Resenha #261 - A Padaria dos Finais Felizes!






Título: A Padaria dos Finais Felizes 
AutoraJenny Colgan
Editora: Arqueiro
Ano2019
Especificações: Brochura | 336 páginas
ISBN13: 9788530600082
 Sinopse
OS LIVROS DE JENNY COLGAN JÁ VENDERAM MAIS 3 MILHÕES DE EXEMPLARES NO MUNDO.
Olá! Aqui estou eu de novo para contar a você sobre a história deste livro. Ela é bem simples: Polly abre uma padaria!
Mas, para mim, o verdadeiro tema do livro é a coragem. É sobre continuar lutando quando tudo está contra você. Sobre se atrever a cair fora de uma competição. Sobre o prazer de fazer as coisas com as próprias mãos e compartilhar com os amigos e vizinhos. Sobre como uma simples ação criativa com um toque de farinha e fermento pode produzir algo mágico.
Também é sobre como as coisas simples podem nos trazer alegria. As estações do ano, o mar, trabalhar duro... tudo isso pode fazer a gente feliz, mesmo quando a vida tenta com toda a força nos colocar pra baixo. Além disso, há um monte de piadas idiotas sobre papagaios-do-mar. Provavelmente em excesso. Fiquei muito apegada àquele pássaro.
Espero que você goste.
Beijos,
Jenny
Um balneário tranquilo, uma loja abandonada, um apartamento pequeno. É isso que espera Polly Waterford quando ela chega à Cornualha, na Inglaterra, fugindo de um relacionamento tóxico.
Para manter os pensamentos longe dos problemas, Polly se dedica a seu passatempo favorito: fazer pão. Enquanto amassa, estica e esmurra a massa, extravasa todas as emoções e prepara fornadas cada vez mais gostosas.
Assim, o hobby se transforma em paixão e logo ela começa a operar sua magia usando frutos secos, sementes, chocolate e o mel local, cortesia de um lindo e charmoso apicultor.
A Padaria dos Finais Felizes é a emocionante e bem-humorada história de uma mulher que aprende que tanto a felicidade quanto um delicioso pão quentinho podem ser encontrados em qualquer lugar.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************



Com clichês bem utilizados e um excelente desenvolvimento de protagonista, 'A Padaria dos Finais Felizes' envolve o leitor do começo ao fim com uma imensa facilidade.

Na trama acompanhamos a jornada de Polly, que se encontra perdida sobre quais rumos tomar na sua vida. Quando sua empresa e seu relacionamento acabam literalmente falidos, Polly se vê perdida, sem saber o que fazer a seguir. A falta de opção, a leva a alugar um novo apartamento em um lugar improvável. Mal sabe ela os desenlaces que o futuro lhe guarda. Talvez seu hobby por culinária, mais especificamente seu trabalho com pães, seja a possível solução.

'A Padaria dos Finais Felizes' tem uma narrativa super fluída e rápida, com retoques de clichê que aquecem nosso coração. Contado em 3° pessoa, embora a ótica da história esteja sempre centrada em Polly, ainda sim, alguns capítulos se designam a mostrar o outro protagonista, --, seja para desenvolvê-lo melhor, ou para descrever determinadas situações. O apelo romântico da história é interessante, e não se torna cansativo, mesmo sem grandes surpresas.

Essa já é a segunda obra da autora no qual me aventuro e percebi com facilidade muito mais amadurecimento de sua escrita. Os personagens são melhores descritos, há mais tempo para os secundários (fator que inclusive reclamei no livro anterior que li) (resenha aqui) e o romance tem muito mais química, acontecendo com mais naturalidade (também foi um fator que me incomodou no outro livro). Jenny Colgan é muito sincera e tem uma personalidade bem divertida, coisa que percebe-se rapidamente nas primeiras páginas.

Outro fator que me agrada bastante é no quesito cenário. Colgan não poupa esforços para ressaltar as belezas de cidade mais rurais, fora da metrópole. A riqueza dos detalhes e forma de envolver o leitor em uma cultura diversificada e diferente, trazem para seus romances um charme particular, mesmo que a fórmula se repita.

Entre as duas protagonista dela que conheci, Polly é minha favorita. Sua personalidade mais resguardada., impulsiva e auto astral me agradaram desde o principio da história. Todo o background que irá envolver seu crescimento ao longo da obra é primorosa, e a autora trabalha bem as questões.

Gosto também do fundo particular do mocinho. Huckle é engraçado, sincero e um tanto lerdo, e por mais que algumas de suas atitudes tenham me desagradado, ainda sim seu crescimento é bem melhor que o protagonista do livro anterior. Inclusive, o casal tem bem mais química.

Mas quem rouba a cena é a amiga louca de Polly, Kerensa que além de divertir o leitor com suas frases nada motivacionais, ainda tem os melhores momentos.

O único ponto que não me agradou foi o desfecho. Além de algumas situações atropeladas (inclusive incluindo a amiga divertida) a solução e o drama final do casal acaba sendo desnecessário e resolvido muito rapidamente. Mas ainda sim, são pequenos detalhes e não algo muito representativo a ponto de estragar a experiência.

Sendo assim, vale a pena ler e se apaixonar com as temáticas gostosas. Talvez o selo de romances de hoje, seja uma das melhores ideias que a Editora Arqueiro já implementou. Engraçado, fofo e muito envolvente, 'A Padaria dos Finais Felizes' é perfeito para quem busca um casal improvável e um chick-lit para matar o tempo.


Jenny Colgan nasceu em 1972, na Escócia, e é autora de comédias românticas, ficção científica e histórias infantis. Seus mais de 25 livros foram publicados em dezenas de países e já venderam mais de 3 milhões de exemplares. Jenny adora bolo, Doctor Who e livros muito, muito longos, quanto mais longos melhor. Mora em Edimburgo com o marido, os três filhos e seu cachorro, Nevil.





7 comentários

  1. Oi, Emerson. Tudo bem?
    Eu não conhecia a autora nem o livro. Gostei muito da sua resenha, principalmente pela padaria e o clichê da melhor amiga sem filtro realmente deixa qualquer livro muito divertido.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanny!
      Q amiga dela é ótima KKKKK eu ri muito com as loucuras dela.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Oi Emerson! O livro anterior da autora está na minha lista de leituras e se eu gostar vou investir nesse e nos demais livros desta coleção de romances da Arqueiro, a história parece fofa.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Até agora os dois que li eu adorei, mesmo que o primeiro tenha sido bem mais fraco. Quero ler os outros. Acho ótimo a ideia desse selo.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Pelo título já desconfiei que fosse fofo. Adoraria ler.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Chocada com você lendo romance rsrsrrss Eu li outro da autora e gostei bastante, esse já está na minha listinha tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      To muito eclético esse ano KKKKKK ta por fora. Breve vem muito mais ai KKKKKK.

      Abraços
      Emerson

      Excluir

Expresse-se