Coluna: Invasão Otaku #41!



Ao longo da minha adolescência, muitos animes fizeram parte da minha vida. Tantos que eu não conseguiria falar de todos em um só post. Na indicação de agosto, saindo um pouco das novas apostas eu quis falar de um em especial que tem um canto muito seu no meu coração. Apesar de longo, 'Bleach' é uma aventura de tirar o fôlego que vale cada segundo, tendo, na minha humilde opinião, as melhores aberturas.

'Bleach' é uma série de mangá escrita e ilustrada por Tite Kubo. tendo seus capítulos serializados na revista semanal Weekly Shōnen Jump entre agosto de 2001 e agosto de 2016, compilados em 74 volumes e publicados pela editora Shueisha. Aqui no Brasil o mangá era lançado mensalmente pela editora Panini.

A obra deu origem a uma franquia de mídia que inclui o anime que foi produzida pelo Studio Pierrot e foi transmitida no Japão entre 2004 até 2012, dois episódios OVAs, quatro filmes de animação, dez musicais de rock, vários jogos eletrônicos, bem como muitos outros tipos de mídias relacionadas como uma adaptação do mangá em filme live-action que foi lançada em 20 de julho de 2018 no Japão. O anime foi transmitido no Brasil pelas emissoras Animax, Sony Spin, e na PlayTV e no serviço de streaming Claro Vídeo. Atualmente algumas temporadas estão disponíveis na Netflix.

Tanto o anime quanto o mangá alcançaram um grande sucesso dentro e fora do Japão. Em 2005, a obra de Kubo obteve o prêmio Shōgakukan na categoria shōnen. 'Bleach' vendeu mais de 87 milhões de cópias só no Japão. Entre os críticos, o anime é elogiado por suas cenas de ação e pela arte, mas criticado por sua quantidade excessiva de personagens e elementos do enredo.

Na trama, seguimos as aventuras de Ichigo Kurosaki que após ganhar os poderes de um Shinigami (literalmente, "Deus da morte"), através de outro ShinigamiRukia Kuchiki, passa a combater monstros intitulados Hollows, que se alimentam de humanos e suas almas. Agora, com seus novos poderes, Ichigo é forçado a assumir o dever de guiar almas boas ao mundo pós-vida da Soul Society, antes que os Hollows consigam devorá-los. Mas assim como o mundo natural, a ordem espiritual é cheio de regras e políticas e Rukia pode ter desrespeitado a maior dela, abrindo brechas antes não exploradas.



Falar sobre 'Bleach' é algo realmente misto para mim em vista da minha relação de amor e ódio com esse anime. Assim como diversos outros do gênero, quando muito longo, algumas temporadas, tidas como fillers, ou episódios não canonizados, deixam bastante a desejar, mas se você conseguir ignorá-las e der foco estritamente ao arco principal e oficial baseado no mangá, essa história vale muito a pena. Tendo batalhas alucinantes, com direito a frases de efeito que deixam o telespectador todo arrepiado, cada temporada canônica é mais avassaladora do que a anterior. Os vilões não são somente bem elaborados, mas colocam medo, geram dúvida se o mocinho realmente conseguirá ganhar. Fora que a trama mescla muito bem ação, drama e comédia. Apesar de uns episódios mais pesados, outros conseguem soar mais leves e engraçados.

Os únicos pontos que deixam à desejar são as personagens femininas, que na maioria das vezes servem apenas como impulso para algo, ou como par romântico de algum personagem;  ou a longa duração do anime. Não é curto, adianto. Para se aventurar nessa animação em questão você tem que dispor de muito tempo e força de vontade. Com cerca de 16 temporadas, totalizando um número de 366 episódios, são muitas horas de televisão. O que posso garantir é que vale a pena. Não só pela diversão, mas pela história em si que esta cheia de nuances e mistérios.

O anime encerrou-se de maneira incompleta e alguns fãs ainda aguardam seu retorno com o verdadeiro desfecho de seu mangá, mas até o momento nenhuma produção se pronunciou quanto a adaptação. O final foi fechado com excelência na tv, mas a obra continuou em mais um arco, que apresenta mais algumas respostas; repostas essas que aparentemente não veremos nas telinhas. Mas não desanime. O mangá online ainda está disponível para que você não permaneça na curiosidade.

Confira algumas imagens:












E ai, já assistiu? Curtiu? Comenta com a gente.


11 comentários

  1. Oi, David! Tudo bom?
    Acho que só conhecia esse anime de vista?? Mas não lembro de ter parado pra pesquisar ou entender mais da história. Ultimamente tô bem perdida nos animes e faz um tempããão que não sento pra assistir um - tô pensando em revisitar Fullmetal Alchemist só porque a nostalgia e meus bebês sofredores <3
    Gostei da dica!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Acredita que eu nunca vi Fullmetal? Eu quero muito vê. Baixei a temporada inteira e pretendo ver o mais breve possivel. Preciso riscar esse clássico da minha lista. Breve devo falar dele aqui :)

      Abraços
      David

      Excluir
  2. Oi, David!
    Migo, só conheço Bleach de nome mesmo porque acho que nunca assisti..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Eu acho que você ia gostar demais se visse. A história tem uma vibe que eu acho que ia te agradar. O problema é só o número de episodios KKKK.

      Abraços
      David

      Excluir
  3. Olá, David.
    Só de ver o tanto de temporadas já me deu canseira hehe. Não sou nem nunca fui de assistir muito animes. Mas estou pensando em começar a assistir. Mas acho que não vai ser esse porque é muito grande hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      KKKKKKKKKKKKKKKKK eu entendo, não vou mentir. Eu entendo. Me desmotivo por série por muito menos KKKK.

      Abraços
      David

      Excluir
  4. São tantos eps, David...
    Já basta Naruto pra mim, que nem terminei, inclusive, rsrs
    E q pena q n finalizaram devidamente!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      EU vi Naruto todo também. Na minha adolescencia eu gastava tempos e tempos vendo animes. Inclusive Bleach eu só fui vê quando tinha saido todas essas temporadas ai e eu creio que levei menos de 2 meses para vê tudo. Mas é um trabalho arduo. Quando a série ou anime é muito longo, ultimamente eu opto por tentar vê um episodio por dia, porque vai rendendo sem você perceber e quando menos percebe você termina ^^

      Abraços
      David

      Excluir
  5. Oi David,
    Não sou de acompanhar animes, mas lembro da época de exibição desse.
    Minha prima que acompanha mais, desde nova, por influência do pai.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi David! Eu participava de um canal que fazia alguns especiais para a PlayTV e Bleach foi um deles, tive que ver os primeiro episódios e confesso que gostei bastante! Eu acho difícil que se tenha mais temporadas na TV, mas não custa torcer!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Sim, bem dificil. Não é um anime que vingou muito sabe. Naruto que fez mais sucesso não passou da quarta ou quinta dublado. Acho bem dificil. Mas a gente sempre torce para que no futuro saia, nem que seja só legendado.

      Abraços
      David

      Excluir

Expresse-se