Coluna: Na Tela #49



A mais nova produção da Marvel em parceria com a FreeFrom chegou as telinhas, e hoje, é dela que vamos falar.



SINOPSEA série apresenta os personagens Tyrone Johnson e Tandy Bowen, a dupla Manto e Adaga, enquanto eles descobrem seus poderes recém adquiridos, ao mesmo tempo em que se apaixonam um pelo outro. 
Manto é capaz de se teletransportar através da "dimensão da escuridão", mas também pode deixar os inimigos presos em outro mundo. Adaga tem a capacidade de criar punhais de luz com sua mente. Seus punhais podem tanto drenar a vida de seus alvos quanto curá-los.





Elenco: Andrea Roth (Melissa Bowen), Gloria Reuben (Adina Johnson), Olivia Holt (Tandy Bowen / Dagger), Carl Lundstedt (Liam), J.D. Evermore (Connors), Miles Mussenden (Michael Johnson), Aubrey Joseph (Tyrone/Manto), Emma Lahana (Policial O'Reilly), Glória Reuben (Adina Johnson).


'Manto e Adaga' é uma série de ação, aventura e drama, exibida pela Freeform, sendo a mais nova aposta da Marvel TV. Sua primeira temporada conta com 10 episódios de 45 minutos, tendo sido criada por Joe Pokaski, inspirada nas HQs originais de Bill Mantlo e Ed Hannigan.

'Manto e Adaga' trouxe em seu desenvolvimento um tom mais sombrio, que era característico das séries Marvel/Netflix. Apesar de achar que séries mais sombrias às vezes se tornam pesadas demais, aqui é um tom que se faz necessário tanto pela questão narrativa dos personagens quanto pelo poder de Tyrone estar interligado à isso. O roteiro é muito bem escrito, e ele se utiliza de coisas apresentadas em outras duas grandes séries da Marvel: 'Agent Carter' e 'Agents of SHIELD', para dar origem aos poderes de Tyrone. Isso faz com que tenhamos a certeza de que todas pertencem ao mesmo universo, no caso o MCU.

Por falar em referências, a série também se liga a outras coisas do MCU, fazendo citações diretas a personagem de 'Luke Cage' ou apresentando uma grande empresa que já apareceu nos filmes do 'Homem de Ferro'.

Um ponto muito importante na criação do roteiro é a troca no plano de fundo da construção dos personagens. Por exemplo, nos quadrinhos Tandy é uma garota rica que tem uma boa vida e Tyrone é o garoto pobre marginalizado. Já na série Tyrone é um garoto rico, enquanto Tandy acaba ficando pobre após a morte de seu pai (e isso não é spoler tá. Acontece nos cinco primeiro minuto do piloto kkk).


Outra questão importante que o roteiro nos apresenta é o subjugamento feminino perante cargos e poder. No caso da série, especificamente falando da área policial e como é visto o papel da mulher em uma sociedade machista. Por exemplo, os demais policiais não acreditam na capacidade de resolver casos da detetive O'Reilly, mais uma personagem muito interessante e excelentemente bem desenvolvida e situada no meio da trama. Não só a performance da atriz é boa, como também o crescimento que aparente ter da primeira aparição à última.

Ainda no quesito atuações, os atores principais dão vida a seus personagens de uma forma em que possamos nos sensibilizar com seus dramas; para que possamos compreender os dilemas aos quais eles são submetidos.


Como uma Freeform é um canal fechado da ABC, eu já fico com um pé atrás no quesito efeitos especiais por motivos de 'Once Upon a Time'. Porém, em 'Manto e Adaga', até que os executa de uma forma muito boa dando gosto de assistir. Mesmo que seja pouco, a qualidade é muito melhor. Essa primeira temporada foca muito mais em desenvolver a trama individual dos protagonistas sem dar tanta ênfase para seus dons. Creio que mais será trabalha nas próximas temporadas.


Algo que chamou a minha atenção desde o começo é a trilha sonora composta para a série. Suas músicas são muito cativantes e harmônicas no desenvolvimento do episódio. Esse é um ponto que eu gostei muito e talvez o melhor. E o melhor é saber que o seriado mal acabou de apresentar sua primeira temporada e já foi renovada para uma segunda, com mais 10 episódios que possivelmente serão lançados em 2019. Ou seja, sem dor de cancelamento. A série realmente vingou!

AVALIAÇÃO FINAL

Bom pessoal, essa é minha indicação desse mês! Espero que vocês tenham gostado e se não tiverem assistido ainda, espero que possam dar uma chance a ela. Caso vocês já tenham assistido, não deixem de comentar aqui o que acharam. 

Nos vemos mês que vem com a próxima indicação, beijos e abraços.


14 comentários

  1. Oi Anderson!
    Ainda não assisti, mas quero muito, estava aguardando!
    Foi bom ler sua opinião positiva!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anderson.
    Apesar de ter feito maratona Marvel esses dias atrás e de ter assistido Demolidor e companhia na Netflix, não me considero tão fã a ponto de começar uma nova série. Mas que bom que gostou tanto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que depois possa dar uma chance pra ela, acho que vai gostar já que gostou das parcerias com a Netflix.

      Excluir
  3. Olá,
    Essa série está na minha lista.
    Preciso tirar um fim de semana para maratonar. Gosto de algumas das séries da Marvel e a premissa dessa também parece ser bacana.

    até mais,

    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essa entre para sua lista de queridas da Marvel.

      Excluir
  4. Oi, Anderson! Tudo bom?
    Essa série é minha religião e é isto. Eu amo/sou a Tandi e o Ty, meus filhos preciosos vou protegê-los do mundo KJASBNFUOABGASUO e que otpzão que eles formam.
    Adoro tudo no roteiro, as críticas sociais fodas embutidas na trama e como eles trabalham a questão dos poderes.
    GRAÇAS A DEUSA QUE FOI RENOVADA! ASKFNAUOGBBASGUOBAG

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise! Turubom? Kkkkkk de fato eles são muito otp, tô torcendo muito forte pra que eles fiquem juntos logo, porque o clima já rola muito forte. Amém Freeform por renovar esse hino ♡

      Excluir
  5. Respostas
    1. Estou vivendo por esse crossover AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

      Excluir
  6. Oi Anderson, tudo bem? Eu confesso que faz um tempinho que fujo de série de heróis, ando um tanto cansada de algumas enrolações, mas pela resenha deu pra perceber que essa é bem produzida. Vou deixar a dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certas séries de heróis cof Arrow cof que amam dar uma boa enrolada mesmo, mas essa primeira temporada não tem muito disso. Demora um pouco pra engatar porque tá começando a desenvolver os personagens, mas depois não tem como parar

      Excluir
  7. Oi
    eu simplesmente adorei a série e já quero segunda temporada logo, as atuações na minha visão não deixam a desejar, realmente a trilha sonora é ótima tenho várias músicas delas que baixei.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda temporada poderia sair pra ontem, não aguento esperar. Eu amei a trilha muito forte

      Excluir

Expresse-se