Resenha #203 - Outros Jeitos de Usar a Boca!





Título: Outros Jeitos de Usar a Boca
Autora: Rupi Kaur
Editora: Planeta
Ano: 2017
Especificações: Brochura | 208 páginas
ISBN: 
13: 9788542209303
 Sinopse
'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Poesia sempre foi um gênero que tive dificuldade para ler, ora por não me identificar muito, ora por não entender. Recentemente passei a me abrir mais para os livros desse tipo e tem sido uma experiência engradecedora. A leitura de 'Outros Jeitos de Usar a Boca' se resume a isso: engrandecer. E eu amei ter conhecido essa obra.


Com esse título eu jamais imaginária que se trata de um livro sobre poesia, confesso e fui surpreso por quão embargado eu fiquei com essa leitura. 

Os poemas feministas de Rupi Kaur são fortes, intensos, reais. Tratando sobre diversos assuntos importantes, como violência contra a mulher e doméstica, feminismo, empoderamento, amor, fraternidade, relacionamento abusivo, estrupo e muitos outros, seus poemas são densos, tocam a pele do leitor com muita vivacidade e acidez. São palavras cruas, muitas vezes, representadas por ilustrações que parecem criar um efeito ainda maior de impacto no leitor. Em.alguns poemas os sentimentos ficam tão a flor da pele que você vive aquela dor ou emoção que o narrador nos passa.

Foi o primeiro livro da autora que conheci e com certeza sua escrita me ganhou. Kaur tem uma sinceridade em seus textos, brutalidade, que torna tudo mais palpável. Valeu cada instante ler 'Outros Jeitos de Usar a Boca' sem qualquer expectativa, contando com uma edição bonita e bem detalhada que soma ainda mais pontos para textos tão singelos e ao mesmo tempo brutais.


Rupi Kaur é uma escritora e artista que vive em Toronto, no Canadá. Aos 5 anos, ela começou a desenhar, um hobby que herdou de sua mãe. Imigrante da índia, ela não conseguia falar em inglês com outras crianças na escola, o que a fez passar bastante tempo sozinha. Quando aprendeu o idioma, encontrou nos livros os melhores amigos. ela desenhou até os 17 anos, em 2009, quando passou a se dedicar mais à escrita e às performances. Em novembro de 2014, publicou seu primeiro livro, milk and honey – editado no Brasil como outros jeitos de usar a boca. Hoje ela usa diferentes meios para se expressar: a poesia, a ilustração, o design, a fotografia, os vídeos. O que o sol faz com as flores é seu segundo livro.


10 comentários

  1. Olá, David.
    Eu confesso que não gosto de ler poesias e poemas. Prefiro ler ficção. Até lia quando estava na escola e não tinha outros livros para ler, mas agora leio mais ficção mesmo. Eu nunca ia imaginar pelo título que se tratava de poesias hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Eu bem entendo. Eu também não curto muito nao, mas esse eu não consegui me conter. E acabei gostando. Talvez você ainda não tenha encontrado a poesia certa para gostar ^^ Tente novas experiencias quando der

      Abraços
      David
      https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Monique!
      Recomendo muito <3

      Abraços
      David
      https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

      Excluir
  3. Só tenho uma palavra pra esse livro: AMO
    Eu também nunca fui de ler muita poesia, mas esse livro é simplesmente maravilhoso.
    São poesias cheias de sentimentos, que tocam fundo na alma!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ra!
      POIS É. Ele tem um texto muito forte. Eu fiquei completamente impressionando em como a autora consegue fazer você sentir tanta coisa com tao poucas linhas. Ela é genial.

      Abraços
      David
      https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

      Excluir
  4. Oi, David!
    Eu também nunca ia imaginar o conteúdo do livro. Também não sou muito de poesias, mas fiquei tentada a dar uma chance a essa coletânea.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Se arrisca quando puder! É super rapido de ler. Em duas horas tu termina. E eu digo que vale a pena ^^

      Abraços
      David
      https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

      Excluir
  5. Oi David!! Nossa, o título chama bastante atenção! E parecem poemas fortes mesmo, faz tempo que não leio nada do gênero, achei a proposta interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Espero que quando tiver uma oportunidade, conheça. É muito bom.

      Abraços
      David
      https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

      Excluir

Expresse-se