Coluna: Invasão Otaku #46!


ESSE MEU JEITO DE VIVER, NINGUÉM NUNCA FOI IGUAL!
A MINHA VIDA É FAZER, O BEM. VENCER O MAL!!!!! (8)

Não tem um adulto hoje em dia que escute essa música, não sinta o corpo vibrar e lembre da nostalgia de acompanhar esse desenho diariamente na TV Record. A coluna de hoje, ainda temática com essas criaturinhas tão maravilhosamente marcantes, é totalmente dedicada a uma das minha grandes paixões do universo otaku: 'Pokémon'.

Se você não conhece essa franquia, definitivamente, EM QUE CAVERNA VOCÊ SE ESCONDE? 'Pokémon' é um imenso mundo que começou como um simples jogo de RPG sem grandes inovações e se transformou febre entre as crianças e adolescentes nos de 1990. Hoje em dia, é uma franquia de mídia que pertence a The Pokémon Compan, tendo sido criada por Satoshi Tajiri em 1995, centralizando criaturas ficcionais chamadas "Pokémon", que os seres humanos capturam e os treinam para lutarem um contra o outro como um esporte.

A franquia começou com um par de jogos lançados para o Game Boy original, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo. Atualmente, se estende em jogos, cartas colecionáveis, série de televisão, além de filmes, mangás e brinquedos e muito mais, tornando-se a segunda maior franquia de mídia de jogos mais bem sucedida e lucrativa do mundo, atrás apenas do famigerado 'Mário', que também pertence a Nintendo.

Uma adaptação para anime, aquela antiga que marcou tantas pessoas, foi produzida e teve seu lançamento no ano de 1997, pelos estúdios Team Ota. Dos games para o anime, obviamente, houveram grandes alterações, principalmente pelo fator principal de incluir Ash (Satoshi no original) como protagonista da franquia, sendo um personagem totalmente novo que habita o universo animado, e não os games. Hoje em dia, o anime já foi dividida em seis séries cronologicamente sequenciais no Japão. Nas transmissões internacionais, essas seis séries são divididas em 21 temporadas separadas.

Na primeira temporada, acompanhamos Ash Ketchum e seu Pikachu em sua aventura para se tornar um mestre Pokémon. Seus amigos Brock e Misty o acompanham em grande parte dessa jornada que os leva a várias regiões diferentes.


Ao total, o anime já soma 1049 episódios, e contando, tendo eu desisto lá na quarta geração. Para mim, 'Pokémon' sempre será uma franquia especial, mas com o decorrer dos anos, ela não possui mais a mesma graça de antes, e nem o tom diferente. As primeiras três temporadas são há época de ouro, e eu amo, cada episódio, principalmente a primeira, quando a febre estava no auge. Daí em diante, só vim conseguir ficar preso novamente durante a temporada Diamante e Pérola, que apresentou um conceito até interessante e diferente dos anteriores. Inclusive, os pokémon lendários dessa geração são os meus favoritos.

Cada temporada, possui arcos distintos, sendo separado da seguinte forma:

A primeira temporada, intitulada, 'Pokémon: Ouro e Prata' têm como central as duas primeiras gerações do game e seus arcos são: Liga Índigo, Aventuras na Ilha Laranja, A Jornada Johto, Campeões da Liga Johto e Master Quest. Seus episódios começam no 01 e terminam no 276.


A segunda temporada, intitulada, 'Pokémon Rubi e Safira' foca na terceira geração do game e têm os seguintes arcos: Pokémon Avançado, Desafio Avançado, Batalha Avançado e Batalha da Fronteira. Seus episódios começam no 277 e terminam no 469.


A terceira temporada, intitulada 'Pokémon Diamante e Pérola' foca na quarta geração do game e têm os seguintes arcos: Diamante e Pérola, Batalha Dimensional, Batalhas Galácticas e Vencedores da Liga Sinnoh. Seus episódios começam no 470 e terminam no 660.


A quarta temporada, intitulada 'Pokémon Preto e Branco' foca na quinta geração do game e têm os seguintes arcos:  Preto e Branco, Destinos Rivais e Aventuras em Unova (e Mais Além). Seus episódios começam no 661 e terminam no 804.


A quinta temporada, intitulada 'Pokémon XY' foca na sexta geração do game e têm os seguintes arcos:  A Série XY, Kalos Quest e XY e Z. Seus episódios começam no 805 e terminam no 951.


Por fim, a mais recente, sexta temporada, intitulada 'Pokémon Sol e Lua' foca na sétima geração do game e têm os seguintes arcos até o momento:  Sol e Lua, Ultra Aventuras e Ultra Lendas. Seus episódios começam no 952 e seguem até o momento ao 1049.


Fora isso, a franquia ainda possui spin-offs e 21 filmes produzidos, já tendo divulgado o 22º que será lançado este ano. Em poucas palavras, seria uma tarefa de fôlego rever. Eu pessoalmente vejo esporadicamente episódios de temporadas aleatórias. Seria muito trabalhoso acompanhar, mas confesso que tenho vontade. Quem sabe um dia. Sendo um anime que marca tanto a minha infância, seria divertido vê tudo do começo ao fim. Ash e Pikachu seguem sendo uma dupla incrível que me ganha muito, não só na sua relação, mas no tom cômico do desenho. E quem não ama aquela abertura clássica? Saudades é como eu poderia definir.

Confira algumas imagens:








E ai, já assistiu? Curtiu? Comenta com a gente.


4 comentários

  1. Olá, David.
    Eu amava Pokemon. Tenho bonecos, canetas e até lacinho de cabelo deles hehe. Mas confesso que nem sabia desse monte de temporada. Assisti os que passavam na tv só. Mas se tivesse a oportunidade eu gostaria de assistir todos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu amava muito. Voltava para casa da escola e ia direto assistir.. também tinha um joguinho de video game, e as cartas de RPG.. meu irmão jogava muito e eu acompanhava para ver.. ele ganhou até premiação nesses jogos..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    lembrança de infÂncia gostava de assistir, principalmente da primeira temporada melhor equipe das que já assisti, e olha que não entendo muito disso.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre que vejo algo sobre Pokémon, logo me sinto abraçado por um sentimento de nostalgia. É sem dúvidas um dos animes mais populares da geração pós anos 90 e um dos mais marcantes até hoje.

    Abçs
    https://www.bananices.com/

    ResponderExcluir

Expresse-se