28 março 2017

Coluna: Mitomania #6!





Cenas intensas de luta, forças místicas poderosas, inimigos ardilosos, espadas orientais e personagens bons em artes marciais... Não, não estou falando de 'As Aventuras de Jackie Chan' (Saudades desse desenho). Recentemente, os personagens dominadores das artes marciais conseguiram mais um representante em meio ao público de massa, denominado de 'Punho de Ferro'. Na série lançada esse mês pelo Netflix, somos apresentados a Danny Rand, vulgo Punho de Ferro, e podemos encontrar tudo que foi elencado acima e mais algumas coisas. No post de hoje, vim dá um panorama sobre o personagens para vocês, que não acompanham as HQs e queriam saber mais sobre esse personagem dentro do universo Marvel e sua ligação com os outros 'Defensores'.


No entanto, para conhecer a história do Danny Rand, precisamos ter um pouco de paciência, pois o personagem existe a cerca de quarenta anos nas revistas em quadrinhos e passou por diversos acontecimentos importantes da Marvel (Netflix! Prepare-se para fazer várias temporadas, pois temos muitas histórias). Pensando em vocês que estão se perguntando: Quem é o Punho de Ferro? O David me chamou para contar um pouco da história do Danny dentro dos quadrinhos da Marvel e falar sobre as principais aventuras do personagem.

Para começar, 'Punho de Ferro' foi criado por Roy Thomas e Gil Kane, com a sua primeira aparição nas revistas quadrinhos em Marvel Premiere #15, no mês Maio de 1974. “Coincidentemente”, o Punho de Ferro (que tem como principal característica ser um herói especialista em artes marciais) teve o seu surgimento contemporâneo aos filmes de artes marciais dos anos 60 e 70 (aqueles com o Bruce Lee, Chuck Norris e os gritinhos agudos de “Aiiiaaaaa!”).

Pra quem não conhece o Danny, além de excelente lutador de artes marciais, ele possui habilidades especiais e sobre humanas que estão ligadas ao “Controle de Chi”, que permite ele concentrar energia em seu punho e torná-lo invulnerável e extremamente forte (por isso que o seu codinome é Punho de Ferro). Com o “Controle de Chi”, Danny também pode acelerar a cura de ferimentos (tanto os seus, quanto os de outras pessoas) e ampliar a sua capacidade física e mental.


Com esses pontos esclarecidos sobre o Danny, precisamos falar sobre o “nascimento” do personagem, pois, diferente de muitos personagens da Marvel, essas capacidades especiais dele não estão relacionadas ao Gene X (gene mutante). Todas as habilidades do Punho de Ferro estão ligadas a cidade mística de Kun Lun, que é um lugar extradimensional fundado por extraterrestres há milhares de anos atrás e governada pelos descendentes desses alienígenas. 



A família de Danny possui uma forte ligação com a linhagem de governantes da cidade mística, já que o seu pai era o primeiro na linha de sucessão, após ter salvado o governante da época. Danny foi treinado nas artes marciais em Kun Lun, após ter ficado órfão numa expedição ao Himalaia, com o seu pai sendo morto por um sócio da empresa e sua mãe se arremessando em meio a uma matilha faminta de lobos para salvar a vida do filho. Após anos de treinamento na cidade de Kun Lun, Danny Rand enfrentou o dragão demoníaco Shau-Lao e ao vencer, ganhou a cicatriz de dragão no peito, que proporcionaria o dom de controlar o seu Chi e centralizá-lo em seu punho (no caso, ele se tornou o Punho de Ferro dessa geração). 


Por diversos anos, no década de 70, o 'Punho de Ferro' possuía uma revista solo, mas com a baixa das vendas, ele passou a dividir sua revista com um personagem bem conhecido dos acompanhantes do Netflix: 'Luke Cage'. Com 'Luke Cage' e 'Punho de Ferro', começou a revista 'Power Man and Iron Fist', que conseguiu crescer a venda dos dois personagens, mas não o bastante para evitar o cancelamento da revista, alguns anos depois. No entanto, essa revista rendeu um fruto importante para a história do Danny, que é a sua forte amizade com o Luke Cage, na qual ambos sempre estão dispostos a se ajudar e partilham de laços importantes (a filha do Luke Cage com a Jessica Jones se chama Daniele, por causa do Daniel “Danny” Rand – além de Danny ser padrinho da garota).


Sobre os interesses amorosos do rapaz, Danny teve um envolvimento duradouro com a Misty Knight, que é uma ex-policial afro-americana portadora de braço biônico (presente no seriado do Luke Cage, também). Misty e Danny foram um dos primeiros casais interraciais dos quadrinhos, que na época, para o contexto americano, era um tabu bastante complexo de ser abordado. Foram personagens que estiveram ligados durante bastante tempo, mas a falsa gravidez de Misty, causada pelo Chi de Danny, fez com que o casal se afastasse e, até o momento, não voltasse a ter alguma ligação.


Como disse no início, o Danny foi adaptado para a TV (Ou será que é para os monitores? Não sei! Fica a pergunta) com o ator Finn Jones o interpretando no seriado que recebe o nome, 'Punho de Ferro'. Com a primeira temporada da série possuindo treze episódios, o personagem vai voltar ainda esse ano na adaptação do grupo de heróis 'Os Defensores', que vai contar com a participação da Jessica Jones, Demolidor e o (grande amigo do Danny nos quadrinhos) Luke Cage. Estamos todos animados para ver como vai funcionar essa interação de super heróis no seriado, que tem previsão de estréia para esse ano ainda, então, vamos torcer para que aconteça logo.


17 comentários:

  1. Oie! Eu acompanho a cinessérie da Marvel, mas ainda não consegui ver os seriados no Netflix. Preciso dar um jeito nisso. Obrigada por esclarecer sobre as origens do personagem. Não me lembro de ter lido alguma HQ e sua resenha foi bem útil! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi David, não me animei muito com essa serie, pois muitos colegas meus já viram e não curtiram tanto. Porém quero ver Os Defensores, pois Demolidor e Jessica Jones curti, ou seja, mais uma serie para a lista rs

    ResponderExcluir
  3. Ah eu estou tão atrasada com minhas séries Marvel da Netflix que nem ando me animando muito com as novidades. Já conhecia o Punho de Ferro dos quadrinhos e tal, mas nunca fez muito a minha cabeça... É tipo o Dr. Estranho... sempre tive mais afinidade com Demolidor então quero ver quando vai rolar a união de todos eles mais pra frente como parece que vai acontecer.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui muito fã do Punho de Ferro, mas acho bacana que as produtoras estejam se interessando em criar séries com esses personagens! Provavelmente não irei assistir, mas acho muito legal!!! rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá Glauber! A Marvel é realmente genial! Eu já tinha ouvido falar do lançamento dessa série na Netflix, mas como eu não conhecia esse personagem dos quadrinhos, a história não havia me despertado o interesse no início.Porém, agora que conheci melhor o personagem, fiquei super curiosa em não apenas assistir como também em ler as HQ's que também parecem conter histórias incríveis e com muita ação. Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem?!?! Nunca imaginei que chegaria o dia em que os Defensores ganhariam séries de TV... Se me dissessem isso nos idos dos anos 90 eu não acreditaria rsrsrsrs.
    Esse ainda não tive a oportunidade de assistir, mas assim que pintar um tempinho, vou maratonar.
    Adorei o post e obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Glauber!
    Foi bom saber um pouco mais sobre o personagem. Confesso que não conhecia até sair esse babado de Defensores.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Não sabia nada sobre! Amei! Agora vou assistir na Netflix! Uma super dica!

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Parabéns pelo post, super bem feito!
    Porém, confesso que a série não chamou minha atenção. Mas até gostei de conhecer os personagens. :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Bom, eu não conhecia o Punho de Ferro até por que sou liga a poucas coisas da Marvel e para ser bem sincera não senti vontade de vê a série não sou ligada a artes marciais, mas vou falad com meu colega que ama coisas desse tipo, ótimo post .
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Glauber.
    Uma coisa que gostei do quadrinho foi a relação inter-racial entre o Danny e a Misty (inclusive, saber da presença dela em Luke Cage é um motivo a mais para assistir essa série). Espero que o namoro deles retorne algum dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi David, tudo bem?
    Confesso que nunca ouvi falar do persoangem. Acho que esotu muito desatualizada nos quadrinhos, risos..Achei super diferente colocar um super herói em uma cidade governada por descendentes de alienígenas. Que ótima notícia da HQ ganhar uma adaptação para TV, assim poderei conhecer essa história. Gostei muito da dica e o post ficou ótimo!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom? Não sou nada ligada em quadrinhos, e foram pouquíssimos os que li. Eu me interessei pela série do Punho de Ferro (gostei bastante do Luke Cage), masa acabei desanimando com o tempo e com a quantidade de comentários negativos. De qualquer forma, acho que darei uma chance. Seu post ficou incrível, super completo. Parabéns.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ah, vi a divulgação dessa série por aí mas não tinha a menor ideia de quem era o Punho de Ferro. Muito obrigada por esclarecer! Eu achava esses filmes de artes marciais da época que ele surgiu muito legais (#idosa) e acho que vou curtir bastante o personagem. Não leio quadrinho mas mesmo assim gosto bastante de acompanhar as adaptações.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Nossa eu tenho vários amigos meus assistindo e a opinião está bem dividida. Eu não conhecia o personagem, muito menos as HQ's por isso estou bem interessada como foi colocar isso na televisão. Conheço o ator de nome, por isso também não posso opinar muito sobre ele, mas acredito que esteja fazendo um bom trabalho. O que nos resta é esperar e ver como irá ficar. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Eu não tinha conhecimento sobre essa série, mas fiquei muito encantada. Gostei de conhecer mais sobre os personagens e vou curtir bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Ouvi vários burburinhos sobre a série, mas desconhecia totalmente a história por trás do personagem e como foi seu surgimento.
    Adorei saber que não é por causa do Gene X que ele apresenta tais características, mas sim por causa de uma cidade alienígena rsrs

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Expresse-se