Coluna: Na Tela #59!



Para comemorar o mês das crianças com estilo, em Outubro eu roubei um pouco da vaga do Anderson aqui na coluna para finalmente poder indicar uma animação. Essa animação em específico apresenta algo diferencial e por alguns deve ser considerada como conteúdo impróprio, assim como aconteceu na bienal. E é isso que a torna tão bonita e diferente. A minha indicação para vocês hoje é ‘Steven Universo’, um desenho que apresenta um enredo inteligente e muito cativante.



SINOPSE: Há aproximadamente Milhares de anos atrás, a raça das Gems direto de seu planeta natal invadiram a Terra com o objetivo de colonizar nossas terras. As gems rebeldes, conhecidas como Crystal Gems, Garnet, Amethyst, Pearl e sua líder Rose Quartz protegeram o planeta do ataque e, eventualmente, obtiveram sucesso. Anos depois, o filho de Rose Quartz, Steven Universe, descobre que herdou a gem da sua mãe, ao mesmo tempo em que sente a necessidade de se aproximar do legado deixado por ela. A animação passeia pelas aventuras do carismático protagonista enquanto este desperta o seu eu gem, descobre seu papel como uma Crystal Gem, e passa por situações inusitadas com os peculiares moradores de Beach City. O cartoon aborda assuntos aparentemente complexos de forma sutil, que, junto com o bom humor, drama, e uma composição sonora profunda, compõem toda a trama cheia de diversidade e amor da série animada.



ElencoCrispin Freeman (Mr. Maheswaran/Male Nurse), Brian Posehn (Sour Cream/Possum at Dance), Sinbad (Mr. Smiley), Dee Bradley Baker (Lion/Centipeetle/Centipeetle Mother/Dolphins/Worm/Ice Monster/Monster), Kevin Michael Richardson (Mr. Gus), Christine Ebersole (White Diamond), Erica Luttrell (Sapphire), Mary Elizabeth McGlynn (Dr. Maheswaran/Doctor), Charlyne Yi (Ruby), Patti LuPone (Yellow Diamond), Reagan Gomez-Preston (Jenny/Kiki), Joel Hodgson (Mayor Dewy/Mayor Dewey), Natasha Lyonne (Smoky Quartz), Eric Bauza (Belly Bag/Narrator), Nicki Minaj (Sugilite), Kate Flannery (Barb), Aparna Nancherla (Nephrite), Godfrey (Kofi), Atticus Shaffer (Peedee), Adam DeVine (Pizza Steve), Matthew Moy (Lars/Wasps/Foxman), Peter Browngardt (Uncle Grandpa), Toks Olagundoye (Nanefua/Nanefda/Nanafua), Kate Micucci (Sadie), Mason Cook (Young Lars), Michaela Dietz (Amethyst/Hand Monster/Gem Warrior/Pear/Hoppy), Grace Rolek (Connie/Fake Connie), Tom Scharpling (Greg Universe/Yellowtail), Uzo Aduba (Bismuth), Rebecca Sugar (Voice from the Message), Jon Wurster (Marty), Andrew Kishino (Kevin), Alexia Khadime (Sardonyx), Braden Fitzgerald (Young Ronaldo), Aimee Mann (Opal), Jackie Buscarino (Vidalia), Ian Jones-Quartey (Actor/Cat Fingers), Chris Jai Alex (Dogcopter/Arcade Machines/Narrator/Lonely Blade/Lonely Blade's Brother/Evil Janitor), Kimberly Brooks (Jasper/Malachite), Susan Egan (Rose Quartz/Pink Diamond), Jennifer Paz (Lapis Lazuli/Malachite), Billy Merritt (Fryman/Mr. Richington), Jinkx Monsoon (Emerald), Zach Callison (Steven Universe), Deedee Magno Hall (Pearl) e Lisa Hannigan (Blue Diamond)


Steven Universo’ é uma produção da Cartoon Network em parceria com a roteirista e desenhista Rebecca Sugar. A franquia que começou despretensiosamente no canal por assinatura, hoje carrega uma legião de fãs que reflete perfeitamente sua média no site IMDB, pontuando 8.3. 

Até o momento a animação conta com 5 temporadas e um longa metragem que foi exibido e produzido pelos mesmo criadores e acreditem, conforme a trama vai se desenrolando, os episódios vão ficando ainda mais envolvente. O que começa apenas como as atrapalhadas aventuras de um garotinho com suas amigas extraterrestres, evolui para um conceito de diversidade muito mais amplo. O roteiro não peca em um só instante e ressalta críticas sociais bem elaboradas e perfeitamente apresentadas. 

A trama repassa a importância de respeitar os diferentes de uma forma sutil e super envolvente, demonstrando as mais variadas maneiras de amar, que se refletem no carisma de seus personagens. A todo instante o enredo se volta para a luta diária de pessoas da comunidade LGBTQ, mas não deixa isso escrachado. São pequenas e inesperadas cenas que denunciam o apoio do roteiro a essas pessoas, de forma que a crítica principal seja pontuada, mas a animação não perca o foco geral de ingenuidade e infância. São mínimos detalhes que provavelmente só uma pessoa adulta irá notar. Na maior parte do tempo, para os pequenos, essas características vão só ser mais um complemento de toda a fantasia e ficção cientifica que contornam a história de Steven e suas amigas Crystal Gens

Acho interessante também ressaltar as metáforas ou até mesmo a criatividade da roteirista. Ela é inteligente, pontual e não deixa que nenhum detalhe seja jogado dentro dos episódios sem que mais tarde torne-se importante. Cedo ou tarde aquele fato será novamente utilizado.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

A animação e o trabalho gráfico também combinam com a beleza do enredo. São traços mais voltados para o cartoon e que apesar de não serem simétricos, tornam o molde de cada personagem uma fofura particular. 

Sou muito suspeito para falar já que maratonei as temporadas e não só me apaixonei como também me surpreendi com a tonalidade adulta de um desenho que a primeira imagem parece tão bobinho. ‘Steven Universo’ tem episódios curtíssimos, de no máximo 15 minutos e vale cada segundo cronometrado. É inteligente, diferente e diverso, de maneira que levanta bandeiras e aponta claramente que o amor é válido em todas as suas formas.


E você, já assistiu? Quer assistir? Comenta com a gente.

17 comentários

  1. Oi Emerson, eu adorei a dica, sempre tive vontade de conferir a série, mas ainda não tive tempo. Agora fiquei com mais vontade ainda, adorei o tema!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      É uma fofura esse desenho. Serio. Ele parece tao bobo mas levanta questoes tao adultas e importantes. Eu amei.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Oi, Emerson! Tudo bom?
    Eu vi uns eps soltos de Steven e achei uma gracinha, mas tenho um amigo que é VICIADO na história e nos personagens então adoro acompanhar os surtos dele HUHUASHSUAHUSAHUSAHUSAH o roteiro desse desenho é impecável.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizz! É muito bom. Recomendo demais. E cheio de diversidade. Eles fazem umas analogias incriveis.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Olá, Emerson.
    Eu vi algum dos blogs que sigo indicando, mas como não assisto muito desenhos vou deixar passar a dica. Mas achei bem interessante e vou indicar para uma amiga que sei que gosta.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson! Eu logo que vi lembrei de Hilda, que é uma animação que amo. Eu acho que vou curtir, assim que diminuir a lista dos animes, eu confiro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      É a da Netflix ne? Acho fofo demais o traço e tenho vontade de assistir tambem.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  5. Oi, Daverson

    Eu não conhecia o desenho, sou bem por fora quando o assunto é animação, mas curti pelo fato de ter representatividade e ainda ter metáforas, por mais animações assim! <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      É perfeição. O mundo precisa mesmo de mais desenhos assim.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  6. Esse desenho é fofo demais eu e meu namorado nos encaixamos perfeitamente no biotipo dos personagens, sempre usamos imagens deles.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alanna!
      Ahh q bom. E incrivel ter um personagem que voce consegue se identificar.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  7. Eu conheci Steven Universo muito por acaso através de um amigo em um evento de animes, games e desenhos, que estava fantasiado de Steven. Lembro que meu primeiro contato não foi tão positivo com o desenho porém acho que se o assistir hoje em dia, o veria com outros olhos ainda mais sabendo que traz mensagens tão boas;

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!
      O meu primeiro contato tambem foi bem negativo mas e so tentar enxergar mais alem q fica muito bom. Espero que de uma outra chance.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  8. Oi, Emerson!
    Acho o traço desse desenho muito fofo! Vou dar uma procurada depois.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Se eu te falar que tem um amigo meu louco por essa animação você nao vai acreditar, o cara tenta me forçar a assistir e eu sempre deixo pra depois kkkkk, mas já assisti alguns episódios por insistência dele e gostei bastante, é bem na linha de animações que curto.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ley!
      Entao só vai KKKK errado teu amigo nao ta KKKKK.

      Abraços
      Emerson

      Excluir

Expresse-se