Coluna: Papeando com o Leitor #25!




Assim como os fãs de livros esperam ansiosamente pelas adaptações, muitas vezes despertando o interesse de ler os livros que deram origem aos filmes, o mesmo acontece com os fanáticos por HQs. Por isso, no post de hoje, eu e minha amiga marvette Dunia (dona desse insta literário LINDO DEMAIS. SIGAM AQUI POR FAVOR) queremos indicar para os curiosos, alguns arcos legais ou necessários caso você queira conhecer mais sobre Thanos, Vingadores e a batalha pelas Jóias do Infinito.

Antes de tudo, eu gostaria sinceramente de agradecer a Dunia pela ajuda no post. Eu fiquei muito feliz por ela ter aceitado meu convite e mais feliz ainda porque ela fez algo muito completo e legal. É ótimo ter crush em uma pessoa dessas <3 Obrigado Du pela ajuda! Agora sem mais delongas, vamos ao que interessa. 

A primeira informação clara que temos para deixar aos leitores é que o filme com certeza não será fielmente focado em um arco ou trilogia das HQs. Muitos elementos são diferentes, principalmente levando-se em consideração o número de heróis participantes. Nos arcos envolvendo lutas contra o titã louco, em sua grande maioria, quase todos o heróis do universo da Marvel participavam, coisa que no cinema seria totalmente impossível de se fazer, não só pelo número limitado de pessoas em uma cena, como por questões de direito autorais. Mas isso não impede a Marvel de criar diversas referências a fatos que acontecem nessas HQs, por isso, para um bom aproveitamento do filme, é interessante conhecer a obra original. E hoje vamos indicar alguns arcos legais caso você queira dá uma chance para os quadrinhos. Mas meu conhecimento, pessoalmente falando, é bem curto. Tive contato com as principais sagas que envolvem Thanos e as Joias do Infinito, mas muito outros arcos nos quadrinhos já levavam a esse desfecho. Mas passemos para o Du a palavra, já que ela leu bem mais arcos do que eu.

Bem, estamos cada vez mais próximos do grande evento da Marvel nos cinemas. 'Vingadores: Guerra Infinita' bate á porta com várias promessas e ligações com todo o resto do universo Marvel. Mas, além dessa união, vamos ter uma grande quantidade de quadrinhos usados como base nesse filme, onde geralmente um único grande arco é a referência. O primeiro que temos a indicar é o clássico dos clássicos: A Saga do Infinito 


Lançada em 1991, a Saga do Infinito foi um grande evento da Marvel Comics na época em que foi lançada e sendo até hoje um nome de referência no mundo dos quadrinhos. Tanto que a Panini, editora detentora dos direitos de publicação da Marvel aqui no Brasil, irá relançar um compilado com as histórias esse ano, ainda este mês.

Sendo a principal base do filme, ela é dividida em três parte: Desafio Infinito, Guerra Infinita e Cruzada Infinita, além de um prelúdio extremamente importante: Thanos em Busca do Poder

A Saga se concentra em Thanos e sua busca pelas Jóias do Infinito. Movido pelo seu amor á Morte, com um estralar de dedos, ele dizima metade do universo e encontra o tão esperado equilíbrio perfeito. Mas tal equilíbrio traz um preço gigantesco aos meros mortais. E agora os maiores heróis do universo precisam se reunir para deter essa gigantesca ameaça não só ao mundo que eles conhecem, mas a toda a sua realidade.

Jim Starlin, criador do Thanos, sempre quis que o vilão fosse visto de uma maneira mais humanizada, coisa que pouquíssimos vilões conseguem de fato, mesmo possuindo maior desenvolvimento.

Provavelmente não veremos a Saga inteira adaptada em um filme de 2 horas e meia, então o foco utilizado para o filme deve estar em torno do prelúdio e Desafio Infinito. Os outros nomes da Saga seguem um curso diferente do apresentado nos trailers, onde o grande vilão Thanos chega a se unir aos Vingadores para deter outras ameaças. Dá pra imaginar?

Essa HQs é um pouquinho pesada, pessoalmente falando sobre minha experiencia pessoal com a leitura. Tem cenas bem marcantes e tristes, e outras recheadas de adrenalina, mas sem dúvidas, é uma pedida imperdível para quem realmente que ficar por dentro do filme e conhecer mais sobre o original.

A segunda indicação é a saga Infinito, lançada em 2013 e possuindo inúmeras ligações com a Saga do Infinito anteriormente mencionada. Aqui vemos Thanos novamente em busca das Joias do Infinito dessa vez com um exército e um plano bem mais elaborado para consegui-las.


Apesar da Saga do Infinito ser a principal base para a história do filme, Infinito é um evento mais recente e os elementos visuais são de longe mais fortes e marcantes, por esse motivo foi dito em algumas entrevistas dos Irmãos Russo que o visual desse arco será o exemplo de tom que iremos ver no filme. 

Aqui vemos um Thanos mais vilão e menos amigável e podemos conhecer a Ordem Negra, os “filhos” do Thanos (vai ter post deles aqui no blog em breve. Vamos apresentá-los, nem se preocupem). O aterrorizante exército pessoal do vilão utiliza seus poderes que variam entre manipulação, super força, resistência, telepatia e velocidade para conquistar planetas e servir seu mestre com novos tributos.


A terceira indicação retrata uma fase mais solo de um personagem em especifico: Capitão America: Nômade é com certeza imperdível para que você entenda o que a Marvel quis fazer com o personagem após os eventos de 'Guerra Civil' nos cinemas, ou melhor, compreenda o motivo dele estar aparentemente agindo sozinho e longe dos Vingadores, como foi nos mostrado nos trailers divulgados de 'Guerra Infinita'.

Na HQ, quando Steve Rogers se sente traído pelo seu país, ele adota o nome Nômade e retira a estrela, marca do símbolo americano, do peito. Isso aconteceu em 1974 na edição 180 do quadrinho mensal do Capitão América, sendo até hoje lembrado como um marco na história do herói. 

Foi confirmado pelos diretores e até mesmo pelos atores que teremos a versão Nômade do Cap neste filme, seja pela falta da estrela no peito, o tom escurecido do uniforme ou até mesmo a barba. Steve Rogers desistiu de uma vez por todas do governo americano em 'Guerra Infinita'. Apesar de termos visto o início disso em 'Soldado Invernal', quando ele descobre que a Hidra estava dentro da SHIELD, é em 'Guerra Civil' que ele aprende de fato que não pode confiar em seu governo mais. 

Mas não é só o Cap que tem uma HQ solo para indicarmos. Para quem assistiu os trailers de 'Guerra Infinita', sabe muito bem que guardamos muita curiosidade para saber mais sobre a nova e bem foda armadura utilizada pelo Homem de Ferro. Seus problemas acabaram, caso já queira se inteirar. Pelo pouco que vimos, já ficou bem claro que a nova "roupa" do playboy rico vai ter muitos elementos retirados do quadrinho: Homem de Ferro: Bleeding Edge


Tony Stark pode ter atingido seu máximo em tecnologia neste novo filme, tornando-se a própria armadura. A armadura Bleeding Edge é uma armadura 100% orgânica que sai de dentro do Tony e é considerada uma evolução da famosa Extremis (se você ainda não viu Homem de Ferro 3, veja). Sua primeira aparição foi na edição 25 de 'Invincible Iron Man 5' (2010). 

Foi confirmado que a armadura utilizada pelo Tony neste filme é Bleeding Edge, pois além de termos visto nos trailers a armadura se moldar em várias formas, ela também se projeta através da própria pele do Stark.

Ficou curioso não foi? Quer saber alguns detalhes da criação? Bem, a próxima indicação te dá uma ideia sobre o que rolou após o final dos filmes. A HQ especialmente feita para narrar os acontecimentos anteriores a 'Guerra Infinita', intitulada como:  Vingadores: Prelúdio para Guerra Infinita.


Lançado no início desse ano, é um quadrinho dividido em duas partes onde é feito um “geralzão” de todos os heróis que irão fazer parte de 'Guerra Infinita'. Se passando entre 'Capitão America: Guerra Civil' e 'Vingadores: Guerra Infinita' (ou seja, durante 'Ragnarok' e 'Pantera Negra' dentro da cronologia temporal da Marvel nos cinemas) podemos ter uma ideia de como está cada personagem momentos antes do filme de fato começar e como cada um provavelmente vai agir sob o novo ataque. 

Destaque para uma das poucas menções á Joia da Alma. Apesar de nunca ter sido encontrada nos filmes, 'Doutor Estranho' menciona alguns de seus poderes (vale dizer, a mais poderosa entre todas. Vai ter post sobre elas aqui no blog. Aguardem) e a estranha inexistente participação dela nos acontecimentos. 

Pronto, agora você está preparado para vê o filme. Formado seu arcabouço de principais HQs para efetuar a leitura antes do filme (de preferência, para pelo menos absorver todas as referências), nós também separamos algumas outras possibilidades de leituras posteriores, que não deixam de influenciar alguns acontecimentos que rolaram e que estarão em evidencia no filme 'Vingadores: Guerra Infinita'. Se você assistiu o trailer, muito provavelmente já percebeu que veremos os Vingadores divididos. Essa separação se deu nada menos, nada mais por causa de fatos que aconteceram no terceiro filme da trilogia do Capitão America. E é por ela que começa nossas indicações de leituras posteriores: Guerra Civil.


Para quem caiu de paraquedas por aqui, o arco 'Guerra Civil' é um outro enorme evento dos quadrinhos Marvel que reúne seus heróis e os coloca em confronto um contra o outro. O arco já foi adaptado para os cinemas e nas HQs, já voltou a se repetir, tendo sido protagonizado nessa segunda vez pela Capitã Marvel, ao invés do Capitão América.

LEMBRANDO: SE VOCÊ NÃO LEU OU NÃO VIU O FILME DO CAPITÃO AMERICA, A PARTIR DE AGORA HAVERÃO SPOLERS IMPORTANTES SOBRE ESTE E OS PRÓXIMOS QUADRINHOS DA LISTA. 

Muitos saíram da sessão de 'Guerra Civil' reclamando que o elemento principal do final deste quadrinho foi esquecido pela Marvel Studios: A morte do Capitão América.  Mas não é bem assim. Com o grande acontecimento que 'Guerra Infinita' vai ser para o universo da Marvel nos cinemas, a equipe criativa optou por manter Steve Rogers vivo e incluir sua participação nos dois próximos filmes dos Vingadores, 'Guerra Infinita' e o ainda sem nome 'Vingadores 4'. Porém isso não mantém Steve a salvo de Thanos até o final desse filme, muito pelo contrário, ele possui uma das melhores (senão melhor) trilogias cinematográficas da Marvel, e muito provavelmente é o herói que melhor está resolvido perante os outros, isso leva muitos a crer que este novo filme pode ser a despedida do Capitão América como conhecemos. 

Mas você não disse que ele foi confirmado no próximo?” Sim! No entanto, a teorias que explicam essa aparição dele no filme sequência (vamos abordá-la em um post só para isso). O importante a frisar no momento é que os heróis vão estar divididos justamente por isso: depois da briga entre Stark e Rogers, seus apoiadores dentro do time Vingadores, acabaram se afastando, refugiando e até mesmo sumindo.

A próxima aposta de leitura para complementar seu conhecimento, então é justamente a HQ A Morte do Capitão América.


É aqui que vemos de fato a morte de Steve Rogers e sua consequência no universo Marvel dos quadrinhos. Na época, todas as edições sendo lançadas sentiram o impacto da perda do Capitão América e todo o símbolo que ele carregava. O essencial desse quadrinho se deve ao fato de que é decidido que o Capitão América nunca deve deixar de existir, não importando exatamente se o Steve estava vivo ou não, as pessoas pareciam precisar das motivações que o símbolo carregava. Dessa forma, surgiu assim um novo Capitão América

Onde isso afeta o universo cinematográfico da Marvel? Sabendo que Chris Evans não possui interesse em renovar seu contrato com a produtora, e existem dois nomes dentro desse Universo Cinematográfico que podem ou não assumir o manto deixado por Chris na nova fase de filmes que virão: Sebastian Stan (Soldado Invernal) ou Anthony Mackie (Falcão). Iremos depender do interesse da Marvel em se manter fiel a história e arriscar, ou renovar todo o seu leque de heróis deixando pra trás um dos nomes mais famosos na história dos quadrinhos. 

Por fim, chegamos a última indicação: Vingadores Secretos. Para quem achou que o time novo do Cap não tinha um nome nas HQs, estava bem errado.


Acontece o seguinte, quando Steve Rogers é morto, o Team Cap não pode simplesmente deixar de existir, afinal, eles ainda são foragidos da justiça. Assim é formado os Vingadores Secretos, incluindo alguns personagens que não faziam parte do Team Cap, mas que reconheceram a causa do Steve após sua morte. 

Nos trailers e spots de 'Guerra Infinita' é possível perceber que Steve, Natasha (Viuva Negra) e Sam Wilson (Falcão) continuam atuando como heróis, mesmo que foragidos da lei, tendo alguns detalhes de sua aparência modificados para não serem reconhecidos mais. 

Por hora, permanece a ansiedade e as perguntas: iremos de fato ver um Thanos mais humanizado, o aparecimento da Joia da Alma ou até mesmo Steve Rogers vivo até o final deste filme? Mas os fãs não poupam teorias, muito provavelmente são elas que mantêm as pessoas cada vez mais desejosas para o filme. 'Vingadores: Guerra Infinita' estreia dia 26 nos cinemas e promete elevar os filmes de super heróis a um novo patamar. E nós estamos SURTANDO com sua chegada. Resta apenas continuar a contagem dos dias.

E você ansioso? Já leu alguma das HQs citadas? Quer ler? Comenta com a gente.


8 comentários

  1. Olá, Dunia e David.
    Apesar de ter feito uma maratona Marvel recentemente, ainda sou meio por fora do assunto. Acredito quer isso se deve a eu não te lido nenhuma das HQs dos heróis. Mas vou assistir o filme e torcer para ele não morrer porque sou do time dele hehe. Mas vamos ver o que vem por ai.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Eu entendo totalmente e to aqui na torcida contigo, mas, as evidências apontam para isso, infelizmente :( Nosso Team Cap corre risco.

      Abraços

      Excluir
  2. Oi, povo!
    Adorei o texto de vocês. Tudo bem explicadinho para nós leigos.
    Eu não sofri com a morte do Cap em Guerra Civil, mas já estou me preparando pra quando isso acontecer em um dos próximos Vingadores.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Pois é KKKKKKKKKK. Sofrimento vem dobrado agora KKK

      Abraços

      Excluir
  3. Quw show essa coluna, tô muito ansiosa pelo filme!

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecilia!
      Obrigado moça <3
      Eu to pirando já. Faltando tão pouco *-*

      Abraços

      Excluir
  4. Oi Davi e Dunia, eu acho que o Steve morre, o que e uma pena, justo agora que eu gosto dele rsrsrs mas enfim, post mega completo, adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Obrigado moça <3 Ficamos realmente feliz que tenha gostado do post!
      E sim, muito provavel. Até porque o ator não vai renovar o contrato. Seria um fim heroico em vista de tudo que já rolou.

      Abraços

      Excluir

Expresse-se