Cinema #96 - Minha Mãe é uma Peça 3!




Título: Minha Mãe é uma Peça 3
Gênero: Comédia
Direção: César Rodrigues
Elenco: Alexandra Richter, Bruna Bueno, Bruno Bebianno, Cadu Fávero, Davi Goulart, Herson Capri, Honey Lauren, Jesse Grant, Lucas Cordeiro, Malu valle, Marcus Vinícius, Mariana Xavier, Patricya Travassos, Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Samantha Schmütz, Stella Maria Rodrigues
Roteiro: Fil Braz, Paulo Gustavo, Susana Garcia
Produção: Iafa Britz
Duração: 105 min.
Estúdio: Brazil Production Services, Globo Filmes, Migdal Filmes, Paramount Pictures
 Sinopse: Com os filhos formando novas famílias, Dona Hermínia precisa se reinventar e se redescobrir. A comédia retrata justamente como ela vai lidar com essas novidades que vão deixá-la mais ansiosa do que nunca. Para completar as confusões, Carlos Alberto (Herson Capri), seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve ficar ainda mais próximo.


************************************************************
AVALIAÇÃO PESSOAL
************************************************************

Risadas garantidas do começo ao fim, esse é o resultado final de uma sessão inesperada para conferir 'Minha Mãe é uma Peça 3'.

Dona Hermínia (Paulo Gustavo) ataca novamente. Em seu terceiro e último ano nos cinemas, a super mãe exagerada tenta seguir sua vida, agora sem seus dois filhos, Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) para ocupar seu tempo. Acontece que Hermínia não sabe quem é fora do contexto de mãe. E agora precisa descobrir. Como lidar quando os filhos crescem e seguem sua própria vida?


Maduro! Essa é a palavra que eu descreveria esse volume da franquia. 'Minha Mãe é uma Peça 3' é o típico filme de comédia nacional que apesar de seguir os rótulos já tão esperados, ainda sim, consegue inovar e agradar. Divertido, sensível e muito envolvente, assumo com toda a certeza que o terceiro filme é dos melhores dessa trilogia. Além do roteiro consistente, as piadas são tão boas quanto as do primeiro. E isso é um ponto muito bom. A franquia não se torna cansativa, mesmo com um segundo ano bem morno como o que vimos no volume anterior. Para o desfecho, Gustavo retorna brilhantemente para o personagem e ganha todos dentro da sala do cinema, animando não só adultos, mas todas as idades.

O ponto que mais me agradou foi justamente o crescimento pessoal da protagonista e sua busca pela nova identidade. É interessante vê o quão complicado pode ser para uma pessoa assumir o papel de "mãe" por anos e sem mais nem menos, precisar encarar a realidade: os filhos crescem e essa função acaba de certa maneira. A trama trabalha muito bem a jornada de Hermínia para redescobrir quem ela é, e fortalece os laços entre ela e outros personagens que até então, não tinham tido um desenvolvimento muito interessante. O ápice são as conversas entre ela e suas irmãs; entre ela e a sogra do filho ou os bate papos inesperados com a Dona Lourdes (Malu Valle).


Todo o elenco não se deixa falhar um só segundo e nisso não tenho do que reclamar. Paulo Gustavo está no seu melhor, desempenhando uma mãe histérica com glamour e ainda sim, divertindo sem parar cada pedaço do longa. É impressionante a facilidade com que as situações mais diárias soam impagáveis quando vistos da ótica de sua personagem. Ele alegra, emociona e consegue transparecer os mais diferentes sentimentos para o telespectador.

Mas é importante ressaltar a química e as cenas que unem Gustavo com as personagens de Valle. São insuperáveis! E um dos melhores momentos do filme na minha opinião.


A fotografia e o som também é agradável, embora os jogos de câmera feitos com o drone, em certas cenas, passe uma ideia bem mais amadora, infelizmente. Os enquadramentos não ficam bonitos, embora em tese, a iniciativa seja boa. O mal direcionamento do equipamento causa certo desconforto na cena, e mesmo sendo um ponto bem técnico, ainda sim, se destaca. Evidentemente que pela minha nota, tal fator não afeta em totalidade a experiência e passa bastante irrelevante dentro das piadas que são constantes.


Também, vale ressaltar que apesar do filme não apresentar o tão criticado "beijo gay" que os fãs queriam, ainda sim, a trama aflora diversidade e levanta uma forte bandeira, deixando claro que acredita no amor nas suas mais variadas formas. Uma cena em especial, mais tarde explicada nos créditos, tem um significado muito bonito e interessante. Então não se deixe reprimir por esse pensamento. Dê uma chance. 'Minha Mãe é uma Peça 3' além de divertido e muito gentil na sua mensagem, inclui sim, diversidade, e toca, mesmo que sutilmente, em assuntos considerados como tabu. E lembre-se, se for, assista os créditos. São ainda mais engraçados que o filme em si.


18 comentários

  1. Apesar de ainda ter um problema com a direção e o roteiro desse filme, o carisma dos personagens e o humor é tão bem pensado e tão bacana que consegue ultrapassar isso e fazer minha experiência ser bem divertida.
    Também adoro as interações da personagem da Dona Hermínia com as irmãs, eram minhas cenas favoritas do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ozzy!
      Nesse terceiro volume da franquia elas tem uma cena muito legal e uma das que mais gostei também!

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  2. Oi Emerson!
    Tenho que ver esse filme, me divirto muito com a dona Hermínia, hahah
    Não sou muito de filmes nacionais, mas é uma comédia que me conquistou.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Também nao sou, mas algumas comédias ou dramas especificos eu me arrisco.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  3. Oi, Emerson!
    Particularmente não tenho a mínima vontade de ver esse filme. Vi o trailer e já fiquei cansada de tanto plot que ele tem
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Chocado. É tão engraçado. Acho que tu ia gostar

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  4. Eu ainda não assisti o terceiro filme, mas lembro de ter adorado os dois primeiros. Fiquei com vontade assistir esse, ótima resenha!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Então assista, porque dos 3, pra mim esse é o melhor.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  5. Olá, Emerson.
    Eu amo tudo o que o Paulo Gustavo faz, por isso já sei que vou gostar. E achei legal abordar esse tema da mãe que não sabe como viver sem ser a mãe porque já vi muitas pessoas passarem por isso, inclusive minha irmã hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Ele é um ótimo ator não tem como negar KKKK.
      Eu amei as temáticas levantadas no filme e sinceramente, diferentemente do que todo mundo criticou, eu mesmo nao me decepcionei.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  6. Oi Emerson! Eu não vi nenhum dos filmes, mas pelos trailers parecem ser muito engraçados. Ainda vou conferir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Recomendo muito! São mega divertidos.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  7. Oi, Emerson! Tudo bom?
    Eu e meu melhor amigo nos conhecemos por causa dos quadros da Dona Herminia, então tenho um carinho especial por essa doida UHHUASHUASHUASHUSAHU ainda não consegui assistir os filmes, mas quero fazer isso em algum momento!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizz!
      QUE LEGAL VELHO KKKKK Veja sim, são muito bons e super divertidos.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  8. Oi Emerson, achei o filme excelente, dei muitas risadas e concordo com você, existe uma evolução em Dona Hermínia!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Pra mim fechou muito bem a trilogia. Me divertiu pacas.

      Abraços
      Emerson

      Excluir
  9. Oi Emerson,
    Eu, particularmente, não gosto de comédias e uma amiga minha se sentiu mal com piadas de gordos feitas nos filmes anteriores, aí peguei um pouco de ranço, sabe?
    Uma pena...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Expresse-se