os leitores de plantão. Com muitas referências, personagens malucos, uma trama gostosa e super rápida, 'Bernard-jou Iwaku' é a pedida certa para os otakus que compartilham do amor pelos livros.

Com certeza esse é comédia garantida do começo ao fim. Tendo tido sua estreia no finalzinho de 2016, na última temporada de outono, 'Bernard-jou Iwaku' trás a história de Sawako Machida, uma menina preguiçosa que quer ser uma boa leitora, tendo o desejo de conhecer todas as obras mais famosas do mundo. O único problema é: Sawako não gosta de leitura.  Dessa forma o anime vai focar na jornada dessa peculiar garota em busca de se superar e se tornar uma leitora ávida, enquanto seus amigos, já leitores, tentam a todo custo motivá-la ao prazer dos livros, seja através de textos bíblicos, ou a outras obras consagradas da literatura.

GENTE UM ANIME QUE SE PASSA BASICAMENTE NUMA LIVRARIA. É CLARO QUE EU TINHA QUE ASSISTIR ISSO!

Referências é algo que você deve esperar a todo instante nesse anime. Se você gosta de conhecer livros através de indicações, então essa com certeza é sua praia. Aqui temos as mais variadas obras sendo citadas a todo capítulos. Livros como 'Guerra dos Mundos' ou 'Orgulho e Preconceito' são referenciados pela personagem. Eu pessoalmente gostei muito do desenvolver da trama. Embora não seja algo extremamente arquitetado, tendo um aprofundamento de todos os personagens, em grande parte seus episódios com cerca de 3 a 4 minutos são divertidos e fazem com que os leitores se identifique. Apesar de Sawako não ser leitora, ela demonstra a todo instante a mais variadas manias que só leitores ávidos conhecem,  e isso gera uma empatia pela personagem logo de cara.

O único ponto negativo pra mim é a pouca exploração dos personagens secundários. Embora curtos, o anime não se dedica a explorar mais dos coadjuvantes, e isso é chato porque eles ficam meio apáticos na história em si. Você só torce pela protagonista, vê ela se relacionar com eles, mas não conhece os outros de forma mais profunda.

Além disso, a temática é leve, fluída e você mal vê o tempo passar vendo os meros 12 episódios que essa primeira temporada possui. Eu pelo menos assisti tudo numa sentada. E foi divertido. Embora a média tenha sido razoável pra mim (devido a algumas referências que são feitas e você não entende bem, já que tem muitos livros da literatura ocidental sendo citado e eu não conheço nada), o lado humorístico do enredo faz com que você vá até o último episódio em busca de descobrir que rumo a vida da protagonista vai tomar.

Baseado no mangá de Yuki Shikawa,  'Bernard-jou Iwaku'  teve uma estreia promissora, possuindo um humor leve, episódios rápidos e uma temática divertida e diferente que faz você começar e só parar quando acabar. Sem dúvidas uma ótima pedida para assistir nesse feriado de carnaval.

Confira algumas imagens:











E ai, gostou da indicação?

Um comentário:

  1. Olá, David,

    fiquei super empolgada com esse anime, já vou procurar para assistir. Como você mesmo falou, um anime que traz a indicação de diversos livros é impossível não assistir, sem contar que ele aparenta ser um Soujo, meu gênero preferido. <3

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Degrau de Letras

    ResponderExcluir

Expresse-se