Resenha #209 - Caraval (Caraval Vol 1)!





Título: Caraval
Coleção: Caraval Vol 1
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Especificações: Brochura | 400 páginas
ISBN: 
13: 9788581638560
 Sinopse

Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Recheado de elementos do gênero realismo fantástico e com uma personagem digna das inspirações de Lewis Caroll, 'Caraval' é uma leitura viciante e cheia de reviravoltas que vão guiar o leitor até sua última página sem nem pestanejar.


Scarlett sempre viveu uma vida miserável junto a sua irmã Donatella. Violentadas pelo pai e prestes a se casar com um duque que nunca viu na vida, seu único desejo era conhecer o magnífico e mágico Caraval, um espetáculo cheio de mistério que sua avó lhe contou quando criança. Mas seus pedidos nunca foram atendidos. Após intermináveis cartas, Lenda, o enigmático mestre desse show, atende seu pedido e a convida para participar da próxima edição. Mal sabe Scarlett que o que começou como um sonho pode se transformar em um pesadelo. Agora, nesse jogo onde nada parece fazer sentido e nada é o que parece ser, ela precisara superar os truques de Lenda para resgatar sua irmã e vencer o Caraval.

A narrativa de Stephanie Garber é muito fluída e poética. Por toda a trama a autora esta sempre fazendo analogias dos sentimentos ou situações com as cores e eu gostei especificamente desse elemento. Apesar de ter um enredo bastante confuso e sem sentido no começo, aos poucos, conforme os plot twits vão se desenrolando, as coisas vão se encaixando e a inteligência da autora vai mostrando-se. Excessivamente clichê, essa característica não faz desse livro, sem graça. É justamente a maneira clichê com que a autora trabalha seu enredo que tornam os momentos encantadores, deslumbrantes, e os sombrios, apavorantes e sufocantes.

Narrado sob o ponto de vista da protagonista, Scarlett, ficamos constantemente interligados a suas visões e impressões do que seria esse jogo e tudo escrito pela autora ganha uma intensidade ainda maior. Fora isso, Garber conseguiu criar uma protagonista digna de 'Alice no País das Maravilhas' (pois esse livro tem uma vibe e uma ideia muito parecida), transformando dúvidas corriqueiras em questionamentos filosóficos e mais aprofundados. Dessa forma não preciso nem dizer que a construção dela é excelentemente bem feita e aprofundada. Me apeguei aos seus dramas e seus dilemas. E embora algumas passagens de sua jornada tenham me soado um pouco forçado, não me impediu de querer saciar minha curiosidade.

Lenda e Donatella também são dois personagens de forte presença na trama mesmo não estando sempre em cena. E eu gostei de ambos. Todo o mistério do desconhecido criador do jogo, com um toque imprescindível da personalidade espontânea e engraçada de Donatella, trazem um toque de alívio cômico para os instantes de confusão.

Infelizmente não posso comentar o mesmo lado positivo sobre Julian, o personagem masculino que fara par romântico dentro da obra. Não me agradou seu desenvolvimento, suas atitudes e no fim não me apeguei ao casal, de forma que para mim ele nem fede nem cheira. Mas não se deixe assustar. 'Caraval' é um livro com um ótimo mistério e personagens de presença forte, que sustentam tantos outros elementos já utilizados em YAs, de forma tão diferente e mágica.


Stephanie Garber cresceu no norte da Califórnia, onde foi comparada a Anne Shirley, Jo March e outros personagens fictícios com imaginação selvagem e traços teimosos. Quando ela não está escrevendo, ensina escrita criativa e sonha com sua próxima aventura. Lenda ainda não lhe enviou um convite para o Caraval.




11 comentários

  1. Migo, eu só digo uma coisa: quenhé Julian quando se existe Dante nessa vida???? Espera só Legendary que aí sim tu vai ver o que é tombo!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi David! Esse livro á maravilhoso. Eu me senti transportada para dentro da história e meu coração acelerou com as aventuras das irmãs. Quero muito ler o segundo volume. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Pois é, eu acabei mergulhando de um jeito e me tombando a cada novo plot twits. Foi muito bom. E sim, também queria o segundo T.T CADE NC?

      Abraços
      David
      http://territoriogeeknerd.blogspot.com

      Excluir
  3. OIii David

    Bah que coisa eu amei o Julián!!! haha. Acho que depende de como a gente enxerga e lê as atitudes do personagem, apesr dos apesares eu entendi e torci muito por ele e Scarlet.
    Queria tanto ler Legendary, a segunda parte, mas agora sabe-se Deus quando (e se) o livro será traduzido ao português.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Pois é KKKK. Experiência de leitura é algo lindo KKK. Eu adoro essa diversidade. É o que torna um livro diferente para cada leitor e o que faz dele tão especial.
      Sobre a continuação, continuamos na expectativa que NC não flop essa série também, porque é sacanagem T.T

      Abraços
      David

      Excluir
  4. Eu tenho esse livro mas ainda não consegui ler. Fiquei mega empolgada com seus comentários..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Espero que leia logo :) É muito bom

      Abraços
      David

      Excluir
  5. Olá, David.
    Eu gostei muito do livro, mesmo lendo com as expectativas altíssimas porque a Novo Conceito fez bastante barulho quando ele foi lançado. Diferente de você gostei do Julian hehe. Espero que lance a continuação por aqui algum dia porque da NC a gente nunca sabe o que esperar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi
    tenho muita curiosidade em ler o livro, sempre falam bem dele, primeira resenha que leio que sita a inspiração em Alice, que bom que gostou da letiura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, David! Tudo bom?
    Eu me apaixonei demais por Caraval quando li e o amor continua bem forte. A narrativa da Stephanie é fácil e prende desde o começo; foi impossível de largaaaar. Eu gostei bastante do Julian porque ele fugiu do esteriótipo de vários mocinhos desse gênero; apesar de ser uma personalidade clichê, ele me agradou num todo.
    Eu tô LOUCA por Legendary, espero que a NC ande logooooooo.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Expresse-se