Coluna: Dorama do Mês #3!



“It doesn't matter if you love him, or capital H-I-M 
Just put your paws up 'cause you were born this way, baby” 

Com esse trecho de “Born This Way” da Lady Gaga, venho para mais uma indicação de dorama para vocês, mas hoje vou apresentar outro tipo de drama asiático, os lakorn (ou dramas tailandeses), que são dramas no mesmo formato que os “doramas”, porém, com algumas características específicas relacionadas à cultura e a sociedade tailandesa. Os lakorns costumam ter a mesma regra de exibição dos dramas coreanos e normalmente são compostos por cerca de dez a vinte capítulos, porém, a duração dos episódios pode variar entre 30 minutos ou 1 hora e eles costumam produzir mais de uma temporada, quando o drama faz sucesso (fato não muito comum na Coréia).

Os lakorns vêm começando a ganhar espaço em meio ao ocidente, porém, diferente dos motivos que levaram os dramas coreanos a se expandir para esse lado do mundo (como o sucesso do K-POP trazendo bastante atenção para a Coréia do Sul), os lakorns vem ganhando atenção por causa de um seguimento específico. Os lakorns Boys Love (ou BL), dramas com protagonistas gays, começaram a ganhar espaço na Tailândia nos últimos oito anos e passou atrair os olhos do público LGBT ocidental e principalmente das fujoshi (denominação japonesa para mulheres fãs de mangás e conteúdos homossexuais). Com isso, os lakorns nos últimos cinco anos passaram a receber mais atenção desse lado do globo e os atores começaram a receber fãs do mundo inteiro. 

Sobre os lakorns que serão comentados aqui, acredito que sejam todos BL, pois o meu interesse nos dramas tailandeses normalmente está associado a esse tipo de temática, além de não gostar de alguns acontecimentos recorrentes em alguns dramas héteros que assisti (posso comentar sobre isso em outro momento). Com isso, vou sempre está variando entre doramas coreanos e tailandeses de temática BL, talvez expandindo um pouco as minhas indicações para doramas chineses e taiwaneses (caso surja paciência para acompanhar, pois o dramas chineses são imensos).


Depois dessa breve explicação sobre os lakorns, vocês podem está se questionando o motivo de ter um trecho de “Born This Way” da Lady Gaga no começo da postagem. Então, além do fato desse trecho ter grande representatividade em meio aos LGBT’s, ele oferece um grande spoiler metafórico da forma inusitada como termina a indicação de dorama de hoje (vocês só vão entender se assistirem). 

'Great Men Academy' foi um drama/lakorn lançado pelo canal de streaming Line TV sendo exibido entre os meses de fevereiro e março de 2019, constituído pelo total de oito episódios lançados semanalmente. Na história, acompanhamos a saga da jovem Love (New Chanyapuk Numprasop), uma garota sonhadora que vive com o seu irmão Good (Porsche Sivakorn Adulsuttikul) próximo a uma floresta não muito longe da escola Great Men Academy. A Great Men Academy é uma escola para homens bastante conceituada e almejada por muitos rapazes pelo renome que fornece ao seu currículo e pelo torneio “The Greatest”, uma competição com diversas provas para determinar o aluno que será o “Great Men” do ano.


A competição The Greatest, além de ser televisionada e acompanhada por todo o país, oferecendo ao participante fama, ela tem como premiação a chance de ter um desejo atendido pelo unicórnio (essa é a parte fantasiosa que falei). Durante dois anos seguidos, Vier (Ice Paris Intarakomalyasut) foi vencedor do The Greatest conseguindo bastante fama entre as garotas e conquistando o coração da Love, que possuía uma forte paixão platônica pelo rapaz. No entanto, ela não conseguia se aproximar da escola por ser restrita aos homens, até o dia que encontrou o unicórnio machucado na floresta perto da sua casa e o animal místico lhe concedeu um desejo. Love desejou poder conquistar/encontrar o amor da sua vida e o unicórnio lhe ofereceu a capacidade de se tornar homem, fazendo com que a Love pudesse se tornar em o Love (James Teeradon Supapunpinyo). Sem entender muito sobre as ações do unicórnio, a garota acredita que essa foi a forma que ele encontrou de permitir que ela se aproximasse de Vier, entrando na escola Great Men Academy como o Love. Em meio a isso, o Love consegue fazer amigos novos e acaba despertando sentimentos em pessoas inesperadas, conseguindo se meter em diversas confusões e precisando tomar decisões importantes sobre o seu futuro como o/a Love.


Com toda essa sinergia mágica de transformação de gênero/sexo e desejos de unicórnios, 'Great Men Academy' é uma história que aborda temáticas muito importantes para a construção do caráter masculino, pois chega a abordar desde a forma como rapazes devem tratar as mulheres, até falar sobre as responsabilidades domésticas que os homens precisam assumir. Mesmo parecendo bobo, o drama traz grandes lições sobre amizade, família, caráter, respeito (independente do gênero ou orientação sexual) e principalmente sobre o amor e como ele deve ser vivido sem preconceitos, medos ou receios (“Não importa se você ama ele, ou ama em letras maiúsculas E-L-E” – Lady Gaga).


Esse dorama tem uma pegada leve por causa dessa magia em volta do enredo, mas aborda questões emocionais muito profundas como aceitação, amor próprio, rejeição amorosa e autoestima. Entre os dramas tailandeses que assisti até o momento, considero 'Great Men Academy' com a melhor qualidade de edição e fotografia, pois foi algo muito bem trabalhado, além da atuação ser de ótima qualidade (o James como Love ficou uma garota perfeita). Com isso, espero que tenham gostado da minha indicação desse mês e espero que gostem de assistir ele, pois foi uma narrativa que me cativou bastante, principalmente pelo seu final especial reforçando uma compreensão de amor muito importante para todos nós. 


MOMENTO THAI-POP 

Cheguei a pensar que não teríamos esse momento esse mês, porém, pesquisando sobre os atores, fiquei impressionado em como a Ásia tem atores de múltiplos talentos e acabei precisando fazer isso novamente. Caso queiram pular, podem ficar relaxado que não guardarei rancor, pois isso é mais uma parte para trazer sobre curiosidades dos atores e suas diversas atividades artísticas. 

Como aconteceu mês passado na versão K-POP, esse mês vamos falar sobre Thai-pop, que nada mais é que o pop tailandês, porém, não tão conhecido quanto o pop coreano. Conversando com amigos que assistiram 'Great Men Academy' comigo, descobri que os sete atores escalados para integrar o núcleo da escola são integrantes de um grupo pop tailandês chamado 9x9 (Nine by Nine). O James (Love), o Paris (Vier), o Porsche (Good), o Jaylerr (Tangmo), o Captain (Sean), o Third (Nuclear) e o Jackie (Menn) fazem parte desse grupo composto por nove integrantes que possui certo sucesso na Tailândia. Com vídeos com mais de 5 milhões de views e com integrantes com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, o grupo teve dois singles lançados desde o seu debut/estréia ano passado, porém, por ser um grupo temporário, eles deram disband (se seperaram) em março deste ano. 

O Music Vídeo (MV) deles com maior quantidade de visualização é o single de debut, “Night Lights”, com 15 milhões de views (no momento de escrita dessa postagem). Mesmo com o idioma tailandês soando levemente engraçado, a música tem uma pegada boa e foi uma boa tentativa de desenvolver um boy group nos moldes coreanos. 


Outra coisa que descobri pesquisando sobre os atores, foi que a New, a atriz que interpreta a Love na sua forma feminina, é integrante/trainee do BNK48 e vem participando de atividades do grupo. Para quem não conhece, o BNK48 é o grupo irmão tailandês do AKB48, um grupo japonês feminino com diversas ramificações dentro do Japão e que possui um sucesso estrondoso dentro do país, conseguindo vender milhões de cópias a cada lançamento. 

Como ainda é muito jovem, ela ainda não possui muito destaque no grupo, porém, ela vem participando como atriz em alguns dramas e está conseguindo certo destaque aos poucos. Consegui achar essa fancam dela na apresentação de “Beginner”, single do BNK48 lançado mês passado e com 300.000 cópias vendidas, supostamente com trainees como ela. 


Não esperava encontrar tantos artistas multifacetados em 'Great Men Academy', mas eles são bastante empenhados em conseguir realizar os seus sonhos artísticos e sempre estão buscando investir em mais de um campo.

Espero que tenham gostado do Momento Thai-pop de hoje e espero que gostem bastante de 'Great Men Academy', pois é um dorama muito especial e que se tudo ocorrer como o esperado, nós teremos uma segunda temporada. 

Obrigado pela atenção de vocês! 
Até a próxima! 

11 comentários

  1. Preciso começar a assistir doramas. Todo mundo indicando e eu nunca assisti nenhum!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode começar, Monique! É um mundo novo completamente viciante o qual aprendemos muito sobre a cultura asiática.
      Super te indico!

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, Glauber.
    Estou gostando bastante das postagens dessa coluna. Nunca tinha visto falar sobre os lakorns. E achei o enredo dessa citada interessante, apesar da fantasia hehe, e acho que assistiria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!!

      Ele é maravilhoso! Eu gostei muito, pois aborda assuntos importantes para o comportamento masculino de uma forma leve e extremamente fofa.
      Se puder, tente assistir <3

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi, Glauber!
    Todo dia conheço uma categoria de dorama diferente hahahhahha Esse parece ser bem interessante e causar um ótimo impacto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!

      O pessoal do outro lado do mundo é super criativo!
      Obrigado pelo comentário e se conseguir assistir, pode comentar que eu tento responder <3

      Abraços!

      Excluir
  4. Oi, Glauber

    Nossa, cada hora é um novo tipo diferente. Hahaha
    Acho interessante o fato desse estilo de dramaturgia ter se popularizado por aqui, quem diria.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires!

      Nem te conto! Parece que cada país é um universo diferente... Estou me preparando para falar dos dramas em Taiwan nos próximos meses, porém, é muita divertido.

      Abraços!

      Excluir
  5. Oii
    achei interessa-te a premissa desse dorama, já assisti muito lakorns, mas agora ando assistindo mais doramas coreanos e os chines. Gostei da dica.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Denise!

      Eu amei que alguém que assisti dramas asiáticos veio comentar algo. Eu sou de tempo, sabe? Eu agora estou assistindo lakorns porque estou carente, mas daqui a pouco volto a assistir drama coreano, mas eu nunca assisti drama chinês. São bons?

      Abraços!

      Obrigado pelo comentário! <3

      Excluir

Expresse-se