Resenha #376 - Vida Dupla!





Título: Vida Dupla
Autor: S. J Watson
Editora: Record
Ano: 2016
Especificações: Brochura | 434 páginas
ISBN: 13: 9788501092069
 Sinopse
O novo livro de S. J. Watson, autor do best-seller Antes de dormir.
Quando Kate é assassinada, a única forma que sua irmã Julia encontra de lidar com o luto é fazer o trabalho da polícia: procurar o assassino. Porém, ao descobrir que a irmã tinha perfis em sites de relacionamentos para conhecer homens e fazer sexo com eles, virtual ou não, o que antes era uma busca por um criminoso se torna uma exploração de suas fantasias sexuais mais secretas. Mas isso coloca em risco seu casamento, sua família e sua própria vida.
Cortesia Editora Record (Grupo Editorial Record)

**********************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
**********************************************************************


Tem um ditado que diz, não julgue o livro pela capa. Posso fazer um novo: não julgue o livro pela sinopse, pois a deste livro deixa você bem interessada em ler, só que a historia não faz jus. 'Vida Dupla' foi uma leitura bem diferente do que eu esperava e confesso, que acabei me decepcionando. 

Julia é uma mulher que vive uma vida segura e feliz ao lado do seu marido e filho, mas isso muda quando sua irmã caçula, Kate, é encontrada morta em um beco, sem sinal de violência, apenas um ferimento de pancada na cabeça.

Ao descobrir a morte da irmã, Julia sofre bastante e para superar esta dor ela tenta descobrir quem foi o assassino por conta própria. Investigando nas coisas de Kate, acaba descobrindo que a ela acessava sites de relacionamentos e conversava com rapazes e muita das vezes encontrava-se com eles para fazer sexo. Para uma melhor investigação Julia acessa a conta da irmã em um dos sites e começa a procurar por suspeitos. Envolvida nessa rede de encontros, ela acaba criando sua própria conta  para tentar localizar o culpado. Tal busca a faz se envolver com Lukas, rapaz que começa mudar sua vida.

Se eu for para a cama com Lukas outra vez, será ao menos mais um breve momento em que não existe passado nem futuro, em que não existe mais nada no mundo excerto nós, e será um pequeno momento de paz. 

A narrativa de S. J Watson não foi nada mais do que estranha para mim. Comecei esperando algo, recebi outro. A confusão da temática na obra, ou o romance absorvendo tudo e deixando espaço mínimo para o mistério levantado no começa, torna tudo meio banal, como se os dois protagonistas fazerem sexo ser o único ponto relevante. Não consegui ter nenhum sentimento seguro por Julia, tinha momentos que gostava de suas atitudes e em outros queria matá-la por ser tão idiota. A história flui bem e em muitos momentos é bem previsível, isso não se aplica ao final, pois o mesmo surpreendeu.

Tive uma breve impressão que como o autor é homem e narra um personagem mulher, em alguns momentos ele não soube expressar os sentimentos e outras coisas mais de Julia. Era como se ele não conseguisse encarnar bem a personagem, deixando-a muito fora da realidade. A construção de personagens de Watson pra mim, é um erro fatal aqui. Tenho pouca experiência com autor do sexo masculino, já que a maioria das obras que leio são escrita por mulheres, e talvez esse tenha sido o problema comigo, me acomodar de maneira a aceitar que um homem estava tentando narrar certos sentimentos femininos que ele não compreendia direito ou não sabia transmitir.

Meus sentimentos em relação ao livro é o mesmo sentido pela protagonista: não sei se gostei ou não, neste caso vou ficar em cima do muro. Classificarei 'Vida Dupla' com três estrelas apenas, mas indico a leitura com toda a certeza. Apesar da sinopse não falar exatamente nada da história, o romance acaba sendo envolvente, e por mais banal que pareça, você consegue desenvolver a trama com facilidade. 


S. J. Watson nasceu em Stourbridge, em West Midlands, vive em Londres e trabalhou no Serviço Nacional de Saúde durante anos. Em 2008, Watson foi aceito no primeiro Curso “Escrever Um Romance” da Faber Academy, um programa que aborda todos os aspectos do processo da escrita de um romance. Antes de Adormecer é o resultado. Antes de Adormecer está traduzido em mais de 30 línguas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se