Cinema #83 - Homem Aranha: Longe de Casa!




Título: Homem Aranha: Longe de Casa
Gênero: Ação
Direção: Jon Watts
Elenco: Bruno Bilotta, Cobie Smulders, Emily Ng, Géraldine Lamarre, Hemky Madera, Hiten Patel, J.B. Smoove, Jacob Batalon, Jake Gyllenhaal, Jon Favreau, Marisa Tomei, Martin Starr, Michael Keaton, Numan Acar, Patrick Holly, Peter Bankole, Remy Hii, Samuel L. Jackson, Tom Holland, Tony Revolori, Zendaya
Roteiro: Chris McKenna, Erik Sommers, Stan Lee, Steve Ditko
Produção: Amy Pascal, Kevin Feige
Duração: 130 min.
EstúdioColumbia Pictures, Marvel Entertainment, Marvel Studios, Walt Disney Pictures 
 Sinopse: Peter Parker está de volta em Homem-Aranha: Longe de Casa, novo capítulo da série De Volta Ao Lar. Nosso amigão da vizinhança decide se unir aos seus melhores amigos para passar férias na Europa. Mas o plano de Peter de abandonar seus feitos heroicos por algumas semanas logo são mudados quando ele concorda em ajudar Nick Fury a solucionar o mistério de ataques de criaturas elementais, criando uma destruição pelo continente.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************



Se Tom Holland for realmente uma das próximas apostas da Marvel para representar seu universo no cinema, acreditem, esse universo está em boas mãos. 'Homem Aranha: Longe de Casa' não é nenhum filme ambicioso ou super produzido, mas é divertido, importante e uma despedida bonita para os anos que vivemos acompanhando 'Os Vingadores' nas telonas.

A SINOPSE A SEGUIR CONTÉM SPOILER DE 'VINGADORES: ULTIMATO'

Com o mundo livre e vivo novamente após o sacrifício de Tony Stark (Robert Downey Jr.) o amigão da vizinhança parece ser um dos poucos heróis que restaram para proteger as pessoas dos super vilões, mas tudo o que Peter Park (Tom Holland) quer, é curtir suas férias de verão com a garota que gosta. Infelizmente isso está longe de acontecer. Sua ida para a Europa acaba o envolvendo em um confronto internacional, tendo que enfrentar criaturas elementares misteriosas com a ajuda de uma aliado desconhecido. Estaria Peter pronto para aguentar o peso do manto que o próximo Homem de Ferro precisará carregar?

Essa nova remessa de filmes do Cabeça de Teia apresenta um teor muito promissor que diferencia muito de outros filmes de heróis já produzidos. O clima do novo super herói da vizinha é semelhante as comédias juvenis da Sessão da Tarde e isso é um baita elogio levando em consideração a duração do longa e o quanto isso passa despercebido por você se envolver com o drama dos personagens. 'Homem Aranha: Longe de Casa' é a pedida certa para diversão sem igual, com muita comédia e ação que farão você ficar atento a tela do cinema a todo instante.


O roteiro é brilhante, devo salientar. Embora não apresente nada muito inovador nem espetacularmente surpreendente, amarra bem todas as pontas soltas tanto de outros filmes quanto desse. A forma como ele dá voltas e mais voltas dentro do próprio universo da Marvel, interligando ainda mais a relação que os personagens de Peter e Tony possuem, é genial. Ele reapresenta conceitos já esquecidos. Utiliza-se de personagens secundários para criar um vilão ainda mais carismático do que o anterior.


O Mystério de Jake Gyllenhaal é espetacular e já entra para o rank de um dos meus personagens favoritos. Gostei do plano de fundo dado a ele e de sua atuação. Suas cenas são tão envolventes que facilmente você se apega aos dilemas do personagem. E a relação dele com Peter também é muito boa. Tanto Gyllenhaal quanto Holland parecem extremamente confortáveis no papel.


A química entre Holland e Zendaya (MJ) também é boa. Desde o primeiro volume da franquia eles aparentavam um futuro, e nesse longa, o roteiro desenvolve mais um pouco disso. Infelizmente, o começo do filme é um pouco atropelado e não explica bem como a relação de parceria/amizade chegou a algo tão mais longe, surgindo já como um romance, e isso criou um pouco de estranheza para mim. No entanto, os atores são ótimos contracenando e logo a sensação de atropelo foi superada. As cenas mais engraçadas contam com essa dupla ou com o quarteto formado por eles e pelos personagens de Jacob Batalon (Ned) e Angourie Rice (Betty).


Os efeitos visuais também são ótimos. Se você curtiu o lado psicodélico mostrado em 'Doutor Estranho' aguarde pois nesse filme teremos algo ainda melhor. A cena da batalha final contra o vilão é espetacular, cheia de adrenalina, criando a sensação de incerteza a cada segundo.

Esse também é um filme que homenageia muito tudo o que vivemos até aqui. Por se tratar do fim da fase 3 do MCU, as referências ficam muito claras e a todo instante você tem um elemento citado ou um flashback que mostra momentos marcantes. E embora não dê muitas pistas do que podemos esperar daqui em diante, faz bem seu trabalho: fechar um ciclo.

Sendo assim, 'Homem Aranha: Longe de Casa' é engraçado, leve e ao mesmo tempo muito maduro, conversando sobre os percalços de crescer e assumir responsabilidades e as duras decisões de ter uma identidade sua, não formada por terceiros.


8 comentários

  1. Oi Emerson!! Esqueci de comentar o psicodélico na minha resenha kkkkkkk eu concordo com o romance, mas apesar disso gostei mais do segundo do que do primeiro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      KKKKKKKK Normal. É tanta coisa pra gente falar que alguns detalhes passam. Mas sim, o psicodélico e muito bom. E sim, o romance é fraco.

      Abraços
      David

      Excluir
  2. Oi Emerson!
    Minha primeira vez por aqui e já me deparo com uma super resenha! Estou muito a fim de conferir o filme, porque só os trailers e os comentários pelas redes sociais já me deixaram mega ansiosa para conferir.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Seja bem vinda :) Espero que volte muito mais!
      Vá conferir sim. É um filme muito gosto de vê!

      Abraços
      David

      Excluir
  3. Oi Emerson,
    Que filme lindo de se ver!
    Muito equilibrado, divertido e amorzinho. ADOREI e Tom Holland se tornou meu Homem Aranha favorito após esse filme.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Eu também gosto dessa nova roupagem do Spider. É divertida e bem mais leve, justamente o que eu precisava depois de Ultimato. E o Tom ta incrível. Eu adorei ele no papel. Fez por merecer.

      Abraços
      David

      Excluir
  4. Oi, Emerson!
    Eu gostei muito desse filme! Tom Holland, conte comigo para tudo!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Expresse-se