Cinema #57 - Jurassic World: Reino Ameaçado!






Título: Jurassic World: Reino Ameaçado
Gênero: Ação
Direção: J.A. Bayona
Elenco: BD Wong (Bradd Wong), Bryce Dallas Howard, Charlie Rawes, Chris Pratt, Daniel Eghan, Daniel Stisen, Daniella Pineda, Faith Fay, Geraldine Chaplin, James Cromwell, Jeff Goldblum, Jo Hart, Justice Smith, Kamil Lemieszewski, Max Baker, Michael Papajohn, Peter Jason, Rafe Spall, Robert Emms, Ronan Summers, Ted Levine, Toby Jones
Roteiro: Colin Trevorrow, Derek Connolly, Michael Crichton
Produção: Belén Atienza, Frank Marshall, Patrick Crowley, Thomas Hayslip
Duração: 128 min.
EstúdioAmblin Entertainment, Apaches Entertainment, Legendary Entertainment, Perfect World Pictures, Universal Pictures, Universal Pictures International Production (UPIP)
 Sinopse: Quando o vulcão adormecido da ilha começa a mostrar sinais de atividade, Owen (Chris Pratt) e Claire (Bryce Dallas Howard) montam uma missão para resgatar os dinossauros restantes dessa catástrofe de nível de extinção. Owen está determinado a encontrar Blue, sua raptor favorita que ainda está desaparecida na natureza; e Claire, que agora respeita essas criaturas, aceita sua missão. Chegando na ilha instável quando a lava do vulcão começa a ser expelida, a expedição descobre uma conspiração que poderia retornar nosso planeta inteiro a uma ordem perigosa não vista desde a pré-história.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************



Clássico filme de dinossauros, com muita ação e partes corporais voando, 'Jurassic World - Reino Ameaçado' não trás grandes elementos de inovação, mas apresenta uma trama consistente, bem mais eletrizante e imersiva, com dramas cheios de potencial.

Claire (Bryce Dallas Howard) achou que a ilha dos dinossauros tinha ficado para trás. Depois de uma experiência traumática, ela não tinha planos de retornar ao local nunca mais, embora ainda lute com unhas e dentes pela sobrevivência dos animais, agora ameaçada, graças ao vulcão da ilha que acorda e começa a destruir tudo em seu caminho. Em uma empreitada para salvar algumas das raças, Claire e Owen (Chris Pratt) retornam ao parque, mas são recebidos por uma traição perigosa, caindo no meio de um jogo de conspiração que envolve não só sobrevivência desses animais pré-históricos, como também todo o futuro da humanidade.


Esse é sem dúvidas, uma típica continuação da franquia, e não esconde isso em momento algum, assim como também não tenta inovar, e talvez sejam esses fatores que não me animam a investir meu dinheiro em cinemas para esse tipo de filme. Apesar de ser um bom divertimento, após o segundo filme de 'Jurassic Park', as fórmulas e ideias parecem se repetir, em grande parte, até alguns taiks de cenas, como é o caso do famoso grito do Tiranosauro-Rex. E eu não estou elencando isso como ponto negativo, adianto. É mais como um adendo. Não crie muita expectativa. Veja sem esperar grandes coisas e o longa pode lhe agradar. 

'Jurassic World - Reino Ameaçado' é uma boa pedida para divertir e talvez assustar a família inteira. Embora a base de seu roteiro seja algo mais leve, até pelas mensagens que trás, algumas cenas criam uma atmosfera angustiante e cheia de suspense, inclusive, esse fator está muito mais presente nesse volume do que no anterior e é uma das características que mais gostei. As cenas de ação acontecem com muita naturalidade, assim como os dramas dos personagens são mais maduros para concretizar suas motivações.


A personagem de Isabella Sermon é de longe a mais interessante, para mim. Todo o mistério que cerca sua história e seu envolvimento com a trama central, transmitem um diferencial para esse volume dos outros, sendo o único que eu consegui identificar. Gostei de sua participação, e a química com os dois outros protagonistas é extremamente perceptível. Sendo uma personagem infantil (elemento que me remeteu muito aos primeiros filmes da franquia), simpatizei com ela desde a primeira cena.


Tanto Pratt quanto Howard também estão excelentes em seus papéis. Claire pareceu muito mais madura para mim. Eles agem com muita naturalidade na pele de seus personagens. Infelizmente o roteiro fura um pouco na relação deles. Certos aspectos desse relacionamento não são bem explicados e eu acabei ficando meio perdido, desmotivado com o casal em si. Preferia eles agindo separadamente.


Mas quem roubou a cena para mim foi Daniella Pineda (Zia), com sua coragem e força feminina. Ela não só é dona das melhores falas, como também, nem exige grandes atitudes da personagem para que o telespectador se veja cativado por ela (gente como a gente KKK).

Os efeitos visuais estão mais uma vez brilhantes, e sem dúvidas, enchem os olhos com o realismo que transmitem as criaturas. E o fator de misturar a já conhecida luta por sobrevivência, com avanço tecnológico, enriquece ainda mais as possibilidades de temáticas que podem ser abordadas nessa franquia. Inclusive, nesse volume, houve uma revelação bem ambiciosa sobre a personagem de Sermon. Tenho para mim que coisas mais complexas podem ser trabalhadas no futuro, e eu anseio por isso.


De toda forma, mesmo com o vilão raso (já marca registrada dessa série cinematográfica), 'Jurassic World - Reino Ameaçado' apresenta tiradas ousadas e deixa brecha para um desfecho bastante diferente e inesperado, trazendo cenas de emoção, ação e um pouco de comédia.


14 comentários

  1. Oi David!
    Vou te confessar uma coisa: deteeesto esses filmes de dinossauros, especialmente Jurassic Park kkkk. Acho repetitivos tbm.
    Nem sabia q o Chris Pratt fazia esse tipo de filme!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Pois é. Eu assisto, quando não tem mais nada melhor. Mas sair de casa pra ir no cinema assistir, não é minha praia KKKK.

      Abraços
      David

      Excluir
  2. Oi David,
    Eu adorei o filme anterior, mas esse não muito.
    Tive os mesmos sentimentos de quando assisti Kong, aquele com Hiddleston, e não foi boa coisa não. E concordo que o plot da Isabella foi o plot mais interessante de acompanhar.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Eu entendo KKKK. Eu achei o primeiro melhor também, dentro do que eu espero em filmes de dinossauro. O que salva esse dois é justamente o plot da menina. É o melhor.

      Abraços
      David

      Excluir
  3. Oi, David! Tudo bom?
    Menino que eu sou muito traumatizada com o filme 1, aí decidi que ia passar longe do 2. Sou bem fã chata/hardcore quando se trata dessa série porque cresci assistindo Jurassic Park e acho muita coisa que fazem nesses novos ofensiva :P
    Ai prefiro não arriscar de novo pra não sair de velha reclamona UHASUHUHASUHASUHASUH

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizz!
      Eu nem vi a primeira saga KKKK, então levo essa de boa, mas nunca fui fã de dinossauro. Vejo só quando to nos tedios da vida.

      Abraços
      David

      Excluir
  4. Confesso que nunca fui fascinada pela franquia, por isso não fui no cinema olhar o filme. Mas talvez quando chegar na netflix ou TV, eu assistirei..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Eu entendo, realmente não tem grandes atrativos. Bem, caso veja, espero que se divirta.

      Abraços
      David

      Excluir
  5. Olá, David.
    Eu amo os filmes antigos, sempre que passa na tv eu assisto hehe. Por isso fui ao cinema assistir o primeiro e até que gostei bastante. Mas não me animei para esse. Tanto que nem assisti ainda hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Eu vi num domingo de tédio pq não tinha nada melhor pra fazer KKKK, mas não seria a primeira escolha.

      Abraços
      David

      Excluir
  6. Oi
    como vocÊ falou parece ser um bom entretenimento revezando seus momentos, quero assistir esse filme, só não sei quando já que na onde moro nem tem cinema =/. Fiquei curiosa com a personagem infantil, pelo que falou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De!
      Vale muito a pena o plot da garotinha. Foi bem inesperado para mim! Espero que veja e mate a curiosidade.

      Abraços
      David

      Excluir
  7. Oi David, gostei bastante do filme! Achei essa pegada de suspense muito boa e ação tb, já pelo próximo rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Expresse-se