Cinema #63 - O Ódio que Você Semeia!





Título: O Ódio que Você Semeia
Gênero: Drama
Direção: George Tillman Jr.
Elenco: Abby Glover, Algee Smith, Amandla Stenberg, Anthony Mackie, Chris Cavalier, Common, Dominique Fishback, Drew Starkey, Issa Rae, Iyana Halley, Jessica Medina, K.J. Apa, Kaleigh Rivera, Lamar Johnson, Megan Lawless, Megan Marie Wilson, Regina Hall, Russell Hornsby, Sabrina Carpenter, Susan Santiago
Roteiro: Angie Thomas, Audrey Wells
Produção: George Tillman Jr., Marty Bowen, Robert Teitel, Wyck Godfrey
Duração: 132 min.
EstúdioFox 2000 Pictures, State Street Pictures, Temple Hill Entertainment
 Sinopse: Com apenas 16 anos, Starr Carter é uma jovem negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. A garota deverá testemunhar no tribunal por ser a única pessoana cena. Mesmo sofrendo chantagens, ela pretende dizer toda a verdade.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Importante, pesado e tenso do começo ao fim, 'O Ódio que Você Semeia' é um filme maravilhoso que apresenta uma mensagem empoderada e importante sobre aquilo que nos define e o orgulho de ser você, independente da cor da sua pele.

A trama conta a história de Starr (Amandla Stenberg), uma jovem negra moradora de uma bairro afro-descendente que acaba presenciando a morte injusta de seu amigo de infância, Khalil (Algee Smith), que após ser abordado por um policial, acaba sendo baleado erroneamente. Após isso, a vida de Starr se transforma completamente e a separação que fazia sobre seu eu na escola com amigos brancos e seu eu do bairro negro, entra em conflito, enquanto ela tenta lutar contra o mundo em busca de justiça por seu amigo.


Fazia tempo que eu não via uma adaptação tão fiel a sua obra de origem. 'O Ódio que Você Semeia' é um importante longa que todo mundo deveria conhecer. Durante suas quase duas horas, o filme não só fala sobre violência, como também sobre racismo, auto aceitação e muito mais.

Trabalhando elementos densos em seu roteiro, Audrey Wells consegue desempenhar um excelente resultado, casando muito bem todos os núcleos, desde o drama mais familiar, a problemas adolescente. E embora a pegada seja obviamente direcionada ao público teen, o filme vai muito além e pode ser apreciado por pessoas de todas as idades. Inclusive é necessário que todos vejam. O empoderamento negro e as lutas por seus direitos estão em cada pequeno detalhe da trama. E isso é o que eu mais amei, tanto no filme quanto no livro. São poucos momentos em que consigamos realmente nos conectar aos drama de determinado personagem. Isso fica mais complicado quando fisicamente ele não se parece conosco. Vendo esse longa, eu me senti representado a todo instante. E sua mensagem aumentou minha estima para não me calar diante opressão; conhecer meus direitos e lutar por eles.


O elenco do filme é maravilhoso a todo instante, mas destaque para Amandla Stenberg que mostrar uma interpretação esplêndida para retratar uma protagonista cheia de camadas e complexidade. Sem dúvidas, uma das melhores atuações que vi durante o ano, e nem tento negar. Ela rouba a cena mais de uma vez, mesmo quando o foco não é especificamente sua personagem. Sua relação com outros astro que integram o núcleo familiar, é adorável, e eles possuem uma química notável. Até mesmo seu romance com KJ Apa (Chris) é divertido e aliviante, tirando um pouco da tensão. As cenas dos dois são sempre mais calmas ou engraçadas.


Russell Hornsby também se destaca como Big Mav. Ele conquista nosso coração e encarna um personagem muito humano e verdadeiro. Não temos alguém sem defeitos e cheio de sabedoria (apesar de o achar muito sábio kkk) e sim um personagem inconstante e sincero que estar buscando apenas lutar por aqueles que ama ou aquilo que acredita.


Infelizmente, embora não seja grave a ponto de me fazer desgostar do filme, Anthony Mackie (King) acaba ficando bem apagado. Como antagonista, sua participação passa bem mais como uma sombra e menos como presença palpável. O roteiro falha um bocado em explorar mais do vilão, em dar sua voz. Ele só é o contraponto para causar algo dentro de determinada cena. E nada mais. Nem muitas falas ele tem.

Ainda sim, 'O Ódio que Você Semeia' é uma excelente aposta para longa de qualidade. Falando abertamente o quão racista nosso mundo ainda é, a mensagem desse filme precisa ser maior propagada e divulgada. Sua importância não fica só no pessoal de pessoas negras que se sentem representadas e oprimidas, mas sim no social, mostrando que diferente não é errado.


17 comentários

  1. Oi, David! Tudo bom?
    Eu tô MORRENDO PRA VER ESSA ADAPTAÇÃO PELO AMOR DE DEUS QUE RAIVA DOS CINEMAS BRASILEIROS!!!!!!!!! "Espalhe sua voz" - vai ver os horários "não tem esse filme em exibição em nenhuma rede próxima de onde você mora" RSRSRSRS
    Rindo de nervoso. Vou esperar ver se chegar num streaming logo, senão vou ter que apelar pro torrent.
    Só pelos elogios sei que merece o mundo!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizz!
      Eu fiquei puto com esse boicote da Fox. PORRA SE NAO VAI EXIBIR, PRA QUE COMPRA OS DIREITOS? Deixa solto entao pra Netflix tentar adquirir. Em um momento problematico como esse que a gente vive, é complicado demais um negocio desse acontecer. Mas fazer o que ne. Eu apelei pro torrent e MDS VALEU CADA SEGUNDO. TA LINDO DE BONITO.

      Abraços
      David

      Excluir
  2. Olá, David.
    Aqui na minha cidade não chegou o filme ainda hehe. É engraçado que quando sai um filme como esse não tem quase nenhuma divulgação. Mas eu quero ver se leio antes de assistir mesmo você falando que a adaptação é bem fiel.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Ele nao chegou em canto nenhum pelo que eu soube. Ficou boicotado pela Fox por causa do lance das eleições. Ficaram com medo de passarem a imagem de estarem apoiando algum partido. Eu mereço.
      Eu li o livro antes, e recomendo. Tem mais coisas. Mas achei o filme mais intenso e pesado. Eles dramatizaram mais.

      Abraços
      David

      Excluir
  3. Oi David,
    Quero muito ler e assistir, acho que assistir vai primeiro.
    Adoro a Amandla e a personagem parece ter uma construção maravilhosa para explorar o talento dela. Mas, ela não tem sorte com as adaptações. São boas, mas a divulgação nos outros países acaba sendo sabotada. Odiei o que fizeram aqui. Temática super importante deveria ter tido mais salas.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Pois e, sabotaram geral a divulgação. Nem distribuiram o filme se quer, por causa da palhaçada que foi essa politica. Agora, resta apelar pros torrents ou esperar sair em algum canto.
      Amandla ta incrivel no papel. Uma das melhores atuações que vi esse ano.

      Abraços
      David

      Excluir
  4. Oi David! O livro é maravilhoso e eu acabei não conseguindo assistir a adaptação nos cinemas, aqui em São Paulo só estreou em dois e não era perto de casa. Fico feliz em saber que foi bem adaptado, vou apelar para um modo alternativo para assistir, é o jeito. Feliz 2019! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      É uma absurdo um filme desses so chegar em dois cinemas numa cidade grande como SP. Absurdo mesmo.
      Eu realmente queria ter ido ve no cinema, mas ja que boicotaram, fui nas marfias KKKK. Mas ta maravilhoso. Adaptaram bem demais.

      Abraços
      David

      Excluir
  5. Oie!
    Fiquei muito triste ao saber da pouca divulgação que esse filme teve. É um filme com uma temática tão importante, principalmente com tudo o que tá acontecendo nos dias de hoje, e isso que fizeram foi um absurdo. Bem, ainda não vi o filme e espero ler o livro antes, mas eu tenho a certeza que irei adorar. O elenco está lindo, né? Adoro a Amandla Stenberg, ela é MARAVILHOSAAAA!
    Abraços
    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Pois é. Bem triste. A mensagem precisa ser ouvida.
      Recomendo demais o livro. Amo profundamente e foi umas das melhores leituras que fiz e. 2018, sem dúvidas.

      Abraços
      David

      Excluir
  6. Apesar de ainda não ter lido o livro, quero muito assistir o filme. A história é muito boa!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, David!
    Essa arrombada da Fox faz um boicote com esse hino de filme. Nunca perdoarei!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Também nao. Ofensivo demais. Essa disgraçada merece um tiro.

      Abraços
      David

      Excluir
  8. Oi David!
    Preciso ler tanto o livro como ver o filme, so ouço elogios excelentes sobre essa obra! Espero gostar muito.
    Beijos
    Ari
    www.oquetemnanossaestante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari!
      Espero que goste. E leia mesmo. O livro e maravilhoso demais.

      Abraços
      David

      Excluir
  9. Oi
    que bom que gostou de assistir o filme, mesmo que alguns personagens não se destacaram, quero muito assistir o filme, eu li o livro e adorei e espero que o filme seja realmente bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De!
      Recomendado demais. O mundo precisa de mais filmes assim pra ve se a galera acorda.

      Abraços
      David

      Excluir

Expresse-se