Coluna: Mundo Comics #1!



Promessa é sinal de compromisso, e como eu falei, a nova coluna do blog está oficialmente iniciada! Será nesse espaço onde iremos falar um pouco mais sobre as famosas graphic novels, mangás e quadrinhos que fazem, hoje em dia, tanta parte da minha vida leitora, quanto os livros. E para abrir os trabalhos, no mês de 'Vingadores Ultimato', temos uma indicação/resenha especial para quem quiser conhecer mais sobre uma das sagas que inspirou os dois últimos filmes da Marvel com esses heróis.



Título: Infinito
Autora: Jonathan Hickman
Editora: Panini
Ano: 2014
Especificações: Brochura | 228 páginas
ISBN: 13: 7897653522323
 Sinopse
Encerrada a guerra com os Construtores, os Vingadores, apoiados por heróis de todos os cantos da Galáxia, têm pela frente um desafio ainda mais terrível, salvar a Terra das garras de Thanos e sua Ordem Negra. E Thane, o último filho sobrevivente do Titã Louco, precisa encarar seus maiores medos: aceitar sua própria natureza e enfrentar seu impiedoso pai!



Essa foi uma leitura que me exigiu muito fôlego. Denominada como 'Saga: Infinity', foi o primeiro grande arco da editora com o qual tive contato, e eu amei. Totalizando 4 grandes volumes, separados em encadernados aqui no Brasil, foram dois meses lendo os quase 80 volumes, mas valeu cada minuto. É uma leitura densa, cheia de reviravoltas e apresenta diversos personagens Marvel que gostamos ou que não conhecíamos, mostrando eventos não só dentro do nosso planeta, mas também fora dele, com ilustrações incríveis e cenas de combate arrebatadoras. Além disso, é possível se divertir com a variedade de histórias paralelas que ainda compõe essa imensa jornada, afetando os cantos e os heróis mais inesperados. Inclusive, as HQs que envolvem a turma do Deadpool, são impagáveis. Mas de fato, não é uma leitura fácil, principalmente pelo teor pesado da trama. Em determinado ponto da leitura era difícil ler mais do que cinco volumes de uma vez, devido a tensão e as cenas pesadas que mostram mortes por cima de mortes.

Na trama, o imparável Titã Louco, Thanos, vem à Terra junto com seus generais da Ordem Negra e soldados, em busca das poderosas Joias do Infinito após descobrir que os heróis do planeta, os Vingadores, não estão presentes para protegê-las. Acontece que o grupo acaba indo para o espaço em prol de ajudar outras raças alienígenas que estão enfrentando uma perigosa batalha ainda mais brutal contra os Construtores, seres quase divinos que vem destruindo vários planetas pela galaxia. Sendo assim, enquanto os Vingadores travam uma guerra espacial, os heróis remanescentes na Terra, lutam contra os exércitos de Thanos.

Escrita por Jonathan Hickman, essa saga foi publicada em 2013 e teve grande diferença das outras por apresentar o fator de reunir séries independentes que se ligam com os acontecimentos da saga principal. É como o universo construído pelo UCM, onde um filme solo de determinado herói vai puxando outros eventos, fora o principal, para em fim culminar tudo em um mesmo lugar. Isso engrandece essa obra de uma maneira apavorante. Você consegue ler e ver a guerra das mais diferentes perspectivas e isso foi muito interessante, e um dos pontos mais altos. No entanto, Hickman ainda consegue ser brilhante ao chocar seu leitor com muitas reviravoltas inesperadas. Nem tudo é o que parece necessariamente ser. Diversas vezes fui pego de surpresa enquanto lia, confesso.

NOTA FINAL

A HQ tem sim alguns elementos que estão presentes em 'Guerra Infinita' ou podem aparecer em 'Ultimato', incluindo o primeiros surgimento da temida Ordem Negra. Por isso, é uma leitura extremamente recomendada, apesar de longa. Para os que ainda não leram, também é recomendado que antes de iniciar a 'Saga Infinito', leiam também o quadrinho 'A Ascensão de Thanos', que funciona como uma espécie de prequel e conta mais um pouco sobre o Titã Louco. Essa HQ em especifico foi adaptada para um romance e publicada aqui no Brasil pela Editora Novo Século, no selo de parceria com a Marvel, contendo o título 'Thanos: Sentença de Morte'.

E para ilustrar melhor, o site Ultimato do Bacon montou uma tabela com os volumes que fazem parte dos eventos dessa série, nas diferentes HQs, centralizando a trama principal que é justamente a luta contra Thanos e os Construtores.

Foto retirada do site Ultimato do Bacon (LINK)

Vale muito a pena ler. Apesar de longa, como já mencionei, e um pouco densa, é uma leitura bem diferenciada e muito completa, fornecendo uma experiência incrível do universo vasto e atrativo que os quadrinhos da Marvel possuem.


7 comentários

  1. Oi David!
    Confesso que eu até tenho curiosidade com esse mundo das HQ's e mangás, mas tenho um pouco de preguiça tbm de começar do zero, rs
    Especialmente essas histórias da Marvel né, gosto de acompanhar as comparações e teorias q o pessoal faz hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, David

    Minha relação com HQs é somente através das adaptações. Não curto muito a ideia de lê-las. Acho que meu sobrinho tem essa HQ, ele tem uma com a capa parecida.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, David! Tudo bom?
    Deusa abençoe uma coluna pra HQs AAAAAAAAAAAAA
    Eu preciso me atualizar nas histórias dos novos vingadores, me perdi demais e_e
    Só vou assistir Ultimato no sábado PENSE numa pessoa que vai desligar a internet e não vai sair de casa até a sessão G_________G

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi David, eu adorei a dica, até porque eu acho que a Marvel simplesmente picota as HQS pra colocar no cinema rsrsrrss

    Bjs, mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi David! Já amei esta coluna, estou ansiosa pelas indicações de mangás. A dica de hoje é ótima, eu amo este universo Marvel e só não me aventuro por colecionar por falta de espaço, mas eu adoraria ler. Pena você não ser meu vizinho, já ia até aí pegar emprestado. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá, David.
    Apesar de gostar dos filmes, as leituras não me atraem hehe. Eu já tinha visto alguns dos publicados pela Novo Século, mas essa edição ai eu não conhecia ainda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Emerson!
    Sinto muito mas HQ não rola pra mim. Eu leio tudo muito no automático e não consigo me envolver.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Expresse-se