Cinema #94 - Klaus!




Título: Klaus
Gênero: Animado
Direção: Carlos Martínez López, Sergio Pablos
Elenco: Evan Agos, J.K. Simmons, Jaeden Bettencourt, Jason Schwartzman, Joan Cusack, Mila Brener, Neda Margrethe Labba, Norm MacDonald, Rashida Jones, Sergio Pablos, Sky Alexis, Sydney Brower, Teddy Blum, Will Sasso
Roteiro: Jim Mahoney, Sergio Pablos, Zach Lewis
Produção: Gustavo Ferrada, Matthew Teevan, Mercedes Gamero, Mikel Lejarza
Duração: 96 min.
Estúdio: Netflix
 Sinopse: A amizade improvável entre um carteiro egoísta e um solitário fabricante de brinquedos vai levar alegria e entusiasmo ao lugar mais frio, sombrio e infeliz do mundo.

************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************


Tocante, bonito e diferente, 'Klaus' é uma releitura sobre a lenda do Papai Noel que aquece o coração e ganha o telespectador pela sutileza de abordar situações humanas complexas.

O jovem Jesper e filho de um dos maiores empresários do ramo de entregas, por isso sempre usou e abusou das mordomias que possuía. Mas quando seu pai se enfurece de seu comportamento, o rapaz é enviado para ser carteiro em uma cidade totalmente isolada do mundo, cercada por uma rixa entre famílias que já dura décadas. Agora, Jesper precisa provar seu valor atingindo uma meta de cartas para conseguir tudo o que mais ama novamente.

Com sinceridade: que animação linda visualmente falando. 'Klaus' foi uma surpresa e um presente maravilhoso que merece todas as atenções que tem recebido devido ao seu roteiro original e apaixonante. Tudo no longa e impecável, partindo desde a própria animação ao menor detalhe como a música de fundo. Tudo culmina para que o telespectador se veja envolvido a todo segundo pelos dilemas do personagem principal.


O filme que parece tão despretensioso, acaba por abordar diversos temas importantes como saúde mental, perdão próprio e solidão. Embora sutilmente, esses pontos são elencados, diluídos na dose de humor contagiante e em seu brilho aventureiro natural.

Jesper e um personagem tão humano quanto você poda imaginar e isso se reflete muito conforme a trama vai se desenvolvendo ele vai amadurecendo. Dentro do roteiro seu principal papel é mostrar qual o significado do espírito natalina. E a química dele com o próprio Klaus é inegável. Uma dupla de respeita pela qual me apeguei facilmente.

A releitura feita pelos produtores é interessante e devo confirmar: a cada ano que passa a Netflix me surpreende mais com o nível de suas produções. Embora seja conhecida por todos, sob o olhar desse roteiro, a lenda do Papai Noel ganha nuances bem mais adultas e ainda mais tocantes. É triste e feliz ao mesmo tempo, porque embora o filme traga a ideia de que, às vezes, o importante é tentar enxergar o outro, ajudá-lo sem esperar recompensa por isso, ainda sim, também frisa o quão solitário é a dor da perda, do quão longe a humanidade pode ir se não houver diálogo ou conexão de um com o outro.


Os cenários são deslumbrantes e a cada pequeno pedaço do longa onde essas características eram centralizadas, eu ficava mais e mais encantado.

Se você ainda não viu 'Klaus', veja. Além de trazer uma mensagem que semeia a harmonia e positividade, ainda enche os olhos por seus detalhes tocantes e seu humor imparável. Um forte concorrente ao Oscar e na minha opinião, o que mais merece ganhar.


16 comentários

  1. Ai, eu vi esse filme assim que lançou na netflix e meu coração ficou tão quentinho após assistir ao filme. Eu vi sem expectativa alguma e acabei de boca aberta. É uma animação tão fofa e com uma bela mensagem, né? Puro amorzinho. Sem contar no crescimento do Jesper e a amizade dele com Klaus.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!
      Pois e, nossa e perfeito. Fiquei bem triste de nao ter ganhado o Oscar. Achei o fracasso isso. Merecia muito. Tem muito mais roteiro que Toy Story 4.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Oi Emerson,
    Assisti ao filme na época de Natal quando a Netflix lançou e foi como uma esperança renovada. FOI LINDO DEMAIS!!!!!
    Todos deveriam assistir!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!
      Foi mesmo. Aff. Sem nenhum defeito e uma produção de qualidade por parte da Netflix.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Ainda não me preparei emocionalmente para assistir esse filme, mas pretendo já que sempre assisto filme de Natal, não importa a época..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Errafa não ta. Veja mesmo. Vale cada minutinho. É muito fofo e envolvente.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  4. Oi Emerson, tudo bem? eu que nem gosto muito das produções Netflix, adorei esse filme. Não ganhou o Oscar mas acho que até merecia, lindo demais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Super injustiçado nesse role nem vou mentir. Toy Story não tinha roteiro para competir e é minha opinião.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  5. Olá, Emerson.
    Eu vi tanta gente elogiando esse filme, que mesmo eu não sendo tão fã de filmes de animação resolvi assistir. E gostei bastante dele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu já assisti esse filme e ele é muto bom, além disso gostei dos traços do desenho.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De!
      Também gostei. As ilustrações são uma beleza a parte. Eu ficava encantado com os cenários.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  7. É uma pena que não tenha ganhado o Oscar, todos que assistiram elogiaram bastante. Mesmo que não esteja ainda na época natalina, espero assistir em breve.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ley!
      Recomendo. É um filme natalino mas que traz uma mensagem pra qualquer época.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  8. Oi Emerson.Assisiti esse filme em Dezembro e amei.Que filme encantador 😍 Confesso que nas primeiras cenas eu não estava achando tudo isso ,mas o filme vai ganhando nosso coração.
    Acho que ele merecia ter ganhado o Oscar.

    Beijos


    Mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi!
      SIMMMM. Ele começa bem morno mas vai melhorando muito conforme vai desenvolvendo a trama em si.


      Abraços
      Emerson

      Excluir

Expresse-se