Cinema #66 - Nasce uma Estrela!





Título: Nasce uma Estrela
Gênero: Drama
Direção: Bradley Cooper
Elenco: Andrew Dice Clay, Andrew Michaels, Anthony Ramos, Bonnie Somerville, Bradley Cooper, D.J. 'Shangela' Pierce, Dave Chappelle, Frank Anello, Geronimo Vela, Jacob Taylor, Lady Gaga, Michael Harney, Rafi Gavron, Rebecca Field, Sam Elliott, Steven Ciceron, Willam Belli
Roteiro: Alan Campbell, Bradley Cooper, Dorothy Parker, Eric Roth, Robert Carson, Will Fetters, William A. Wellman
Produção: Bill Gerber, Bradley Cooper, Jon Peters, Lynette Howell Taylor, Robert J. Dohrmann, Todd Phillips
Duração: 135 min.
EstúdioGerber Pictures, Joint Effort, Live Nation Productions, Malpaso Productions
 Sinopse: Nasce uma Estrela é estrelado pelo ator quatro vezes indicado ao Oscar Bradley Cooper ("Sniper Americano", "Trapaça", "O Lado Bom da Vida") e a premiada estrela da música indicada ao Oscar Lady Gaga, em seu primeiro papel como protagonista em um longa-metragem. O filme marca a estreia de Cooper na cadeira de diretor.
Nesta releitura da trágica história de amor, ele interpreta o experiente músico Jackson Maine, que descobre a artista desconhecida Ally (Gaga), por quem se apaixona. Ela está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso... até que Jack a convence a mudar de ideia. Porém, apesar de a carreira de Ally decolar, o relacionamento pessoal entre os dois começa a desandar, à medida que Jack luta contra seus próprios demônios.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Você sabe que um filme é bom quando começa sem muitas expectativas e termina completamente surpreso. Essa foi a minha experiência com 'Nasce uma Estrela'.

A trama nos leva a conhecer Jack (Bradley Cooper), um grande cantor de country alcoólatra que após um de seus shows entra em um bar para conseguir mais bebida e acaba conhecendo um local cheio de drag queens, estando no meio delas, Ally (Lady Gaga). Ela esta fazendo uma performance ao vivo mostrando todo o potencial de sua voz. Após esse encontro, vamos nos envolvendo na relação desses personagens encantadores que acabam descobrindo uma grande paixão além da conexão musical.


Após ver o filme consegui entender o porquê de todo mundo estar falando tanto dele, elogiando-o tanto. Como disse no começo, eu não estava esperando nada do longa, porque a princípio, nem queria ver, porém, de tanto ouvir Shallow no rádio (um dos temas musicais) acabei atiçando minha curiosidade. E amigos, tenho que dizer, graças a Deus o fiz.

O roteiro a princípio se parece bem "raso" (vou fazer trocadilho com a música principal sim. Não gostou para de respirar), porém com a progressão da história podemos ver algo bem mais profundo. O fato de Jack ser um alcoólatra acaba lhe dando uma camada a mais. Tanto que por volta da metade do filme isso se torna o foco da narrativa dramática que se desenvolve até o ápice no final. E quero dizer que todo esse drama das bebidas e drogas foi algo bem surpreendente para mim, achei que o filme seria mais leve.

Algo engraçado é que o titulo diz que esse filme é da Ally, de seu nascimento como uma estrela. Porém, é inegável que o roteiro nos mostra também a história de Jack e como o alcoolismo o levou ao ponto oposto dela: sua decadência como famoso.

Como alguém que viu Gaga atuando em 'American Horror Story', preciso dizer que aqui, seu talento na atuação foi elevado à um outro nível muito melhor. Parabéns à direção por isso. Gaga dá tudo de si para que Ally seja uma personagem que nos cative por sua trajetória, de uma garçonete que se apresenta as noites em um bar de drags até uma grande cantora, uma estrela.


Bradley Cooper divide com Gaga a devoção com o seu papel e como ele nos entrega um Jack marcado pelo seu passado e que não consegue se livrar de seus vícios. Até a forma como seu personagem vai se perdendo ao decorrer da trama é feito com uma sensação de real. Digo que seu talento como cantor foi uma surpresa e tanto. Claro que eu não posso esquecer de falar em como ele desempenhou um papel muito importante na direção do longa. Creio que se não fosse sua maestria, o filme não seria metade do que foi.

Não posso esquecer de mencionar como a química entre Gaga e Cooper é mágica e funciona do começo ao fim. Você consegue sentir todos os sentimentos que eles querem passar quando estão juntos; sentir o quanto os personagens se amam e amam o que fazem.


Por fim, porém, não menos importante, precisamos falar da protagonista do filme, a música. A trilha sonora em um filme essencialmente musical pode torná-lo inesquecível ou completamente entendiante, a escolha dela é o mais importante no desenvolvimento do longa. E cara, preciso te dizer que a trilha de 'Nasce uma Estrela' é maravilhosa, desde o country, passando pelo blues e até no pop. Cada música tem uma essencial especial na construção da história. Shallow foi a primeira música que ouvi antes de vê-lo e fiquei arrepiado com o contexto no qual ela é cantada. Outra conhecida das rádios e que me emocionou bastante no filme foi Always Remember Us This Way. Falei apenas dessas, mas todas são ótimas, super recomendo.

Vale lembrar que essa é a quarta versão da história. A primeira foi feita em 1937 protagonizada por Janet Gaynor e Fredric March; a segunda em 1954 estrelada por Judy Garland e James Mason, e a terceira em 1976 protagonizada por Barbra Streisand e Kris Kristofferson.


'Nasce uma Estrela' é um filme incrível e que com toda certeza ganhará inúmeras indicações para o Oscar, sendo todas elas bem merecidas. Deixo agora para vocês me dizerem o que acharam do filme ou se eu consegui te deixar curioso o suficiente para assistir. Vamos debater!


13 comentários

  1. Olá, Anderson.
    Eu li bastante comentários positivos sobre o filme. Mas eu particularmente não sou fã de filmes musicais por isso acho que não vou assistir. Mas o filme teve seu reconhecimento com as indicações ao Oscar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil. Então, eu acho ele bem diferente dos filmes musicais que estamos acostumados a ver. eu vejo ele como um filme de drama com uma pitada de musica.

      Excluir
  2. Oi Anderson! Eu vi o filme apenas nesta versão e gostei muito, embora o final tenha me deixado triste. Puxa, poderia ter sido mais alegre, depois de tanta dor. A trilha sonora é linda. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o final é de cortar o coração, mas é lindo <3

      Excluir
  3. Oi Anderson tudo bem?

    Eu gostei muito do filme, muito mesmo. gaga está ótima, mas achei que o Cooper foi mais rsrsrs acho que ele carrega boa parte da trama! Enfim, um bom filme!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é por conta do drama estar todo em volta dele, aí ele acaba roubando a cena

      Excluir
  4. Oi
    que bom que também gostou do filme, todos estão falando tão bem dele, quero muito assistir também, estou curiosa com a atuação da Gafa nesse filme, espero que consiga assistir ele em breve.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Anderson!
    Eu sou apaixonada por essa história desde que comprei o DVD da versão de 37. Eu amo ela e estou muito empolgada para assistir esse novo remake! E só ler comentários positivos só me deixa ainda mais ansiosa.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter contribuído na sua curiosidade de ver o filme <3

      Excluir
  6. Oi, Anderson!
    Eu gostei demais desse filme e realmente a Gaga melhorou e muito, desde AHS
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato kkkk porém eu acho que foi mais uma questão de direção e de roteiro que fez uma maior diferença na atuação dela

      Excluir
  7. Oie!
    Eu ameeeei o trocadilho hahaha também fiquei bem surpresa com esse filme, fui sem saber muito sobre e acabei me surpreendendo bastante. No meio do filme a minha tia vira e pergunta para mim "mas esse filme não é sobre a história da Lady Gaga?" quis morrer na hora KKKKK
    Concordo com você sobre o filme, tenho uma paixão enorme pela trilha sonora e eu espero muuuito que o filme ganhe alguma coisa no Oscar!
    Abraços

    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Expresse-se