Cinema #84 - Rei Leão!




Título: Rei Leão
Gênero: Animação
Direção: Jon Favreau
Elenco: Alfre Woodard, Beyoncé, Beyoncé Knowles, Chiwetel Ejiofor, Donald Glover, Eric Andre, Florence Kasumba, James Earl Jones, JD McCrary, John Kani, John Oliver, Keegan-Michael Key, Seth Rogen, Shahadi Wright Joseph
Roteiro: Brenda Chapman, Irene Mecchi, Jeff Nathanson, Jonathan Roberts, Linda Woolverton
Produção: Jeffrey Silver, John Bartnicki, Jon Favreau, Karen Gilchrist
Duração: 118 min.
EstúdioFairview Entertainment, Walt Disney Pictures
 Sinopse: O Rei Leão, da Disney, dirigido por Jon Favreau, retrata uma jornada pela savana africana, onde nasce o futuro rei da Pedra do Reino, Simba. O pequeno leão que idolatra seu pai, o rei Mufasa, é fiel ao seu destino de assumir o reinado. Mas nem todos no reino pensam da mesma maneira. Scar, irmão de Mufasa e ex-herdeiro do trono, tem seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Reino é repleta de traição, eventos trágicos e drama, o que acaba resultando no exílio de Simba. Com a ajuda de dois novos e inusitados amigos, Simba terá que crescer e voltar para recuperar o que é seu por direito.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************



Impressionante é como eu poderia descrever minha experiência com 'Rei Leão'. Mantendo boa parte da fidelidade com a animação clássica, este é um remaker que aquecerá o coração dos fãs que viveram essa história na infância, assim como também ganhará o dos novos telespectadores que se aventurarem por suas cenas.


Na trama acompanhamos o jovem príncipe renegado Simba, que após perder seu pai é exilado pelo tio que ansiava o trono e armou uma emboscada para garantir sua ascensão. Agora, Simba precisará retornar ao seu antigo lar, enfrentar os fantasmas de seu passado e reaver o que é seu por direito.

Em poucas palavras eu diria que 'Rei Leão' é um live action muito respeitoso com o material original. Recontando uma história que já encantou milhares, o roteiro trabalha muito bem todos os seus personagens e elementos em tela, não deixando um só momento tornar-se sem valia para o contexto geral. E mesmo com as modificações sofridas, essas diferenças não afetam o que já conhecemos de modo algum, pelo contrário, fazem total sentido que seja revisto muitos aspectos antes trabalhados que hoje em dia poderiam soar problemáticos.

Como fã, eu me vi encantado por todo o visual dado a animação de forma tão realística. O CGI é maravilhoso, envolvendo o telespectador com todo o clima da savana e dos cenários áridos. Inclusive, mesmo que as próprias paisagens sejam computadorizadas, ainda sim, parecem tão reais e palpáveis que deixam você deslumbrado. Um bom exemplo é o céu estrelado que cerca Mufasa e Simba.


As músicas entram nos momentos propícios, deixando o ritmo do longa ainda mais animado. Claramente que a dublagem de Beyonce como Nala e Donald Grover como Simba facilita ainda mais. São vozes potentes que marcam bastante presença. 

 

Mas ressalto também o grande destaque e o vilão Scar, que possui muita presença, criando um conflito de sentimento no telespectador. E ressalto a diversão por conta da dupla imbatível, Timao e Bumba.


Dessa forma, como um dos adultos, que um dia já viveu e se emocionou com esse enredo, afirmo, é um filme agradável; e como novo telespectador, me encantou mais ainda. Nada na montagem me fez gostar menos de cada momento. Um caso muito especifico de uma cena que me pareceu longa demais, não afetou minha experiência final.

Vá, sem medo de decepção. Como disse, é um live action muito respeitoso que apesar de não me impressionar tanto quanto a animação anos atrás, ainda sim, tem seu charme.


12 comentários

  1. Oi, David! Tudo bom?
    Eu sai do cinema com o coração na mão de tanto amor por esse filme. Tô 100% nem aí pras críticas, pra mim é perfeito e SÓ MINHA OPINIÃO IMPORTAAAAA
    Revivi a infância e vi muita gente passando pelo mesmo no cinema. Só a cena de abertura me deixou chorando a vida.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizz!
      Me descreveu. Caguei pra essa critica sem nocao. Ta perfeito demais. Do começo ao fim eu fiqueu apaixonado e sofrido com tudo.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Oi, Daverson

    Pois eu fui querendo amar e pra mim foi um balde de água fria. Tá espetacular visualmente, mas pra mim faltou MUITO pra chegar aos pés da animação.
    O filme é muito fiel, mas pra mim foi apenas ok.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      KKKKKKK acontece. Eu pelo menos sai satisfeito. Nao esperava nada muito grandioso nao. So fidelidade tava bom pra mim.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Oieeee,
    Eu nao fiquei muito animada para ir depois de algumas críticas que ouvi.
    Acho que a animação é insuperável e por mais que seja a mesma essência, o carisma faria a diferença para mim.
    Vou ver quando entrar no Net Now, rs.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Entendo. Espero que se divirta quando ve.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  4. Olá!
    Eu simplesmente amei esse filme, tentei ir o mais rápido possível para não ler opiniões e fiquei impressionada quando vi que pessoas não curtiram. Sai da sessão extremamente feliz pela adaptação
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay!
      Pois e. Eu fiquei com medo com o que o pessoal tava falando mas acabou que amei. Era o q eu esperava que fosse e pra mim tava bom. Ja quero o 2.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  5. Oi Emerson!
    Eu amo muito as animações de Rei Leão, e fiquei desconfiada quando anunciaram o live action. As opiniões na blogoafera estão meio divididas, rs. Não verei no cinema, mas espero pelo menos achar agradável a nova roupagem e as modificações!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      E provavel que agrade. Nao muda muita coisa. E sao detalhes pequenos no fim. Em alma a animação ta la.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  6. Oi Emerson, infelizmente não consegui me emocionar muito com a dublagem brasileira, mas em alguns momentos sim. Não achei ruim, mas confesso que esperava mais rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Entendo. Eu vi legendado entao nao sou capaz de opinar da dublagem. Mas pra mim o filme foi bom. E me emocionou o suficiente.

      Abraços
      Emerson

      Excluir

Expresse-se