Resenha #230 - O Amante da Princesa!



Título: O Amante da Princesa
Autora: Larissa Siriani
Editora: Verus
Ano: 2018
Especificações: Brochura |224 páginas
ISBN: 13: 9788576866800
 Sinopse
Um romance sensual e divertido sobre as escolhas que são feitas por nós — e sobre tomar as rédeas da vida nas próprias mãos.
Maria Amélia de Bragança é princesa do Brasil, prometida a Maximiliano Habsburgo, arquiduque da Áustria. Mas não há nada que ela deseje menos do que esse casamento: como alguém pode querer que ela se case com um homem que nem sequer conhece? O que Amélia não esperava é que seu noivo chegasse ao Palácio das Janelas Verdes, em Lisboa, acompanhado do amigo Klaus Brachmann, um homem charmoso e experiente que se sente compelido a seduzir a princesa apenas pelo prazer da conquista. Uma viagem inesperada que Maximiliano precisa fazer se mostra a oportunidade perfeita para que Klaus ensine uma coisinha ou outra a Amélia entre quatro paredes... E, conforme o jogo avança, a possibilidade de casamento se torna cada vez mais remota para a princesa, que agora precisa proteger seu coração a todo custo.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************

Fofo e engraçado, apresentando uma reviravolta inesperada, 'O Amante da Princesa' é uma leitura que em diversos momentos não foge ao seu gênero e seus clichês, mas choca em seu desfecho.


Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a trama se desenrolar sob o olhar de dois personagens. Por um lado temos Amélia, uma princesa prometida a um casamento arranjado com o qual não esta satisfeita. Tendo uma língua afiada e opiniões nada condizentes com as damas de sua época, ela deseja apenas casar-se por amor e não por arranjos políticos.

Não importa em que parte do mundo você esteja, onde há livros há um lar.

Já do outro lado, acompanhamos o libertino Klaus, um jovem sedutor e sem muitos títulos a oferecer. Amigo do noivo de Amélia, o rapaz se vê atraído pela princesa logo a primeira vista. E entre brigas e flertes, nasce um amor inesperado. Seriam eles capazes de enfrentarem o mundo pelo sentimento que nutrem um pelo outro, indo Klaus contra tudo o que acredita e Amélia contra seus deveres como princesa?

Essa foi minha segunda experiência com o gênero romance de época e eu confesso, apesar de não ser totalmente apaixonado, teve seus momentos. 'O Amante da Princesa' tem uma escrita muito leve e personagens super bem descritos, com problemáticas que cativam o leitor logo nas primeiras páginas. A narrativa de Siriani é de toda forma, fluída e muito rápida. Guiando o leitor com vários diálogos, a obra anda com velocidade, até certo ponto, porém. Em determinado momento da trama, meu interesse caiu um pouco e a indecisão dos personagens já não estava mais me prendendo tanto assim. Tratando-se de um romance fofo e um tanto quanto picante, se o livro tivesse cerca de umas 50 páginas a menos, talvez eu o tivesse aproveitado mais. Mas da páginas 150 em diante, acabei ficando bastante tempo tentando prosseguir, enquanto, infelizmente, nada de interessante parecia chamar minha atenção, nem mesmo os personagens tão cativantes. E nesse quesito a autora não peca.

O amor assume diferentes formas para cada um.

Tanto Amélia quanto Klaus são protagonistas interessantes. Seus dramas e dilemas fazem com que você se apegue a eles com facilidade e torça por sua felicidade. Além disso, os outros membros da obra não fazem por menos. Apesar de o foco ser inteiramente nos dois principais, outros personagens conseguem se sobressair. Na realidade, todos me agradaram ao seu jeito e desempenharam bem o papel dentro do enredo, seja para ajudar o casal ou atrapalhar. Amélia em particular, foi a minha favorita. Muito sincera e apaixonante.

Meu apego pela protagonista, no entanto, culminou no meu sofrimento ao final. Além de ter sido uma reviravolta bem inesperada e emotivo, o desfecho me deixou um gosto bastante amargo em seu fim e eu preferiria, confesso, que a obra seguisse a fórmula de outras que ouvi falar ou li. Mas adianto, não quer dizer que seja algo negativo. O fator, só não funcionou comigo. Sou adepto aos finais felizes, não nego. Mas Siriani e bastante ousada em sua construção narrativa e tenta fugir do esperado, característica que deve ser elogiada.

Vale ressaltar também toda a genialidade da autora de trabalhar com personagens históricos verdadeiros. Eu achei isso extremamente interessante, embora, pelo que pesquisei, muita coisa tenha sido mudada. De toda forma, fica bastante evidente o belo trabalho de pesquisa que ela fez para elaborar esse reconto.

'O Amante da Princesa' foi um livro bem chocante e apela mais para o sentimentalismo saudoso do que para os clichês românticos já tão conhecidos e isso não deve ser tomado como algo ruim, só diferente. Trazendo personagens encantadores e um romance consistente, se você for fã do gênero, é uma ótima pedida, contudo, aviso, esteja com lencinhos em mãos.


Larissa Siriani é uma paulistana que nunca fez a menor ideia do que queria fazer da vida - até começar a escrever. Realimentando o sonho de infância, começou a escrever contos e pequenos livros, e então dando lugar a estórias cada vez maiores, até decidir que queria realmente ser escritora.
Hoje é formada em Cinema e além de escrever, é professora de inglês, comanda um vlog literário que leva seu nome e produz uma websérie atualmente em exibição no Youtube inspirada em Senhora, um dos seus clássicos preferidos da literatura brasileira. Vive em São Paulo com os pais, dois irmãos mais velhos e três cachorros, e sonha em viajar o mundo, conhecer seu príncipe encantado e encabeçar a lista de bestsellers (não necessariamente nessa ordem).



17 comentários

  1. Nunca li romance de época. Já tive muita vontade de ler os da Julia Quinn, mas já passou há um tempo essa vibe, agora eu estou num lado mais geek/terror clássico, mas devo confessar que O Amante da Princesa é bastante curioso :) Adorei a resenha.

    poeliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!
      Esse foi segundo e assim, nao e ruim, mas tambem nao e minha praia Kkkkk. Prefiro maia fantasia ou comedia romantica. Eu acho que flui melhor comigo.

      Abraços
      David

      Excluir
  2. Oi David!
    Fiquei curiosa pra saber q final é esse! rs
    Esse livro está na minha listinha, inclusive nunca li nada da Larissa Siriani! Acho a capa linda! 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      O final me deixou bem surpreso... e triste. É um romance de época bem fora da caixinha Kkkkk. Espero que leia.

      Abraços
      David

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Monique!
      Existe a possibilidade KKKKKK eu nao chorei porque raramente choro, mas pode acontecer.

      Abraços
      David

      Excluir
  4. Olá, David.
    Diferente de você sou muito fã do gênero e tenho pavor dos livros que não tem final feliz. Se já vou ler um livro desse gênero é porque quero que o casal fique junto no final e que dê tudo certo hehe. Essa capa é linda e gosto dos livros da autora, então quem sabe eu leia esse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      KKKKKKKKKKKKK Eu so tenho a dizer que boa sorte. O final desse não é feliz KKKK.

      Abraços
      David

      Excluir
  5. Oi David! Não vou mentir, eu tb prefiro finais felizes, de tristeza já basta a vida rsrsrsrs Mas parece um livro pra se apreciar a jornada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Sim, sim, é um livro que voce aproveita o momento. Eu achei bom. Um pouquinho longo demais, mas bom. Apesar de triste.

      Abraços
      David

      Excluir
  6. Oi David! Se eu escolho um livro desse gênero para ler, quero o final clichê, no caso o final feliz.Admiro a ousadia da autora, mas não é um livro que atenderia minha expectativa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      KKKKKK não so voce, maa quase todo mundo. Ate eu que nem gosto de ler KKKKK. Fiquei bem chocado.

      Abraços
      David

      Excluir
  7. Oi David,
    Adorei o novo layout, amo vermelho.
    Eu estou muito curiosa para ler esse livro, ainda mais agora que você comentou que o final não é esperado e não é de todo feliz. Gosto de finais felizes, mas também gosto e muito quando não são.

    Eu tenho alguns e-books na autora no Kindle, mas vi que ela tá revisando alguns, vai republicar uma série, então nem sei quando darei uma oportunidade, então.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Obrigado querida. Fico feliz que tenha gostado. Queria uma cor mais clean esse ano.
      Eu nao li outros romances da autora, mas quero. A escrita dela e boa. E espero que consiga ler esse. Apesar de triste e das ressalvas, e uma leitura boa.

      Abraços
      David

      Excluir
  8. Oi
    eu já li algumas resenhas positivas desse livro , que bom que curtiu a leitura e achei interessante a autora se basear em personagens reais, boa resenha .

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De!
      Sim, e eu so vim descobrir isso depois que li. É brilhante, eu achei. Mesmo com as mudanças, voce tem que estudar muito. Ja e dificil criar um personagem do nada. Da vida a um que ja existe e ainda mais.

      Abraços
      David

      Excluir
  9. Oie!
    Gosto muito da capa de livro, linda demais. Gostei muito do enredo, esse ano quero ler mais livros de época e acho que essa seria uma boa escolha. Eu só não aguento livros que desgraçam o meu coração, fico um montão de tempo numa crise existencial incrível kkkkkkkkkkkkk Quero ver o final desse.
    Adorei a resenha.
    Abraços
    Our Constellations

    ResponderExcluir

Expresse-se