Coluna: Mundo Comics #3!




Título: Mônica: Força
Autora: Bianca Pinheiro
Editora: Panini
Ano: 2016
Especificações: Brochura | 84 páginas
ISBN: 13: 9788542604467
 Sinopse
Do alto de seus 7 anos, a Mônica enfrentará o maior desafio de sua vida. E não poderá ser na base da coelhada!










Ilustrando mais uma grandiosa obra do selo Maurício de Souza, Bianca Pinheiros apresenta uma história sensível e verdadeira sobre saber escutar e relação familiar.

As HQs da 'Turma da Monica' estão cada vez mais diversificadas quando o assunto são os temas abordados. Desde a chegada da versão jovem da turminha, esses personagens ganharam uma repaginada bastante perceptível e tocante. Em 'Força' isso é novamente evidenciado. Assim como 'Laços', uma das mais famosas do selo (que inclusive irá ser adaptada para o cinema este ano), esse quadrinho apela para o lado mais emotivo do leitor, guiando-o por páginas que apertam e abraçam seu coração.

Na trama acompanhamos Mônica lidando com a difícil relação de ter que morar com seus pais enquanto vê o casamento deles ruir em brigas constantes. Isso a levará a tentar buscar uma solução para que sua família consiga se salvar antes que seja tarde demais.

Desde 'Astrounauta: Magnetar' eu só me surpreendo com o teor adulto que esse selo possui. Essa HQ em particular é extremamente pesada, e mesmo que seja suavizada em algumas piadinhas feitas entre as falar, a temática é constante. Vemos o quanto Mônica se sente afetada pelas discussões intermináveis de seus pais, e o quanto isso a afeta em sua saúde mental.

Tratando de tudo com muito cuidado e gentileza, Pinheiros cria uma história emotiva, sentimental, capaz de convencer o leitor a segui-la simplesmente por ele desejar que tudo melhore. O teor realístico da trama é magnifico e a ambientação dos personagens e seu desenvolvimento, perfeito. E muito disso se deve ao traço expressivo da autora. Ele é singelo, fofo, e muito marcado pela expressividade no rosto dos personagens. Até mesmo as cores usadas nos quadrinhos refletem bastante a mudança no estado espiritual da protagonista.

É importante frisar que embora seja algo mais adulto, a HQ em si segue os padrões infantilizados, então, como eu disse, passa com muita sutileza a mensagem. E isso é o legal. Enquanto lia imaginei o quanto esse quadrinho pode ter ajudado crianças ou adolescente que passaram ou passam pela situação enfrentada por Mônica aqui. São dilemas extremamente humanos, verdadeiros, mas que trabalhados na ótica de Pinheiros, possuem um brilho poético, como se a história tivesse de fato uma moral no final.

NOTA FINAL


Impossível que não fosse favorita. Essa é minha quarta HQ do selo e definitivamente os trabalhos só amadurecem. Pretendo ler todas as outras que puder. E recomendo. 'Força' é justamente sobre o que o título fala: ser forte, manter-se firme e saber escutar na hora certa.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Expresse-se