Coluna: Invasão Otaku #51!



Foram anos e anos acompanhando os mais variados animes e nenhum me marcou tanto na vida quanto esse. Ele é um ninja considerado fraco e burro pela aldeia. Excluído de tudo e por todos e que no fim, sempre lutou pelo seu reconhecimento e seus sonhos. Rever ‘Naruto’ não foi uma tarefa, foi um privilégio, e é justamente ele que venho indicar.

'Naruto' é uma série de mangá escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto, que conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila. 

A história dividida em duas partes traz  em um primeiro momento anos da pré-adolescência de Naruto, enquanto que a segunda parte se passa em sua adolescência. A série é baseada em dois mangás one-shots de Kishimoto: A editora Panini Comics licenciou e publicou o mangá em três versões no Brasil. Seu universo foi tão bem aceito pelo público que mesmo após o fim da jornada, a história do ninja continua com o seu filho, Boruto Uzumaki em 'Boruto: Naruto Next Generations'.

A partir de 2017, 'Naruto' se tornou a terceira série de mangá mais vendida na história, vendendo mais de 220 milhões de cópias em todo o mundo, onde foi publicado em 35 países fora do Japão. Os capítulos foram lançados na revista Weekly Shōnen Jump de 1999 a 2014, estando estes capítulos compilados e publicados em 72 volumes pela Editora Shueisha.

O mangá foi adaptado para uma série de anime produzida pelo Studio Pierrot e Aniplex, que teve os seus 220 episódios transmitidos pela TV Tokyo no Japão de 2002 a 2007; a adaptação brasileira da série foi exibida na Cartoon Network e no SBT, e atualmente é exibido nos serviços de streaming Crunchyroll, Netflix e Claro Vídeo.

Além da série de anime, o Studio Pierrot desenvolveu onze filmes e vários OVAs. No Brasil, alguns filmes foram licenciados e exibidos dublados no país pela Viz Media. Outros produtos relacionados a 'Naruto' como light novels, jogos eletrônicos, e cartas colecionáveis também foram lançados tanto lá fora quanto aqui no Brasil.

No começo desse ano, eu me arrisquei a terminar ‘FullMetal’ (que inclusive já indiquei nessa coluna. Basta acessar aqui) e depois me propus a rever ‘Naruto’ ignorando os fillers. A ideia era continuar a saga desde seus primórdios até os arcos centrais da fase ‘Shippuuden’. Em Agosto desse ano, eu finalizei a primeira parte da jornada que conta com 5 temporadas e cerca de 250 episódios. E pense em uma experiência divertida. Apesar de já conhecer e saber tudo que estava rolando na trama, diversos detalhes esquecidos foram relembrados e o amor só se reforçou ainda mais.

Acho muito incrível a maneira como em poucos segundos o anime me prende e me conquista. Seu protagonista, engraçado e muito atrapalhado, faz da trama algo memorável e da qual você gostaria de participar. Quem não queria ser um ninja de Konoha? Aprender Jutsus? É maravilhoso.

Nessa primeira leva da série, é notável não só o crescimento dos protagonistas, como o amadurecimento do traço do mangaká. O anime que começa com uma produção bem fraca vai se tornando uma das franquias de maior valia do Japão e você percebe claramente no decorrer das temporadas. Não só os dramas vão ficando muito mais consistentes, como também as cenas de combate, mais envolventes e cheias de adrenalina. Em alguns momentos é de arrepiar as frases de efeito ou as músicas de fundo que geralmente se intercalam em instantes de luta.

Naruto é definitivamente o ponto que mais gosto nessa história. Foi a primeira vez em que consegui me identificar com um protagonista. Apesar do plano de fundo sombrio e triste, ele é um personagem super alto astral que não gosta de se sentir menosprezado e quer provar para todos o seu valor, de maneira que está sempre focado em seus sonhos. E essa é característica com a qual mais identifico. Ele é um personagem sonhador. Em diversos momentos me vi comovido pela sua árdua jornada para se tornar um Hokage, ou para conquistar companheiros. É bonito ver o quanto a história prioriza os laços e os reforça. E embora, claro, ‘Naruto’ não esteja livre dos clichês já tão utilizados em outros animes, de fato uma produção diferencial para mim, e pela qual sou totalmente suspeito em falar. A saga do menino ninja não só marcou um pedaço da minha infância como boa parte da minha adolescência. Quando penso em nostalgia, ele e ‘Dragoon Ball’, surgem no topo da lista, e refletem qualidades semelhantes que me fizeram engolir uma temporada atrás da outra. Sem contar que esse foi definitivamente o primeiro anime que acompanhei desde o princípio.

Naruto’ apresenta um enredo engraçado, personagens cativantes e batalhas eletrizantes que na maior parte do tempo intercalam-se com lições bonitas sobre laços de amizade, perseverança e determinação. E apesar de não ser uma tarefa fácil, acompanhar mais de 200 episódios, garanto que vale a pena.

Confira algumas imagens:










E você, já assistiu? Quer assistir? Comenta com a gente.


10 comentários

  1. Oi Emerson! Depois de ler seu texto dá vontade de largar tudo e encarar todas as dezenas de episódios. É nítido seu amor pelo anime. Eu sempre vejo o mesmo ser mencionado, mas foi só agora, que de fato soube os detalhes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Naruto participou de boa parte da minha pre adolescencia e adolescencia. Tenho um carinho enorme. E o personagem me inspirava. Ele era muito perseverante. Eu sempre vou recomendar.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Oi Emerson,
    Eu não tenho o costume de ver Animes, PORÉM esse eu conheço!
    Que surpresa, eu sei, rs. Não vi até o final, mas arrisquei alguns episódios com o meu ex. rs
    beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      KKKKK SEU EX TINHA BOM GOSTO KKKK nao da pra negar.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Naruto é vida e mesmo que eu não tenha visto todos os episódios (porque são MUITOS) eu adorei a história e acredito que realmente foi um previlégio pra você rever tudo isso. Tenho sorte pois no meu trabalho Naruto se passa o dia todo na TV (trabalho em uma loja de artigos nerds) e não me canso de assistir!!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ley!
      MDS Q SONHO SERIA UM MARKETING DESSA LOJA. Queria tanto. Eu seria uma pessoa extremamente feliz. E falida pq o salario ia ficar la mesmo KKKKK.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  4. Adorei sua postagem de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos😘.

    Meu Blog: Dicas da Web

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edenilza!
      Que bom que gosta do nosso conteudo. Espero que permaneça acompanhando a gente sempre que puder. É uma honra.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  5. Oi Emerson, eu adoro Naruto!
    Infelizmente ainda não consegui finalizar o Shippudden, mas estou trabalhando nisso, vou conseguir! hahah
    Ótimo post!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Nem critico. É episodio com força. Mas vai na fé que vale muito a pena e vc nao vai se arrepender.

      Abraços
      Emerson

      Excluir

Expresse-se