Resenha #276 - O Mar de Monstros (Percy Jackson e os Olimpianos Vol 2)!






Título: O Mar de Monstros
ColeçãoPercy Jackson e os Olimpianos Vol 2
AutorRick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano2014
Especificações: Brochura | 304 páginas
ISBN13: 9788580575408
 Sinopse
Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição. É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles. Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Uma sequência tão boa quanto o volume anterior. 'Mar de Monstros' segue a jornada de Percy e seus amigos em uma aventura naval inesquecível recheada de mitologia e muita ironia.


No último verão, Percy Jackson descobriu que é um semideus e precisou recuperar o raio mestre de Zeus. Em seu retorno para mais um ano no Acampamento Meio-Sangue, infelizmente as coisas estão piores. A árvore mágica que protege as fronteiras do lugar foi envenenada e esta morrendo, colocando a vida de todos em risco. Agora, Percy embarcará em uma nova empreitada em busca de um artefato há muito perdido: o Velocino de ouro. Mal sabe ele o perigo que precisará enfrentar para conseguir salvar seu lar e proteger seus amigos.

Narrado em primeira pessoa, mais uma vez, que maravilha foi retornar a esse mundo e acompanhar a jornada sob o ponto de vista divertido de Percy. Como narrador ele não deixa o ritmo da leitura cair e encanta cada página com sua ironia impagável e as cenas de ação que tiram o fôlego.

Riordan é genial, unindo elementos que remetem a atualidade com as histórias clássicas que cercam o mundo da mitologia. E esse é todo o diferencial dessa série. Além, é claro, de abordar temáticas não muito trabalhadas em livros desse gênero, como as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficit de atenção ou transtornos de hiperatividade, fazendo com que as situações improváveis soem ainda mais reais.

'Percy Jackson e os Olimpianos' tem uma estruturação narrativa muito boa de maneira que nenhuma informação é dada sem um propósito no final. Por isso é bom se atentar aos detalhes. Coisas faladas esporadicamente serão utilizadas mais tarde. Inclusive, esse ponto em específico só fui perceber ao iniciar dessa releitura.

Eu gosto principalmente do crescimento de Annabeth. Embora o principal foco da história seja desenvolver a chegada de Tyson, Annabeth e Clarisse ganham muito destaque e também amadurecem muito como aliadas de Percy. A relação de ambas com o protagonista é mais aprofundada, seja para explicar suas desavenças ou suas concordâncias.

O fator de ter Cronos como uma presença bem palpável por todo o livro também é interessante e funciona bem. Apesar de não se mostrar realmente, sua sombra é mais do que suficiente para garantir peso em sua ameaça sem ofuscar os outros perigos que nossos heróis precisaram enfrentar.

Em suma, a releitura de 'Mar de Monstros' me proporcionou viver uma experiência bem diferente do que da primeira vez. Viajar em águas ao lado do meu filho de Poseidon favorito foi perfeito e só manteve meu hype para finalizar a série, deixando-me curioso para quais outros eventos esquecidos virão a seguir.


Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.




11 comentários

  1. Olá Emerson,
    Achei bem interessante o livro e a sua avaliação. Parabéns pelo blog!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Emerson, sua paixão pela série é contagiante! Concordo com tudo e principalmente coma evolução da Annabeth!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      KKKKKK Maior panfleteiro dessa série no mundo KKKKKKKK Quem for meu amigo em algum momento vai me escutar aclamar ela KKKK.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Oi, Emerson! Tudo bom?
    COMO EU TENHO SAUDADE DESSA SÉRIE!!!!!!!!!!! Tio Rick dono da minha conta bancária sim e pra sempre, não canso de dar dinheiro pra esse homem. PJO é uma das séries mais queridas no meu coração <3 vontade de reler.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizz!
      Aff, SE JOGA! Pense numa série q eu amo também. Esse homi carrega meu dinheiro todo, mas fazer o que ne mesmo? To trabalhando pra isso.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  4. Olá, Emerson.
    Toda vez que vejo você falando sobre a série eu quero reler hehe. Eu gosto muito do autor porque ele pegou o assunto mitologia que era considerado chato até então e tornou em uma história agradavel e dinâmica com personagens que a gente ama logo de cara.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Pois é! É um dos pontos que mais amo: ele tornar mitologia que não era atrativo pra mim, em algo interessante e que me fez querer ler os clássicos que ele cita. O cara é um gênio. E ele casa tudo tão direitinho q poxa.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  5. Olá!
    Eu amo essa série!! A após ler sua resenha fiquei com uma vontade enorme de reler essa série já que foi graças a ela que eu comecei realmente a ler, então sempre que ele lança algo envolvendo esse mundo eu leio, acabei agora o segundo livro da série do Apolo.
    Amei sua resenha
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna!
      AAAAAAAA <3 Então engata a leitura do 3 que se vai surtar um bocado. Acontece umas coisas pesadas D:

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  6. Olá
    Nossa, esse livro é mesmo muito bom hehehe. Estou querendo muito reler Percy, mas estou enrolando mais um pouco pra ler pro meu filho... Ainda não para quieto para ouvir histórias longas... Quem sabe daqui uns dois anos? hehehe
    beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Expresse-se