Coluna: Dorama do Mês #6!



Presságio – Fernando Pessoa
O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...
Por que comecei a coluna desse mês com esse poema?


Vocês já se sentiram no impasse entre se declarar ou não se declarar? Caso a resposta seja sim, foi difícil para vocês criarem coragem para revelar os seus sentimentos ou essa coragem nunca surgiu e esse sentimento foi guardado pelo tempo? Se você escolheu qualquer uma das duas alternativas, pergunto para vocês: e se houvesse uma forma de vocês revelarem o seu sentimento sem precisar passar por toda essa agonia? 

Apresento a vocês, o Love Alarm, um aplicativo criado por um prodigioso estudante misterioso que permite aos usuários dessa ferramenta a possibilidade de detectar pessoas em um raio de dez metros que nutrem sentimentos por você. No entanto, suas utilidades não se resumem em revelar os sentimentos alheios, pois, caso o seu crush seja adepto do aplicativo e você esteja no raio de dez metros, ele saberá dos seus sentimentos sem você precisar passar por toda a tensão de se declarar e assumir os seus sentimentos. No entanto, não se sinta acuado caso ainda não esteja preparado para isso, pois isso só acontecerá se você possuir o aplicativo e mantivê-lo ativado, caso contrário, você continuará nutrindo esse sentimento em segredo.

Não é uma ferramenta incrível? Dentro desse universo tecnológico e fantasioso, o novo drama original da Netflix'Love Alarm', desenvolve a história de amizade e romance entre Kim Jo-jo (Kim So-hyun), Hwang Sun-oh (Song Kang) e Lee Hye-yeong (Jung Ga-ram), abordando as diversas facetas do amor.

Com um passado bastante atormentado, Kim Jo-jo é uma jovem estudante que tenta sobreviver diante de todas as adversidades que a vida lhe impôs, porém, seu caminho acaba se cruzando com o de Hwang Sun-oh, um jovem modelo levemente mimado com um coração generoso. Entretanto, mesmo sem perceber a existência Lee Hye-yeong, colega de trabalho de Jo-jo e amigo de infância de Sun-ohJo-jo conseguiu cativar o rapaz a ponto de fazer com que ele desenvolvesse sentimentos românticos por ela, antes mesmo da chegada do seu amigo.


No meio desse triângulo amoroso, surge o Love Alarm que, mesmo com pouco tempo de lançamento, conseguiu ter mais de 10 milhões de downloads e virou uma febre entre os jovens coreanos. Com essa metáfora tecnológica fantástica envolvendo sentimentos, o dorama problematiza diversos tipos de relações afetivas estabelecidas na sociedade atual, fazendo-nos refletir sobre a nossa saúde emocional e afetiva.

Inspirado em um webtoon (um cartoon online muito comum na Coréia) de mesmo nome da Chon Kye-young, 'Love Alarm' foi lançado durante o fim de agosto desse ano e conta com oito episódios, tendo um enredo bastante criativo em que se aborda questões amorosas de forma mais direta e concreta, sem perder o charme de uma história romântica.


Como um personagem diz nos últimos episódios, o Love Alarm criou uma nova forma de amar, pois com os seus sentimentos correndo o risco de serem expostos a qualquer momento, as pessoas passaram a buscar formas de lidar com isso. Consequentemente, o enredo do dorama aborda diversos temas comuns em relacionamentos da adolescência, como: relacionamentos levados pela comodidade sem sentimento, gostar em segredo de alguém do mesmo sexo, gostar do seu melhor amigo, gostar de alguém escroto que te humilha, entre outras coisas.

O enredo parecia ser mais uma fantasia coreana (como Strong Girl Bong-Soon), porém, preciso falar sobre a qualidade dos efeitos especiais e como eles ajudaram a construir a narrativa, fornecendo uma perspectiva mágica a todos os acontecimentos da trama. O raio de alcance do Love Alarm é representado por um efeito especial simples e bobo que, porém, auxiliou muito na construção da história e da ação dos personagens, pois representava o amor e os sentimentos de uma forma tão corporificada e real, sem deixar a emoção na abstração.

Sinceramente, o drama como um todo foi uma experiência de autoreflexão muito boa para mim, pois encarar cada acontecimento de forma metafórica faz com que percebamos como nos pegamos envolvidos por eventos parecidos em nossas vidas cheios de receio de nos declarar (por isso, o poema no começo da postagem). No entanto, percebemos que esses receios nos protegem de momentos bem delicados e que muitas vezes essa privacidade invadida pelo o Love Alarm é uma importante arma para a convivência social.


O drama é uma série original da Netflix, supostamente dividida em duas partes como ocorreu com 'Primeira Vez Amor' (inclusive, estou preparando um review da segunda parte do drama lançado recentemente), porém, o webtoon teve várias edições, logo, acredito que ele possa ser desenvolvido no formato série. Só que mesmo que isso aconteça, por ser uma série asiática usufruindo de muitos elementos da cultura para se desenvolver, resolvi indicar ela para vocês como um dorama, pois, segundo informações, quanto mais sucesso a série fizer, maior a possibilidade de a segunda temporada acontecer.

Caso vocês assistiram, comentem abaixo as suas impressões e com quem vocês acham que a Kim Jo-jo deveria ficar, pois estou louco querendo debater sobre os acontecimentos da série, porém, ninguém muito próximo está assistindo. Então, por favor, assistam e conversem comigo sobre essa história, pois estou cheio de teorias sobre os futuros acontecimentos, mas preciso de telespectadores do seriado para não acabar dando spoiler sem querer.

Durante esse mês é só, estou buscando expandir o meu catálogo de dramas para conseguir trazer doramas de outros países para vocês, então, fiquem atentos na coluna e se quiserem indicar alguma coisa para que assista, fiquem a vontade.

Abraços!


14 comentários

  1. Olá...
    Adorei a indicação do dorama... Confesso que não sou muito de acompanhar doramas, mas, fiquei interessada nesse <3
    Valeu pela dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane!

      De nada! <3
      Espero que não tenha ficado só na indicação e você tenha arriscado assistir, porque é realmente um drama ótimo para qualquer pessoa que esteja ingressando nesse mundo,

      Abraços!

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi, Glauber! Tudo bom?
    Eu sou muito perdida nessa vida dos doramas, tão perdida que já desisti de tentar UHASHUAHSUUASHHSAHUSA é muita história e indicação pra pouca eu.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Estou ótimo e você?

      Então, eu estou mega perdido com os dramas e séries que preciso assistir, porém, todo mundo tem uma madrugada insone ou uma tarde tediosa durante o mês (esse mês foi o que mais teve pra mim rs), logo, dá pra tentar se aventurar vez ou outra. Só que eu super te entendo... rs

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços!

      Excluir
  3. Oii, como você tá?
    Me chama para conversar sobre doramas, nunca te pedi nada. KKK
    Eu assisti a esse dorama ontem, acredita? ADOREI que abordou sobre relacionamentos homoafetivos e formas diferentes com as quais as pessoas lidam com isso (teve um que lidou de forma violenta e outro que ficou de boas), gostei que o protagonista não é um machista babacão como é bem comum no universo doramístico e achei isso uma enorme evolução. Também gostei da reflexão que é feita pela Jojo sobre viver em um mundo onde nem o que se sente é algo exclusivamente seu mais. Fiquei mais do que revoltada com a "amiga" dela que foi uma escrota e ela besta ainda corria atrás, revoltada com a mãe do prota que é uma mulher muito fria, achei o boy lindo e admito que já levei um spoiler do final do webtoon mas que mesmo assim to ansiosa pela continuação. To pensando se assisto Primeira Vez Amor... Vale a pena?Eu tava assistindo Coffee and Vanilla que é um dorama japonês adulto e tava curtindo mas ainda tá lançando. Enfim, vamos ser amigos AUHSUHAS

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGA!!!!! VOCÊ ASSISTIU? MORRI!
      Então, eu peguei spoiler do final do webtoon e fiquei confuso, porque eu ainda não escolhi um time, acredita? Eu amo o Hyeyeong, só que o Sunoh é muito lindo, meu Deus! Mesmo sendo bem mimado, eu acho o jeitinho dele um charme, sabe?
      Eu acho que gosto de menino problemático, mas o Hyeyeong me conquistou muito nos últimos episódios dessa temporada, porque eu amei as cenas que ele teve com a JoJo! Realmente, estou muito confuso por qual dos dois torcer, mas eu ainda amo os dois e espero que nenhum deles me decepcione! rs
      Sobre a amiga e a mãe do Sunoh... Super concordo contigo!
      Em relação a Primeira Vez Amor, eu fiz postagem aqui no blog antes do recesso e eu gostei muito dele, porque me causou a mesma confusão que Love Alarm está me causando (não sabia com quem a protagonista deveria ficar porque os meninos eram muito fofos rs).
      Sobre essa pegada machista muito comum em drama, eu acredito que isso não ocorreu em Love Alarm por ser um drama da Netflix, pois eu acho que se fosse na TV coreana, talvez, as coisas fossem bem mais do mesmo, sabe?
      PS: EU PROMETO QUE VOU TE PROCURAR DEPOIS DA MINHA DEFESA! QUERO CONVERSAR DE DRAMAS COM ALGUÉM <3

      Obrigado pelo seu comentário!

      Abraços! <3

      Excluir
  4. Olá, Glauber.
    Eu anotei para assistir porque achei bem interessante. Na minha época de paqueras não tinha nada do tipo e a maioria dos amores eram platônicos porque cade a coragem hehe. Mas ao mesmo tempo essa tecnologia toda ajuda mas traz outras dificuldades.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Você pegou bem a vibe do drama! É exatamente isso, pois eles veem essa parte do platônico como uma barreira, mas ele se desenvolve tão bem que eu amei a narrativa.
      Tenta assistir e depois me diz o que achou! <3

      Abraços!

      Excluir
  5. Oi, Glauber!
    Não sou muito fã de triângulos, mas achei interessante a história do aplicativo. Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!

      Eu também não fiquei muito fã desse triângulo, não... Eu não sei com quem eu quero que a Jojo termine, porém, ele é um triângulo que se desenvolve tão bem! Dá uma chance! rs

      Abraços!

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. Oi
    ainda não assisti esse, mas estou vendo comentários positivos e negativos, e ainda estou na dúvida se assisto, eu assisti recentemente foi Hotel del Luna.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!! <3

      Hotel del Luna está na minha lista, porque eu estava esperando ele acabar para eu poder maratonar e fazer a coluna. Eu acredito que saia na coluna de Novembro, se tudo ocorrer bem e eu conseguir assistir tudo certinho.

      Só que eu agradeço a indicação! <3

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Glauber! Eu adorei a dica e a proposta da série, vou procurar na netflix!
    Mas então quer dizer q a história ainda n encerrou né, vai ter outra parte 🤔
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!

      Possivelmente, sim... A história terá uma outra temporada e eu acredito que pode ter bastante temporada, porque o webtoon teve bastante episódios.

      Abraços!

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Expresse-se