Resenha #248 - O Perfume da Folha de Limão!




Título: O Perfume de Folha de Limão
AutoraClara Sanchez
Editora: Planeta
Ano2012
Especificações: Brochura | 400 páginas
ISBN: 13: 9788576658733
 Sinopse
Sandra está grávida e não sabe o que fazer com sua vida. Não ama o pai de seu bebê e não consegue vislumbrar como será seu futuro. Para conseguir pensar melhor, ela viaja para uma cidade da costa, onde conhece um casal de idosos noruegueses que decidem cuidar dela. Mas o casal não é tão inocente quanto aparenta, e Julián, um sobrevivente do campo de concentração de Mathausen, irá chegar à cidade para revelar o passado de seus habitantes

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Narrada na visão de dois personagens distintos, por um lado teremos Sandra, uma grávida que vai morar na casa de praia da sua irmã para pensar um pouco sobre como vai ser sua vida com esse filho, pois não acha que ama o pai o bastante para casar-se com ele e não estava feliz em seu emprego; e por outro Julian, um senhor de 80 anos, que foi vítima de Mauthasen (complexo de campos de concentração construídos pelos nazistas na Áustria, situado a cerca de 20 km da cidade de Linz, transformou-se em um dos maiores complexos de trabalho escravo da Europa durante a II Guerra Mundial.) é membro de uma organização que caça os nazistas. Ambos com suas problemáticas complicadas e complexas caminham para o clímax dessa obra. 'O Perfume da Folha de Limão' é um romance diferente, que a mim, teve altos e baixos.

Seguindo o enredo, em uma manhã de caminhada na praia Sandra passa mal e é amparada por um casal de idosos e assim começa uma grande amizade, mas o que ela não sabe é que o passado deles seja tão misterioso e perigoso. Enquanto formam um laço de cumplicidade, Sandra e Julian vão tentando se ajudar em buscar de encontrarem as soluções para seus problemas.

Às vezes as pessoas não são o que parecem ser.”

O fato dos monstros poderem sentir amor era muito desconcertante, porque, sabendo o que é o amor, também tinham de saber o que é sofrimento.”

Quando vemos a capa do livro e lemos a sinopse imaginamos uma história boba sobre amor e descoberta do sentido da vida, mas não é nada disso, acabamos descobrindo que a trama conversa muito mais sobre amizade, companheirismo e fidelidade. Envolvendo um pouco de história, esse livro se provou bastante envolvente desde a primeira página, mesmo com todos os pontos que me incomodaram. Não conseguia deixar as páginas.

A vida ou o destino havia me levado até essa estrada cheia de curvas, e era menos complicado seguir em frente que dar meia-volta e retroceder.”

Imagino que a intenção da autora Clara Sánchez não foi realmente fazer um enredo sobre vingança ou outra coisa qualquer, mas sim retratar justamente esses momentos que citei acima, sobre amizade e companheirismo. E nesse sentido a obra caminha bem. Mas infelizmente, de determinado ponto em diante, o texto se perde. Os elementos tão convidativos somem para abrigar uma nova problemática nada interessante. A trama tinha tudo na mão e não soube aproveitar. Se foco fosse apenas nos personagens, em seu desenvolvimento, já seria o suficiente para cativar o leitor. Mas a autora insiste em colocar um mistério aqui, uma relação mal resolvida ali

Em diversos aspectos, esse enredo vai contra algumas ideologias e isso criou um bloqueio em algumas partes para mim. Sandra vai contra o sentimento de uma grávida, saindo do seio de sua família nesse momento tão delicado. Já Julian, um idoso, acaba saindo dos cuidados de sua filha para tentar prender os homens que fizeram sua vida um inferno. Ora isso me era plausível e ora parecia surreal, muito descontextualizado. Por isso, minha classificação para essa história inusitada é três estrelas.

'O Perfume da Folha de Limão' tem uma proposta interessante mas peca com alguns momentos, seja em diálogos chatos ou acontecimentos que não faziam diferença alguma para o desenvolvimento da obra no geral.



CLARA SÁNCHEZ mora em Madri. Lecionou durante muitos anos na universidade e participou regularmente do programa da TVE Que grande es el cine. Colabora com o jornal El País e tem um blog: www.elboomeran.com. Em 1989 publicou o romance Piedras preciosas, seguido de No es distinta la noche(1990); El palacio varado (1993); Desde el mirador (1996); El misterio de todos los días (1999); Últimas noticias del paraíso, pelo qual ganhou o Prêmio Alfaguara de Romance 2000; Un millón de luces (2004) e Presentimientos (2008). Foi agraciada com o prêmio Germán Sánchez Ruipérez de melhor artigo sobre leitura publicado em 2006.



12 comentários

  1. Oi Elizane! Este não é um livro que me chama atenção, que pena não ter sido uma boa leitura para você. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa, título e sinopse dão uma idéia e a história é outra.


      Bjs
      Elizane

      Excluir
  2. Oi
    não tinha conhecimento da leitura, ela parece ser seus altos e baixos, mas pelo menos chegou a curtir ele, confesso que pelo que falou a história não chamou minh atenção.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise...

      Realmente tem algumas coisas legais, mas não foi como eu esperava.

      Excluir
  3. Oi, Elizane! Tudo bom?
    Vish que diálogos chatos e desenvolvimento que se perde já são dois pontos pra eu nem chegar perto do livro. Se pego uma leitura assim zzzzzzzzzz

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo. E Vc?

      Realmente ouve momentos em que foi bem cansativo.

      Bjs
      Elizane

      Excluir
  4. Olá, Elizane.
    Que pena que o livro não foi tão bom. Porque desde a capa, do título e da sinopse prometia uma história forte e bonita. Não sei se é um livro que eu lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sol...

      A capa e a sinopse foram o que chamaram minha atenção, mas valeu a experiência.

      Elizane

      Excluir
  5. Oi, Elizane!
    Realmente vendo a capa e o título parece ser um romance fofo.
    Infelizmente eu vou passar a dica porque essa história não é pra mim...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza,

      Imaginei que seria, mas valeu a experiência.


      Bjs
      Elizane

      Excluir
  6. Oi Elizane, tudo bem? Eu fiquei interessada na história da grávida, ainda mais de fugir do senso comum, mas se a autora não consegue encaixar na história fica complicado mesmo. Te entendo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi,

      A momentos muitos bons e a historia em si tem sentido.


      Bjs
      Elizane

      Excluir

Expresse-se