Resenha #284 - Promessas de Sangue (Academia de Vampiros Vol 4)!





Título: Promessas de Sangue
ColeçãoAcademia de Vampiros Vol 4
AutoraRichelle Mead
Editora: Agir
Ano2010
Especificações: Brochura | 448 páginas
ISBN13: 9788522012060
 Sinopse
A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar.Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno?

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Bem mais parado que seu volume anterior, ‘Promessas de Sangue’, quarto volume da série ‘Academia de Vampiros’ deixa o nível da leitura cair um pouco mais e coloca novas possibilidades para o fim dessa história.

Após perder Dimitri, Rose decidiu cumprir sua promessa e encontrá-lo. Agora, como uma dhampir solitária ela segue pelas cidades da Rússia, caçando seu amor e desejando encerrar essa jornada que só lhe traz mais dor. Enquanto isso, Lissa segue tentando tocar sua vida sem sua melhor amiga do lado, enquanto aprende mais sobre a expansão dos seus poderes. Seria ela capaz de lidar com todas as consequências que utilizar o espírito lhe traz? Rose conseguirá matar Dimitri e cumprir sua promessa?

Eu diria que esse livro é totalmente da Rose, e isso não deve ser tomado como algo ruim, apesar do ritmo ser bem mais lento que os volumes anteriores. Focado totalmente na visão da personagem em questão, esse momento da saga infelizmente não me ganhou. O começo embora foque em desenvolver um pouco mais de Rose separadamente de Lissa, o que soa diferente do volume anterior, ainda sim, é cansativo. Em muitos momentos, a leitura parecia não andar e eu me via lendo algo repetitivo e tedioso, o que me fez perder muito tempo em boa parte da trama que focava só no casal e em seus dramas. A rotina de Rose começa a se tornar banal e você anseia que algo mais interessante aconteça. Talvez por estar esperando algo explosivo como foi a leitura de 'Tocada Pelas Sombras' isso tenha prejudicado minha experiência individual com a obra.

No entanto, gostei do desenvolvimento da personagem e não é de todo condenável. É um momento da jornada mais pessoal e prepara o terreno para o que pode vir a acontecer. Acredito que o número de páginas foi o principal problema, cansando o leitor e tornando boa parte dispensável. Muitas situações, como disse, viram uma espécie de rotina e não trazem grandes revelações, infelizmente.

Richelle Mead trabalha bem todos os personagens no cenário, apesar de tudo. O desenvolvimento individual dado a Lissa e Adrian é um dos pontos que mais gostei. As partes em que Rose focava no dia a dia de sua amiga eram o mais interessante e os capítulos que eu consumia com mais rapidez, não devo negar. É interessante o fator dos poderes deles serem um mistério na trama e de como eles vão de mostrando pouco a pouco.

Apesar dos pesares e do arco de Rose ser cansativo, esse volume precisava de uma carga dramática maior, o que me fez perdoar bem mais o lento desenrolar da trama. Depois dos eventos bombástico do terceiro volume, era necessário uma pausa para explicar como os personagens ficaram ao fim. E vale ressaltar que o final é bem surpreendente e já guarda novos encaminhamentos. Algumas teorias se provam, outras se formam e outras surpreendem. Dessa forma, ‘Promessas de Sangue’ é um misto interessante, apesar de todos os percalços até seu desfecho. O número de páginas é o principal problema, mas não compromete a obra no geral.

Academia de Vampiros’ segue sendo uma das melhores séries do gênero que já li e promete um final muito bom.


Richelle Mead é uma leitora voraz, fascinada por mitologia e folclore. Autora reconhecida tanto pelo público como pela crítica na área da fantasia urbana para adultos. Autora da série bestseller, Vampire Academy, com fãs pelo mundo todo, e que ja ganhou honras da American Library Association.




11 comentários

  1. Oi David, eu também achei cansativo esse volume, perde um pouco o ritmo mesmo, mas é um universo tão bom que ainda assim li tudo até o final rsrsrsrs mas já adianto que nos próximos Dimitri me deu raivinha rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Ele já ta me dando e eu mal comecei a ler KKKKKKKKKKK Já vi que vai render esse dramalhão até ela cura ele pq tá obvio demais que isso vai acontecer. Esperando pelo último pq disseram que é muito bom.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Oi David!
    Eu não passei do primeiro livro, acredita?
    Não consegui me envolver com a série, acho que meu problema estava nos vampiros, porque estou meio saturada... Ou estava, como faz anos que tentei ler, acabei desistindo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Eu acho que não teria mais paciencia pra histórias melosas, mas VA vai numa pegada bem diferente. O livro mais ruinzinho que li dele até agora foi esse e ainda sim tem vários pontos que salvam. Mas eu entendo. As vezes não rola com a gente.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Olá, David.
    Eu tenho os livros dessa série aqui na estante. Mas nem peguei para ler ainda porque me falta o ultimo hehe. E nem sei quando lerei porque é um tema que já não me atrai como antigamente. Espero que a série termine de forma maravilhosa para você.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Como eu comentei acima, VA começa bem clichê mas do segundo livro em diante toma uma direção bem diferente do gênero. Dá uma chance depois.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  4. Oi
    uma pena que o ritmo desse foi um pouco mais lento, pelo menos curtiu a história, eu só li o primeiro até hoje, mas quero dar continuidade e ler toda a série que parece ser legal.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De!
      Esse foi o mais fraco mas ainda sim quero terminar pq disseram q o ultimo e muito bom. Espero curti.

      Abraços
      Emerson
      http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

      Excluir
  5. Oi, Daverson!
    Por mim, juntava esse e o quinto livro tudo num só e pronto jjjjjj
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Eu to achando o começo do 5 arrastado tambem. E os capitulos sao gigantes aff.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  6. Essa é uma saga que preciso inciar, adoro a temática sobrenatural!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Expresse-se