Resenha #235 - Um Milhão de Finais Felizes!






Título: Um Milhão de Finais Felizes
AutorVitor Martins
Editora: Globo Alt
Ano2018
Especificações: Brochura | 352 páginas
ISBN13: 9788525065377
 Sinopse
Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.
Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


'Um Milhão de Finais Felizes' traz um ótimo debate sobre religião e sexualidade, mostrando como em algumas famílias essa junção pode agir como pólvora e fogo, no momento em que você os junta, explode.

Na trama nós iremos conhecer Jonas, um jovem gay que trabalha na capital paulista e mora em Santo André, acabando por viver quase uma vida dupla. Em casa, ele não pode revelar sua sexualidade por causa dos pais e no trabalho e com seus amigo pode ser ele mesmo.

Como uma pessoa LGBT que convive com esse preconceito por parte de pais religiosos, eu consegui me ver bastante no sofrimento de Jonas. Essas situações nunca são fáceis em nossa vida. Saber que você não tem o apoio dos seus pais pelo simples detalhe de gostar de alguém do mesmo sexo é muito frustrante. Mas o livro traz uma ótima mensagem de que apesar da batalha em casa ser grande e muitas vezes nossa família sanguínea nos rejeitar, uma família de verdade pode ser escolhida, podendo adicionar novas pessoas a ela e nos cercando de quem nos quer bem.

"Eu queria que você entendesse que nem sempre a família que nasce com a gente, vai nos entender. Nem sempre eles vão ficar do nosso lado pra sempre. Mas isso nunca vai te impedir de escolher uma família nova."

Não posso deixar de falar que o livro traz ótimas referências à cultura pop em geral em seus diálogos, temos 'Teen Wolf', 'High School Musical', 'Grey's Anatomy' e uma enxurrada de outras, o que sempre torna o tom mais leve e cômico, obrigado Arthur por ser um personagem com uma mentalidade super adolescente <3. A forma como Vitor Martins mistura o bom humor com o drama é de uma maestria apaixonante, tornando a narrativa tão fluída e envolvente que você devora o livro num instante.

'Um Milhão de Finais Felizes' acaba de entrar para minha lista de livros favoritos de todos os tempos. A forma como ele se conectou comigo foi indescritível! Só de ter me emocionado já ganhou milhares de pontos! E vale muito a pena a leitura. Além de engraçado apesenta um romance gostoso e personagens envolventes que transbordam humanidade.


Vitor Martins nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e atualmente mora em São Paulo. Publicou seu primeiro romance, "Quinze dias", em 2017 e "Um milhão de finais felizes" em 2018, ambos pela Globo Alt, o selo de literatura jovem da Globo Livros.




8 comentários

  1. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ..

    Meu Blog: Ganhadores do Triângulo da Sorte

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anderson.
    Eu quero ler esse livro desde que lançou, mas até hoje não consegui. Eu te entendo porque sou evangélica e sei o quanto de preconceito que existe dentro das igrejas sobre o nome de "pecado". Essas mesmas pessoas esquecem que o amor é o que mais importa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Eu gostei muito, muito do livro, acho que foi por causa da identificação que tive, mas a escrita do autor é muito boa e envolvente.

      Excluir
  3. O livro parece ser interessante! Gostei!

    www.blogvitoriabastos.blogspot.com/ | Blog ♥
    www.youtube.com/channel/UCtw_TJ66oz9nRIpeGOuVbjQ | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo, se puder dê uma chance à ele ^^

      Excluir
  4. Oi
    que bom que gostou da leitura desse livro e se conectou com a história, já li resenha positivas, a escrita do autor parece ser boa e eu gostei da capa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! A escrita dele é ótima, já ouvi que outro livro dele chamado Quinze Dias é muito bom também.

      Excluir

Expresse-se