Coluna: Na Tela #48



Vocês acharam que eu não ia falar de série hoje? Mas vamos sim! Hoje finalmente tomei coragem para falar de uma série muito importante para o universo da DC na TV. Bora comentar sobre 'Arrow', o começo de tudo!





SINOPSE: A série segue Oliver Queen, um playboy bilionário de Starling City, que passa cinco anos naufragado em uma ilha misteriosa. Após seu retorno à Starling City, ele se reencontra com sua mãe, Moira Queen, sua irmã, Thea Queen, e seu melhor amigo, Tommy Merlyn. A série centra-se em Oliver reacendendo seus relacionamentos, passando as noites caçando, e, às vezes, matando criminosos como um vigilante encapuzado. Ele descobre uma conspiração para destruir os Glades, um bairro mais pobre da cidade que se tornou sobreposta com a criminalidade. John Diggle e Felicity Smoak ajudam Oliver em sua jornada. Oliver também se reconecta com a ex-namorada, Laurel Lance, que ainda está irritada com seu envolvimento na morte presumida de sua irmã. A série também apresenta flashbacks de Oliver na ilha, e mostra como ela o mudou.




Elenco: Manu Bennett (Slade Wilson),  Stephen Amell (Oliver Queen / Green Arro), Susanna Thompson (Moira Queen), Paul Blackthorne (Detective Quentin Lance), Willa Holland (Thea Queen), Colton Haynes (Roy Harper), Katie Cassidy (Laurel Lance), David Ramsey (John Diggle), Colin Donnell (Tommy Merlyn), Emily Bett Rickards (Felicity Smoak).


'Arrow' é uma série de ação, aventura e crime que é exibida pelo principal canal de série da DC Comics, a CW.

Como toda série do seu gênero, seus episódios contam com a duração de 45 minutos e 23 episódios por temporada, estando atualmente em sua sexta temporada (infelizmente). Entre todas exibidas pelo canal, ela é uma das mais importantes para a construção do universo dos seriados da DC, tanto é que esse universo recebeu o nome de Arrowverse (Arrow + universe), que seria um universo compartilhado com os personagens da série. Dela derivaram-se outras como: 'The Flash' e 'Legends of Tomorrow', e rumores indicam que a sétima temporada será responsável pela introdução de mais uma série derivada: 'Batwoman'. A série da heroína de Gothan já estaria em produção.

Apesar de toda essa importância, ao menos para mim, a série foi se perdendo ao longo dos anos. O roteiro foi ficando muito cansativo, enrolando muito e chegando à ser repetitivo em alguns momentos. Como vocês puderam ver na sinopse, Oliver passou cinco anos preso em uma ilha, então o roteiro usava muito do recurso de flashbacks e em certo momento isso começou a me incomodar. Todo episódio tinha que se desenvolver a partir do flashback. Isso para mim tornou a série dependente desse recurso, tanto é que após eles acabarem, tendo contado todos os cinco anos passados na ilha, a série arrumou mais flashbacks pra conduzir a narrativa. O que tornou certos eventos sem necessidade. Os novos recursos de acessar o passado já não trazem o peso que deveriam. Fora que, Oliver parece sempre estar preso em uma briga com inimigos que vira e mexe, não são grandes ameaças pesando outros vilões que ele já enfrentou nas temporadas passada. Um bom exemplo foi como a quinta e a sexta temporada tem decaído. Na realidade, desde a quarta, que 'Arrow' já não apresenta mais um enredo tão consistente e intrigante. 

No quesito personagens, os protagonistas são cativantes, mas em alguns momentos eu não consigo evitar aquele bom e velho revirar de olhos. A sexta temporada teve muito disso, o nível de drama desnecessário na narrativa da equipe chegava a cansar. Infelizmente esse excesso de drama me fez ainda não conseguir terminar a temporada, espero criar coragem para o fazer.


No geral a série é ok, já foi muito boa, mas chegou a um ponto que a história parece não ter mais o que contar e seria de boa validade se fosse encerrada ao invés de cancelarem sem mais nem menos. Pense em algo semelhante a 'Sobrenatural', que se torna sempre do mais e enquanto alguns fãs insistem que a trama é tão digna quanto no começo, comprovadamente, não está. A qualidade caiu muito, tanto no roteiro em si, quanto nos personagens e isso deixou a quarta, quinta e sexta temporadas completamente arrastadas. O único fato, por sinal, de acompanharmos  são os crossovers recorrentes entre as demais séries do arrowverse, dessa forma, acompanhá-la torna-se necessário, mesmo que por muitas vezes seja difícil.

AVALIAÇÃO FINAL

Então, especificamente falando, se eu tivesse que indicar o seriado, hoje, talvez eu pensasse em sugestão melhor. Mas como gosto são variados e a discordâncias, fica o adendo para quem tiver curiosidade.

Por hoje é só isso pessoal, nos vemos mês que vem na próxima indicação. Não esqueçam de deixar as opiniões de vocês nos comentários caso já tenham visto ou se a minha crítica desmotivou vocês de começar (desculpem, mas a verdade precisa ser dita). Até mais!


6 comentários

  1. Oi, Anderson!
    Eu acompanhava Arrow mas larguei na 3ª temporada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu acabei deixando de lado e só assisto quando há crossovers. Deste universo, só acompanho Legends. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo vendo Arrow por conta dos crossovers mesmo, não tenho mais o mesmo ânimo pra acompanhar.

      Excluir
  3. Oi Anderson! Curti sua sinceridade! Eu nunca vi Arrow, mas acho que não vou começar rsrsrs é uma pena quando uma série que a gente gosta tanto começa a decair, mas é melhor mesmo um final digno nesses casos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisava ser sincero hahaha infelizmente a CW vai continuar empurrando a série até dizer chega

      Excluir

Expresse-se