Cinema #86 - Steven Universe: O Filme!




Título: Steven Universe: O Filme
Gênero: Animação, Musical
Direção: Rebecca Sugar
Roteiro: Rebecca Sugar
Duração: 90 min.
EstúdioCartoon Network
 Sinopse: Steven é um jovem menino que amadurece sob os cuidados das alienígenas Pearl, Garnet e Amethyst. Elas são Crystal Gems, seres que usam seus poderes mágicos para proteger o universo. Juntos, eles vivem grandes aventuras e lidam com perigosas ameaças, enquanto Steven aprende a lidar com seus próprios dons.





************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************




Assim como a série de TV, esse filme, embora infantilizado, fala muito de amadurecimento, aceitação e empatia. 'Steven Universe: O Filme' é envolvente e pode ser facilmente um dos seus musicais favoritos.

Após salvar a Terra e finalmente encontra a paz com as Crystal Gens, Steven quer aproveitar as férias e descansar após tantas aventuras. Mas uma velha inimiga de sua mãe surge para colocar em risco seu planeta. Spinel quer vingança e fará de tudo para consegui-la. Agora, Steven precisa reunir novamente suas três amigas (Amestista, Garnet e Pérola) para salvar a Terra novamente e conseguir recuperar seus poderes.

Eu rotularia esse longo como amadurecimento. O que começou como uma historinha boba de animação onde um garoto é amigo de extraterrestres, se tornou uma espécie de jornada de aceitação e diversidade. 'Steven Universe' é uma franquia que fala muito sobre ser diferente, em suas mais variadas facetas de uma forma sutil e romântica, sem deixar nada escrachado ou tão visual.


Tratando-se de um enredo musical, o filme trabalha bem seus personagens, apresenta um roteiro consistente e garante ação na medida certa, intercalando, assim como no desenho animado, diversas cenas de drama que fortalecem os laços do telespectador com os personagens em tela. Steven, por exemplo, cativa todos com facilidade. Seu jeito desengonçado, engraçado e super alto astral vibram as cenas, que refletem, muitas vezes, seu humor. Mas o mesmo posso dizer das Crystal Gens ou da antagonista Spinel. Apesar de nunca ter sido apresentada no desenho, ela é bem desenvolvida ao longo do tempo de tela e garante com que o telespectador entenda suas motivações e sofra com as dificuldades que enfrentou. E esse é o interessante dessa trama: nem mesmo a vilã é tão vilã assim. Em muitos momentos você se pega questionando se tudo não é fato de escolhas erradas que vão se amontoando e criando consequências.


Apesar de trazer uma pegada infantil, o longa fala muito sobre amor e trabalha a diversidade de casais com a maior naturalidade e sutilidade em suas analogias inteligentes. A maneira como Steven e Connie parecem cada vez mais ligados; ou como Ruby e Saphire são sempre inseparáveis. Tudo leva a amar cada pequeno pedaço do filme. E até  mesmo as músicas, que não me envolveram tanto, tornam-se confortáveis ao fato de querer mais do longa.

A fotografia e a animação também estão evidentemente melhoradas. O 2D não é só mais realista como intercala sempre que possivel com o 3D, dando um efeito visual ainda mais belo ao desenho que já tem uma mensagem bonita a se passar.

Sendo assim, levem seus pequenos para vê 'Steven Universe: O Filme', vale muito a pena e ainda traz um enredo recheado de lições que as crianças vão achar interessantes e os adultos mais ainda.


10 comentários

  1. Nossa!!!
    Oi Emerson,
    Faz ANOS que não vejo nada no Cartoon, e eu gostava taaaanto.
    Que nostalgia ver desenhos...
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Acabou que o caiu perdeu muito com algumas animações novas que vieram a produzir. Mas tambem ganhou outras tao boas.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Eu Amoooo esse desenho!!! Tenho um amigo que insiste que eu assista e eu acabo assistindo com ele sempre!!!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ley!
      Errado ele nao ta KKKKK. É muito bom.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Por mais que eu sinta falta dos estilos de traços dos desenhos antigos dos quais eu passava horas assistindo quando criança, não posso negar que os de hoje estão arrasando ao passar mensagens tão importantes de forma divertida para crianças, coisa que antigamente não tinha. Eu não sou a maior fã de Steve Universo mas saber que é o responsável por levar essa mensagem de amizade e aceitação, me deixou curiosa para ver o filme.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!
      Eu também sinto falta dos desenhos antigos mas assim como voce tambem fico feliz em saber que algumas produções realmente guardam uma mensagem tao bonita quanto a desse desenho.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  4. Olá, Emerson.
    Eu particularmente não assisto muitas animações. E musical menos ainda hehe. Mas achei legal o enredo dele. Que tenham mais filmes assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Eu amo musicais e animações KKKKK. É a unica coisa que assisto KKKK.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  5. Olá...
    Eu AMOOOOOOOO animações! Ainda não conhecia essa em questão, mas, já anotei a dica aqui!
    Belo post ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane!
      Obg. Anota mesmo e veja quando puder.

      Abraços
      Emerson

      Excluir

Expresse-se