Coluna: Anime da Semana #42!



Aproveitando minha vibe ficção cientifica distópica com a leitura de 'Coração de Aço', acabei me inspirando e resolvi indicar mais um famigerado anime que aguardo uma continuação até hoje. Para os apaixonados por ação, personagens engraçados e bastante complexidade, 'Black Bullet' é a pedida certa.

'Black Bullet' é uma série de mangá escrita por Shiden Kanzaki e ilustrado por Saki Ukai, publicado pela ASCII Media Works 's Dengeki Bunko. Sua publicação começou em 10 de Julho de 2011, e 7 volumes foram lançados a partir de abril de 2014. Já sua adaptação para anime, sob a direção da Kinema Citrus and Orange foi anunciado no Festival de Outono 2013 feito pela editora e chegou ao ar em 8 de abril de 2014 tendo sido transmitido simultaneamente fora do Japão pelo serviço de streaming Crunchyroll.

Em sua trama, seguimos a história de um mundo devastado. No ano 2021, a humanidade é assolada pela epidemia de Gastrea, um vírus parasita que se alimenta do hospedeiro lentamente, tomando controle do corpo e causando mutações. Isso força todos a viverem dentro das paredes monolíticas, que são criadas a partir de varânio: um metal que é capaz de subjugar o vírus e impedi-lo de atravessar essa barreira. Logo, crianças começam a nascer com o vírus Gastrea encubado em seus corpos, porém, dormente, gerando efeitos colaterais que fornecem a elas habilidades super-humanas. A elas é dado o apelido de "Crianças Amaldiçoadas", fazendo com que grande parte da sociedade as tratem como vilãs ou a excluam, tornando-se a margem social. Isso também cria uma desigualdade social ainda maior entre homens e mulheres. Devido à intervenção do vírus Gastrea, as crianças amaldiçoadas só podiam ser do sexo feminino.  Por isso, civis são formados para se especializarem na luta contra o parasita, operando sempre como par de uma criança amaldiçoada, sob as ordens de um Promotor. Dez anos após a epidemia, Rentaro Satomi, um estudante do ensino médio que também é um promotor na Agência de Segurança Civil de Tendo, propriedade de sua amiga de infância Kisara Tendo, junta-se a, Enju Aihara, uma criança amaldiçoada, enquanto tentam desesperadamente derrotar o parasita de uma vez por tantas antes que sua cidade seja tomada.


Em um resumo bem básico esse foi um dos animes tiro no escuro que eu acabei vendo e gostando sem nem esperar. 'Black Bullet' têm personagens muito consistentes e um enredo que prende o telespectador desde a primeira cena. Ele não perde muito tempo tentando construir o mundo com longas explicações. Esses conceitos são dados enquanto uma cena eletrizante acontece ao fundo e esse é o aspecto que mais gostei. Geralmente animes desse gênero tende a ter sua ação mais deixada para os episódios finais. Aqui não, o roteiro capricha nas lutas e não larga a tensão de que os protagonistas estão correndo perigo a todo instante. É imprevisível e com certeza pesado e cheio de mortes, mas vale cada segundo. Não só a parte da ficção é interessante, como também a relação desses personagens e seu desenvolvimento na trama. 

Eu gosto muito do Rentaro. Ele é ágil, inteligente e extremamente calculista em certos aspectos, assim como também amei o humor da Enju. Os dois formam um dupla com bastante química e casam bem quando estão em uma batalha. Mas os personagens secundários como as outras crianças amaldiçoadas e a própria Kisara, são interessantes e apresentam um feedback bastante coerente, embora não muito bem aprofundando, deixando um gosto de quero mais.

Com apenas 13 episódios, e um final aberto que deixa a prometer uma possivel continuação, 'Black Bullet' é um dos poucos animes cheios de ação e com cenário distópico que me agradou em todos os graus imagináveis. Tudo é muito bem dosado e o drama casa bem com a construção desse mundo devastado e com seus personagens que estão sempre lutando pela sobrevivência.

Confira algumas imagens:










E ai, já assistiu? Curtiu? Comenta com a gente.


14 comentários

  1. Oi, David! Tudo bom?
    Ai esses seus posts me dão uma saudade absurda de voltar a ver anime I NEED TO STOP ASKJFNSAKJGSBOGSA não tenho tempo nem de atualizar minhas séries imagine voltar a ver anime também.
    Não conhecia Black Bullet, mas a premissa é muito criativa (as always). Com certeza gostaria se assistisse (no momento não vai rolar, mas em breve, quem sabe :P).

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De!
      Espero que tenha a oportunidade KKKK. FAZ UMA FORCINHA. Tem tanto anime legal <3 VALE A PENA

      Abraços
      David

      Excluir
  2. Não tenho o hábito de assistir, confesso.
    Mas é uma das coisas que preciso tomar vergonha na cara para ver rs.
    Quero conferir a série Black Bullet :D

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Espero que consiga mesmo. Black Bullet é uma otima maneira de começar

      Abraços
      David

      Excluir
  3. Olá, David.
    Acho que pelos traços serem bonitinhos fica aquela sensação de que todo anime é fofinho e nem imaginava que teria um nesse estilo. Falou vírus e futuro eu já me interesso, mas fiquei na dúvida por ser final aberto e sem continuação ainda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      É, infelizmente não rolou uma segunda temporada :( Mas não é um final tão aberto sabe, só deixa pano pra mais!

      Abraços
      David

      Excluir
  4. Oi David!! Já faz um bom tempo que não vejo anime e o fato do roteiro caprichar nas lutas me agrada bastante, quando eles focam nos haréns e em muitas piadas sexuais às vezes me incomoda, confesso. Goste do enredo e do traço também. Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Pode vê sem medo. O foco é o mundo em si. Não tem esse monte de alivio comico sem noção não KKK. Vá na fé KKK.

      Abraços
      David

      Excluir
  5. Oi David!
    Achei interessante a premissa do anime, adoro distopias!
    Vou dar uma olhada com certeza!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Então é um prato cheio se você curte distopia <3 Dá uma chance.

      Abraços
      David

      Excluir
  6. Oi
    sempre que vejo seus poste sobre manga fico curiosa, mas nunca consegui assistir, pot conta do tempo e das séries.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi David,
    Que premissa bacana!
    Eu tenho medo de distopias HAHA, sério!
    As abordagens são muito reais e um pé pra acontecer.
    E nossa que arte bonita dos personagens. Pq personagens de anime são tão bonitos, principalmente os vilões? HAHA

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pois é. O traço é lindo <3 Foi o que primeiro me chamou atenção.

      Abraços
      David

      Excluir

Expresse-se