Resenha #194 - Amor à Segunda Vista!






Título: Amor à Segunda Vista
Autor: Mhairi McFarlane
Editora: Harper Collins
Ano: 2015
Especificações: Brochura | 368 páginas
ISBN: 
13: 9788522032273
 Sinopse
E se a pessoa de quem você mais fugiu no passado fosse agora de quem você precisasse? Anna era o patinho feio da escola, mas seguiu em frente e hoje, apesar de uma vida amorosa tragicômica, é feliz e realizada. Amor à segunda vista é sobre aceitar quem somos de verdade e ficar feliz com isso. Os leitores vão rir e lembrar que o mundo dá voltas, queridinha; afinal, tudo é possível, no amor e na vida.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************

Diferentemente do que eu poderia ter esperado dessa leitura, Mhairi McFarlane prova ao leitor novamente que falar sobre clichês não precisa ser sinônimo de ruim, mas se bem utilizados, trazem uma leitura confortável, engraçada e muito gostosa. 'Amor a Segunda Vista' é uma divertida comédia romântica digna para as tardes de tédio ou para os dias mais cansativos.


Ana sempre foi a piada da turma durante o seu colegial. Acima do peso e extremamente nerd, acabou sempre virando motivo de chacota pelos colegas, ate mesmo pelo garoto por quem se apaixonou. Mas a vida seguiu. Depois de uma adolescência problemática e traumatizante, Ana levantou a cabeça, perdeu uns quilos e se tornou tudo aquilo que sempre quis. Hoje, bem sucedida, o único departamento de sua vida que parece mal resolvido é sua vida romântica nada casual. Atolada de encontros e mais encontros esquisitos com caras que conhece pela internet é justamente em um desafio feito pelos amigos que todos os traumas da sua infância podem ressurgir, incluindo uma paixão. Quando Ana é convidada para participar de uma festa de encontro de ex-alunos, acaba se deparando com o cético James, seu amor e terror do colegial. E James por sua vez se mostra diferente do garoto escroto e terrível. Seria ela capaz de encarar mudanças em uma pessoa ou seu passado jamais a deixará seguir em frente?

'Amor a Segunda Vista' foi uma leitura maravilhosamente divertida e me causou risadas e mais risadas. Bem na receita de McFarlane, aqui temos todos os elementos mais clichês imagináveis e isso não é um ponto negativo. A autora sabe trabalhar excelentemente bem seus personagens e trama, não tornando a leitura batida. A sensação que tive lendo esse livro foi justamente a de estar vendo uma comédia romântica leve, daquelas que aquecem o coração. E foi o suficiente para me fazer amar esse romance a cada página.

Narrado em terceira pessoa, teremos a história sob o olhar dos dois protagonistas e foi isso que eu mais gostei. A autora não tenta fazer o casal se pegar com velocidade. Pelo contrário, quando a química entre eles vem rolar já estamos quase na metade do segundo ato e isso foi impressionante, pelo menos para mim que já esperava beijos e sexo desde as primeiras páginas. McFarlane tem uma maneira muito gostosa de desenvolver seus personagens individualmente para só mais tarde torná-los um casal e isso me agrada, porque cria uma identidade única para eles, embora todo mundo saiba desde o começo, que eles vão se apaixonar.

A história de sua personagem Ana é pesada e triste. A autora abriu espaço nesse livro para não só falar de romance, mas tratar de temas mais tensos como tentativa de suicídio e bullying e gordofobia. E eu gostei. Porque em meio a todo o ar cômico, alguns momentos da narrativa com esse clima mais denso, fortaleceram o drama da protagonista e me fez me apegar ainda mais a ela.

O mesmo já não posso dizer do par romântico, James. Não que eu tenha desgostado do personagem. Na realidade eu gostei muito dos dois e do crescimento do personagem que muda muito ao decorrer do enredo, mas não consegui me identificar com ele, não só por causa das atitudes egoístas e nada solidárias, como na personalidade em si. Mas a autora o desenvolve muito bem. Na realidade todos os personagens são muito bem apresentados e detalhados. O mais legal nas tramas de McFarlane é o ciclo de amizade feminina que a autora sempre insisti em usar. Os diálogos de Ana com.sua amiga e sua irmã são impagáveis e os melhores.

Se houve algum ponto que não me agradou foi só no comecinho do livro, as 50 primeiras páginas tem um ritmo bem mais lento do que o outro livro da autora que cheguei a ler. Por trazer muita descrição e narrativa, a falta de diálogos acaba deixando a leitura um pouquinho pedante, mas nada que uma pacienciazinha e algumas doses de comédia não resolvam.

No mais 'Amor a Segunda Vista' é uma leitura que não tem grandes reflexões a oferecer fora uma leitura divertida e leve falando sobre segundas chances, de uma maneira muito carinhosa e caricata.


Nascida na Escócia em 1967, Mhairi McFarlane estudou Inglês na Universidade de Manchester e trabalhou durante um tempo como jornalista. Seu desnecessário confuso nome se pronuncia Vah-Ree. Desde o Primeiro Instante é o seu primeiro livro.





2 comentários

  1. Oi, Davi!
    Tenho esses dois livros da Mhari, e me apaixonei pelas premissas. Não li ainda porque estou "guardando" para lê-los individualmente em um dia só. Sabe aqueles dias chuvosos de preguiça, que não temos nada para fazer e reservamos a tarde toda pra ler?! Então! Tô programando para passar o dia com esses livros.
    Adorei sua resenha.
    beijos,
    http://www.renatavarela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Eu super recomendo. Eu li o primeiro em um dia desses e a experiência foi muito melhor. Mas a escrita da Mhari é maravilhosa. Eu adoro ^^

      Abraços
      David
      https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

      Excluir

Expresse-se